VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4]56789 ]
Subject: Tanta ingenuidade também cansa


Author:
Jorge Nascimento Fernandes
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 00:45:03 07/25/02 Thu
In reply to: Martinho Lucas 's message, "Meia dúzia de singelas perguntas ao Justo..." on 22:48:15 07/23/02 Tue

Tanta ingenuidade também cansa

Este fórum é exemplo do teatro dos enganos, nunca se sabe quem fala, quem é quem, há sempre duplas e triplas personalidades, no fundo reproduz como num espelho as múltiplas vidas que cada um gosta de assumir.
Não sei quem é este Martinho Lucas, se é uma personagem real ou inventada pela Soeiro. Ele é bem o exemplo daquele que é enviado para desmoralizar. Não insulta, só pergunta, só tem dúvidas. A Maria de Jesus é que o topa, aquele "Assalto ao Palácio de "Verão" é de uma suprema ironia.
Mas, no entanto, tomando a sério algumas das sua perguntas, vou-lhe responder.
Os factores externos têm sido, desde que o Partido sofre derrotas eleitorais, uma das explicações mais utilizadas para a justificação desses resultados desastrosos. Ele é a imprensa, ele é a nossa mensagem que não passa, ele é a conjuntura nacional e internacional. Nunca foi por nossa culpa que se perdem eleições. A história já é antiga. Ainda me lembro quando o Otávio Pato teve o resultado que teve como candidato a Presidente da República, as justificações que se arranjaram na noite das eleições, como seja a que se juntássemos os votos que tinha tido o Otelo, mais aos que, por engano, tinham ido para o Enes, mais outros e outros, e o Partido até teria tido um bom resultado. Foi gargalhada geral na sala de imprensa. Anos e anos o Partido nunca perdia eleições, até que o Carvalhas, quando as coisas eram tão evidentes, lá passou a dizer que tínhamos perdido mas que ... e lá vêm as causas externas. Se não se lembra disto é que tem andado muito distraído. É evidente que para lhe responder, não fui consultar todos os comunicados do Comité Central para justificar esta minha afirmação, servi-me da minha memória de anos e anos a ver as conferências de imprensa na noite das eleições.
Na última Conferência do Parido abandonou-se as causas externas, para o principal motivo dos maus resultados passarem a ser as acções dos renovadores. Não se lembra da intervenção final do Carlos Carvalhas?
Quanto aos resultados do PCF, também anda muito distraído. É ver a prosa do Miguel Urbano Rodrigues que em artigos, que não me vou dar ao trabalho de procurar, mas que ou têm sido transcritos aqui por um pressuroso Jorge Figueiredo, ou que estão no Resistir.inf, que encontra aqui mesmo ao lado, em "Partidos e sítios", ou mesmo no Avante.
Já mesmo neste fórum o Paulo Fidalgo, em resposta a um artigo publicado no Avante por um médico que eu muito respeito, o Dr. Monteiro Baptista, falou da Conexão Francesa. Não estou interessado em lembrar-lhe mais este assunto, mas continuo a pensar que anda muito distraído.
Quanto ao tal partido mais de "revolucionários do que de funcionários" foi uma liberdade poética do Cipriano Justo e aqui dou-lhe razão.
Quando é que a vitória foi certa. Aqui meu amigo, e estou também a usar uma liberdade poética, é toda a base da argumentação do artigo do Cipriano Justo. É preciso lê-lo, porque muita coisa lá está escrita que corresponde à crítica de quase oitenta anos de ideologia comunista ou, pelo menos, àquela que foi vertida pelo catecismo de Staline sobre o materialismo histórico e dialéctico. A inevitabilidade da sociedade socialista, gerada nas contradições do capitalismo, era uma crença inabalável de todos os comunistas que se prezassem. Mas este assunto merece uma reflexão mais profunda do que uma resposta apressada a um duvidoso ingénuo.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Algumas respostasJorge Nascimento Fernandes01:07:09 07/25/02 Thu


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.