VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: Esclarecimento


Author:
Jorge Nascimento Fernandes
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 23:47:56 09/09/02 Mon

Esclarecimento

Convidados por vários órgãos de comunicação social a comentar a notícia do Público, segundo a qual “renovadores avançam com nova força política” para designadamente “concorrer a eleições” os signatários decidem responder em conjunto, nos termos seguintes:
1) Os signatários ignoram totalmente quaisquer debates, propostas ou iniciativas tendentes à constituição de um “movimento” para “concorrer a eleições”. Consideram que a constituição de um movimento com as características e objectivos relatados pelo Público não se conforma às posições que têm defendido para a renovação do PCP.
2) A ideia de haver um “texto de reflexão” sobre os problemas que afectam e preocupam os comunistas não é nenhuma novidade nem muito menos uma revelação hoje tornada conhecida, já que é uma ideia que foi posta publicamente por vários camaradas (por exemplo no Jantar da Fraternidade), e cuja discussão em nada contende com o entendimento que os signatários têm das suas responsabilidades na renovação do pensamento e da acção comunistas.
3) Se pela expressão “movimento” se quer caracterizar um conjunto de opiniões individuais convergentes entre muitos militantes comunistas que defendem uma profunda renovação, então esse movimento já existe objectivamente e afirma-se com lealdade e frontalidade na expressão pública dessas opiniões, como sucedeu recentemente com a condenação das sanções disciplinares.
Finalmente, os signatários não querem deixar de assinalar que os dias da realização da Festa do Avante!, a Festa de todos os comunistas, seriam em quaisquer circunstâncias os menos indicados para o debate de questões partidárias, como aliás sublinharam publicamente. Sem fazer processos de intenções, os signatários afirmam peremptoriamente que um incidente como o que pode resultar do texto do Público só pode objectivamente prejudicar o debate de ideias e ser do interesse de quem o quer impedir.

6 de Setembro de 2002

Carlos Brito
Carlos Luís Figueira
Cipriano Justo
Edgar Correia
João Amaral
João Semedo

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.