VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: Petróleo e Iraque - João Amaral ao JN


Author:
Morning Star
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 18:25:29 09/09/02 Mon

Petróleo e Iraque
João Amaral, militante do PCP



O que avulta como saldo global da Cimeira de Joanesburgo é um conjunto de fracassos e meias-tintas. Não se está a subestimar alguns avanços conseguidos. Houve sectores onde se firmaram perspectivas concretas, como é o caso das reservas marítimas de pescado. Houve alguns compromissos calendarizados que seria estulto deitar fora como se não existissem.



Mas a humanidade tem o direito de criticar os líderes políticos por não terem ido mais longe. É inaceitável a incapacidade de encararem corajosamente algumas das mais graves situações que afectam o Mundo e a humanidade. Salienta-se questões como os perigos ambientais que resultam do uso intensivo de combustíveis como o petróleo, os problemas que o proteccionismo agrícola dos ricos causa ao processo de desenvolvimento dos países subdesenvolvidos, a baixa percentagem que os ricos atribuem às ajudas ao desenvolvimento, etc., etc.



O petróleo é, hoje, a maior ameaça à paz e à estabilidade mundiais. O Mundo está prisioneiro de uma política energética que recusa a substituição do petróleo, como está prisioneiro dos jogos de guerra pelo domínio das zonas de onde ele é extraído.



Todos sabem os efeitos do dióxido de carbono (o gás libertado na combustão das energias fósseis, como o petróleo) no aquecimento global, como conhecem os desastrosos efeitos ambientais dessa elevação da temperatura do globo. Mas o Mundo confronta-se, hoje, com o facto de o líder da superpotência única ser um texano, com interesses fundos na indústria do petróleo, ele próprio produtor de petróleo.



A posição dos Estados Unidos de se oporem à proposta da União Europeia quanto às energias renováveis é expressão desse sujo jogo de interesses. A União Europeia foi para Joanesburgo com a proposta de aumento da quota de uso das energias renováveis (hídrica, eólica, etc.) para 15% do total de consumo de energia, no prazo de uma década. A actual média de uso das energias "limpas" não ultrapassa os 6%. A proposta europeia representava, assim, um enorme avanço na direcção certa.



Quem se opôs foram fundamentalmente os Estados Unidos da América e os países produtores de petróleo. Se se quiser simbolizar em nomes, pode afirmar-se que foi a aliança espúria entre George W. Bush e Saddam Hussein que derrotou a proposta europeia de aumento da quota de uso de energias renováveis!



É também o petróleo e a política imperial para controlar as suas principais reservas que tornam explicável a obsessão guerreira do presidente americano. É certo que a pobreza de espírito do actual presidente americano o pode ter levado ao "raciocínio" de que precisava de uma guerra contra o mal para ganhar o ciclo de eleições internas que vão ocorrer em breve nos EUA. Mas é mais certo admitir que o pensamento de Bush não consiga ver para além do horizonte de milhões de barris de petróleo...



Em concreto, o que querem os líderes americanos? Controlar o petróleo iraquiano através de uma administração por si inventada e que lhe seja fiel? Libertarem-se, assim, do fundamentalismo saudita, ficando com as mãos livres para iniciar a guerra saudita, mais uma vez para colocar no trono respectivo uma administração indefectível? Resolverem o conflito entre Israel e a Palestina retirando a esta os apoios na zona?



O ataque ao Iraque não tem ética (Saddam Hussein é um ditador como muitos outros, que são fiéis aliados de Bush), agride o direito internacional (segundo a Carta das Nações Unidas, seria sempre necessário o consentimento do Conselho de Segurança), queima etapas diplomáticas (não foi feita a prova de que Saddam recuse definitivamente a entrada de inspectores da ONU), nem sequer pode ser invocada a existência de armas de destruição maciça, já que outros ditadores as possuem sem reparo dos EUA, como sucede com o presidente do Paquistão.



Ao lado de Bush, só duas figuras: o inevitável Tony Blair, a provar que o Reino Unido não perde os tiques imperiais e o constante Pacheco Pereira, velho especialista em imperialismos.



Ao que se chegou _ a uma "entente" militarista e imperialista, entre Bush, Blair e Pacheco Pereira!

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.