VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]34 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 06:22:20 07/30/03 Wed
Author: Antônio José
Subject: Re: Semana 13
In reply to: Vera Menezes 's message, "Semana 13" on 17:56:35 07/28/03 Mon

Coleas e Profa. Vera,

Desculpem-me. Estou tendo problemas na postagem da minha mensagem. Agor aacho que vai dar certo.


Para apontar como algumas metáforas aparecem na justificativa da guerra contra o Iraque, relembro o argumento central do governo americano nos momentos que antecederam o conflito: as missões enviadas ao Iraque encarregadas de inspecionar possíveis armamentos químicos e nucleares com poder de destruição em massa estavam tendo seus trabalhos dificultados pelo governo do Iraque. Dizia-se que não se tinha acesso a alguns documentos, que outros eram falsificados, que armamentos nucleares eram transportados de um local para outro como num jogo de pique-esconde , e uma série de indícios de que tais armas existiam e que o acesso a elas estava sendo negado.
Diante desse cenário, os americanos advogavam que tendo esgotado os meios diplomáticos para conseguirem apresentar uma prova concreta da existência de tais armas, e estando elas em poder de um ditador IRRACIONAL, o mundo corria um risco enorme de que esse arsenal fosse utilizado indevidamente – se é que há uso devido para isto. Portanto, o menos custoso seria invadir o Iraque e eliminar estas armas para que a humanidade fosse poupada de uma destruição em massa do quando de um devaneio qualquer por parte de Sadam Hussen.
Até aqui já se vê com clareza as metáforas da análise de custo e benefício, a do estado como uma pessoa, a metáfora racionalidade é a maximização do interesse próprio e a do conto de fadas da guerra justa. Assim, a metáfora da análise de custo e benefício serve para mostrar que o custo da guerra e o sacrifício de algumas vidas são válidos para o atingimento do objetivo de desarmar o Iraque e assim salvar milhões de outras vidas. O saldo desta equação, dento desta perspectiva, seria positivo o que justifica a ação militar. Ao mesmo tempo, nota-se a construção da guerra justa como um conto de fadas, pois o objetivo é, também dentro e somente dentro dessa perspectiva, humanitário. Como soldados dessa idéia metáforas alistaram-se no exército americano. A reportagem Humor Negro na Guerra, da revista Carta Capital, trouxe em seu subtítulo as metáforas que o governo americano utilizou para referir-se às suas bombas: “ Com suas BOMBAS INTELIGENTES e BOMBARDEIOS HUMANITÁRIOS a invasão do Iraque engrossa a imensa lista de equívocos brutais...”
É importante destacar que essas metáforas trabalham para o entendimento de que não são os interesses econômicos e particulares, sobretudo em relação às reservas e por conseguinte ao custo do petróleo no mercado mundial que encontram-se em “jogo”. Ao contrário, elas varrem este pensamento para baixo do tapete mágico do Aladim, ou o esconde na capa do super-homem, heróis gentilmente cedidos pelos E.U.A. para agir em prol da civilização.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:

  • Re: Semana 13 -- Pedro, 11:08:47 07/30/03 Wed
  • Re: Semana 13 -- HIlda Simone, 09:23:37 07/31/03 Thu
    Post a message:
    This forum requires an account to post.
    [ Create Account ]
    [ Login ]
    [ Contact Forum Admin ]


    Forum timezone: GMT-8
    VF Version: 3.00b, ConfDB:
    Before posting please read our privacy policy.
    VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
    Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.