VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: Sampaio deslizou para o ampo da direita


Author:
paulofidalgo@netcabo.pt
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 22:52:57 07/10/04 Sat
In reply to: Fernando Redondo 's message, "Sampaio tomou uma decisão correcta e corajosa" on 14:58:47 07/10/04 Sat

1 - Sampaio reconduziu a direita selando a crise que ela tinha aberto - depois de Bush ter, ao que parece, insistido para Durão aceitar Bruxelas - de acordo com a sua conveniência.

2 - Santana vai agora fazer campanha eleitoral durante dois anos até reforçar a sua maioria através de demagogia e populismo à maneira de Cavaco no seu 1º governo minoritário

3 - Sampaio agarra-se (Mário Soares dixit) ao governo, desfigurando a própria constituição, e tronando-se co-responsável para que o governo não se afaste " nas suas políticas essenciais". Ele passa a ser o garante dessas políticas.

4 - Os dados mostram que houve de facto um compromisso muito precoce entre Durão, Sampaio e Santana, para uma coreografia triunfal e relegitimadora através da ida em passadeira vermelha de Dirão para Bruxelas e um governo de direita refrescado. Só o protesto e o clamor da direita à esquerda, colocou pauzinhos nessa engrenagem e obrigou a este pé de dança que o Sampaio arrastou por duas semanas.

5 - Sampaio disse ao seu amigo de sempre, Ferro Rodriques, que nunca o deixaria ser primeiro ministro mesmo que hoje fosse de admitir uma vitória do PS nas eleições. Sampaio disse que quer outro PS e só com outro PS lhe poderia fazer o jeito. E essa é a pior das traições para muitos.

6 - É claro que na base deste desfecho está o resvalar de uns para a direita, neste caso Sampaio, embora outros deslizassem ao longooda vida em sentido contrário. Hoje na reunião da Renovação brincou-se com a ideia de termos perdido Sampaio para a direita e apesar de tudo ganhámos o Freitas do Amaral para o lado de cá, dizem alguns.

7 - a crise surge à esquerda como permatura. Mas não menos como oportunindade soberana para verter o descontentamento, os resultados das europeias e a brutal restrição de apoio que a direita vem sofrendo para devolver ao povo o direito de decidir. A permaturidade da crise permitiu o jogo de cúpula na condução do processo porque hoje ainda não é visível como uma alternativa poderá surgir. o PS só poderia prometer ao Sampaio a promessa de um grande score eleitoral. E tinha todo o direito para o fazer. Assimmcomo à esquerda do PS esse objectivo era e é possível e faria todo o sentido deixar o povo decidir.

Mas vamos continuar a trabalhar por uma alternativa..

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
É isso mesmo!Luís Carvalho00:10:45 07/11/04 Sun
Re: Sampaio deslizou para o ampo da direitaJoão Lopes11:11:42 07/11/04 Sun


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.