VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4]56789 ]
Subject: Que dificil é ser deus


Author:
Gonçalo Valverde
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 07:46:22 07/23/02 Tue
In reply to: Malitchev 's message, "É assim......" on 21:56:24 07/22/02 Mon

>Estes senhores são deuses? Não, são comuns mortais.

Sim, não são deuses. São seres humanos e cometem erros como qualquer ser humano, e não são detentores da verdade absoluta em todos os assuntos, como nenhum ser humano é. Pessoalmente existem até pontos que discordo na sua argumentação, e penso que estão a conduzir esta questão de uma forma demasiado emotiva e que é devido a esse excesso de emotividade que surgiram os argumentos de estalinismo e de utilização de métodos pidescos (não porque os mesmos não tenham sido utilizados, mas porque este tipo de argumentação só leva a troca de insultos de parte a parte)
No entanto isso não me leva a concordar com estas expulsões, alias não poderia discordar mais das mesmas. Em primeiro lugar pela incoerencia das mesmas, pois o crime de que eles são acusados foi cometido por muitos outros militantes, inclusivé por membros do comité central ao publicarem artigos a defenderem a expulsão. Em segundo porque estas expulsões revelam a intrasigencia e a inaceitação do debate interno que é tão necessário dentro do partido, debate esse que a bem da verdade tem sido sériamente condicionado, como a conferencia nacional (e a sua preparação) o revelaram. Em terceiro porque desde o incio que têm vindo a ser utilizados argumentos de uma baixeza moral inaceitavel como de que o que eles querem é taxo ou que são uns vendidos á burguesia, argumentação essa que em vez de rebater ideias e argumentos recorrer á ofensa e ao ataque pessoal. Em quarto lugar, porque estas expulsões já estavam mais do que decididas á partida e o secretariado só estava á espera que passasse a conferencia para anunciar estas expulsões (em diversos plenários que estive os camaradas do comité central deixaram bem claro que depois da conferencia iriam existir expulsões).

>Lutaram, mas muitos outros também lutaram, e não é
>isso que lhes dá legitimidade para serem mais
>verdadeiros mais comunistas que os outros, são pessoas

Antes de mais muito cuidado com este tipo de argumentação, porque o proprio PCP utiliza o seu historial de luta na clandestinidade para defender a sua legitimidade na luta pelos trabalhadores. De qualquer das formas mesmo que o historial de luta destes camaradas não lhes dê legitimidade para ser mais verdadeiros que os outros, as acções tomadas pela direcção quer na conferencia quer na forma como conduziu todo este processo de sanções vem retirar a legitimidade que a mesma afirma ter.

>através de Tvs, jornais, e radio, milhares de
>comunistas militantes e simpatizantes já lhes
>responderam que não aceitam esse caminho que lhes
>querem impor, mas para eles não chega!

E os milhares de comunistas que responderam que não aceitam o caminho da expulsão e da recusa do debate? São menos comunistas que os outros? Ou não são "verdadeiros comunistas" ? Será que se é "verdadeiro comunista" por defender de uma forma acritica as decisões dos orgãos dirigentes ? Será que a negação pratica do materialismo dialético (embora defendendo o mesmo na teoria) é que torna alguem comunista? Será que é por citar tirar Marx e Lenine do bau para fazer umas citações inflamadas é que é ser um "verdaeiro comunista"?
Ou não será que ser comunista é faznedo leitura critica e á luz da sociedade actual todos os pensadores do comunismo e utilizar o materialismo dialético para analisar a sociedade? E que depois dessa análise se planeia e se aja utilizando o pragmatismo para superar o capitalismo?

Enquanto militante do PCP, não posso aceitar que o mesmo se acantone e tenha a politica da avestruz enfiando a cabeça na areia ignorando não só os graves problemas internos como a sua crescente dificuldade em analisar, compreender e relacionar com a sociedade actual. Porque se queremos superar o capitalismo tenho que o conhecer e o analisar, perceber como funciona na actualidade, como Marx fez para o capitalismo existente no século XIX. E não posso aceitar a politica de que só fazem falta os que cá ficam. Todos não somos demais.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Letra morta, pensamento vivo.Veríssimo19:11:26 07/28/02 Sun


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.