VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]678 ]
Subject: A ver se a gente se entende... Embora pareça complicado!


Author:
Guilherme da Fonseca Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 27/03/08 1:10:01
In reply to: Alvarado 's message, "O meu alvo é a hipocrisia !" on 23/03/08 23:54:14

As migrações...
Os Europeus deslocaram-se para outros continentes se calhar pela mesma razão que os "Índios" das Américas - aqui há uns 10.000 anos (?) se deslocaram da Ásia para as "Américas".
Expansão... Eram então eles os "colonos" e ocuparam as terras que foram encontrando.
Milénios mais tarde outros migraram da Ásia para a Europa e outros ainda, dentro da Europa, também andaram por aí às voltas... A Lusitânia recebeu gregos, fenícios, mouros (berberes) celtas, romanos, germanos... Enfim, misturas.
Dizem alguns historiadores africanos que, em África, os Bantos - por exemplo - foram migrando para Sul a partir da região que hoje corresponde aos Camarões (mais coisa, menos coisa...). Já no princípio do século XIX, as guerras de Mfecane levaram a que dezenas (ou centenas?...) de milhares de Africanos fugissem da região que hoje corresponde ao Kwazulu-Natal, assim como a parte antigo Transvaal e Suazilândia, indo para Norte até atravessar o Zambeze.
Também se diz - alguns historiadores - que nas tais migrações para Sul, os Bantus também foram exterminando os nativos (pigmeus) que iam encontrando. Hoje os sobreviventes são poucos.
Muitas outras migrações ocorreram ao longo da História da Humanidade, e muitos crimes foram cometidos por muitos conquistadores ou migrantes simplesmente mais fortes. Isso não desculpa o que alguns europeus fizeram em África ou nas Américas, mas também não me parece correcto acusar indiscriminadamente os colonos de origem Portuguesa das múltiplas desgraças que afligem hoje os diversos países africanos.
De alguns dirigentes africanos - genuínos ("negros"...) já tenho ouvido muita coisa, designadamente a constatação que "afinal a colonização dos Portugueses até tinha coisas como a colonização romana". E poucos acusam os ex-colonos portugueses de origem europeia de terem sido eles os grandes exploradores colonialistas.
O crime de uns não desculpa o crime de outros, mas no meio disto tudo convém ver estas coisas no seu contexto histórico. A escravatura africana, por exemplo. Até parece que foi inventada pelos Europeus e que os chefes feudais africanos não faziam alegremente a venda dos seus escravos. Ou que os Árabes são inocentes desse comércio, que ainda hoje é praticado.

Ter sido (ou não sido) colono, eis a questão...
Não fui colono na Zâmbia... Era aquilo a que eles paulatinamente chamavam de "expatriado" ("expatriate")
Tal como também já fui trabalhar para Madrid..., também não fui colono em Espanha. Havia trabalho para fazer, a empresa que me empregava propunha-me ir para lá e eu fui.
Os Zambianos com quem trabalhei, parece que não se importavam. E quando eu me vim embora até me fizeram uma breve homenagem. Houve um colega Zambiano (que tinha sido político) que me disse um dia em conversa amena, a bebericar uma cerveja... ipsis verbis
"Vocês os Portugeses são um povo africano, têm que resolver esses problemas com as vossas ex-colónias e voltar para África" Manias...

Visitas aos racistas da Rodésia
Por acaso nunca tive ocasião de visitar a então Rodésia. A que propósito?... Não tinha lá nada que fazer....
Embora tenha conhecido pessoas, quer da "Rodésia" quer do Zimbabué. A minha secretária em Kitwe - por exemplo - era do Zimbabue, refugiada na Zâmbia, casada com um Zambiano.

Ter cuidado com o que digo...
Normalmente tenho cuidado com o digo, pela simples razão de que não gosto de falar do que não sei. Por exemplo, das matérias-primas e da sua exploração. Veja lá o sr. Alvarado que no caso da Zambia, o preço do cobre caiu para pouco mais de metade (em 1975) por causa - dizem uns - do fim da Guerra do Vietname. Dizem outros - digo eu - por causa da "queda tendencial da taxa de lucro" (contradição inerente ao funcionamento do sistema capitalista).

Negar as perseguições e torturas do apartheid...
Não me lembro de ter negado o que quer que seja acerca do regime de apartheid. E já tive ocasião de explicar tudo isso (as causas e origens do apartheid, assim como as razões do seu desmantelamento) muito claramente e em público. Por isso não sei a que se refere o sr. Alvarado.
Como é evidente não me envergonho coisa nenhuma de ter trabalhado em África. Era só o que faltava!!!
A propósito dos "brancos" que lutaram para a derrocada dos sistemas opressores, aconselho-o a ler o livro do Jacinto Veloso "Em Voo Rasante"... Conta coisas muito interessantes. E até refere algo que era (e é...) sabido de muito boa gente que andava nos meandros da Frelimo: Parece que os dirigentes daquele movimento de libertação nacional na altura acreditavam mesmo - e até esperavam - que a maioria dos colonos lá ficasse...
Diz a certa altura o sr. Alvarado:
Só os rufias do bando do ( senhor ) Mário Machado e os pupilos exemplares do outro ( senhor ) de nome José Pinto Coelho , podem ter este triste comportamento .
Lamento mas não faço ideia do que é que isto tem a ver comigo...

Já agora e só para concluir, o sr. Joe Slovo era de origem Lituana. E houve em Lusaka um membro do ANC que, ao saber que eu era Português, me informou todo contente que alguém do CPSA tinha traduzido um panfleto do Alvaro Cunhal acerca do que fazer quando "fores preso, camarada" (confesso que já não me lembro bem do título).

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Embora pareça complicado! - é simples..visitante27/03/08 19:07:50
Entendo-o bem . E muito apreço !Alvarado (O meu tempo ...) 9/04/08 0:36:10


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.