VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]456789 ]
Subject: Re: A PULSO - Alguns esclarecimentos


Author:
Guilherme Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 00:38:15 06/21/04 Mon
In reply to: João Lopes 's message, "Re: A PULSO" on 15:46:04 06/20/04 Sun

Caro João Lopes,
Deixe-me só esclarecer alguns aspectos que me parece que não terá entendido relativamente aos meus comentários.
Relativamente ao seu Ponto 1) só lhe posso dizer que aquilo que para mim é crucial (e era isso para que eu queria chamar a atenção), é onde eu escrevi

"Outra coisa AINDA MAIS importante, é saber se a visão ou interpretação da realidade social e económica é minimamente adequada. Se a direcção do PCP não estará a, heroica mas quixotescamente, combater contra "moinhos de vento"?..."

Ou seja, não me peça para lhe indicar uma melhor política de marketing (desculpe lá este jargão de "vendas". Como se explicar e propagandear ideiais políticos fosse o mesmo que vender "produtos e serviços"... Claro que não é. Trata-se aqui apenas de uma imagem), relativamente aos cartazes ou aos artigos ou às entrevistas... Ou seja, até nem era uma questão de melhorar o "embrulho", fazê-lo mais atraente... Era sobretudo uma questão do "produto" que lá vai dentro.
Também não ouvi falar daquela inciativa a não ser DEPOIS. E no entanto venho aqui a este forum com alguma frequência. Onde a informação só apareceu depois...
Por mim gostava de ter participado e de ter assinado... E se fosse aqui há uns tempos atrás até tinha dado noticia disso numa rádio local da Grande Lisboa. Mas isso são outras estórias.
Ácerca do desinteresse (dos tais quase 50.000 menos votantes), é uma questão que eu também levanto. O mais que posso aqui sugerir - ao correr "da pena" - é uma maior abertura e menos agressividade para com os "dissidentes". É que, se calhar (é apenas uma hipótese), alguns daqueles "desinteressados" até foram votar noutros partidos. Eu sei que é difícil (os "divórcios" litigiosos são sempre traumatizantes), mas se fosse fácil ultrapassar esses traumas litigiosos, também eu me candidatava para dirigente do Partido... Se me é permitido este tipo de remoque.
Quando pergunto "onde esteve a campanha da CDU" não estava de todo a pensar em termos de geografia de campanha. Estava a pensar no conteúdo de esclarecimento no que respeita à construção da União Europeia. Lembro-me de ter visto aqui neste forum UM artigo extremamente bem elaborado (de um deputado do PCP) relativamente a uma questão importantíssima que passa pela legislação da UE - logo pelo Parlamento Europeu), e que nos vai afectar a todos, mas isso contrastava com os discursos dos "cartões vermelhos" (a responder aos "cartões amarelos" do PS).
Ou seja, posso estar enganado, mas a campanha da CDU - tal como as outras - pouco ou nada esclareceu sobre as questões e problemas da União Europeia. Para além das intervenções públicas e noticiadas em que se condenava a "deriva federalista".
Ou seja, a CDU deu de bandeja aos media os trunfos de que o PCP/CDU são "CONTRA a construção da UE". A pergunta que alguns amigos me faziam era "se são contra a UE para que é que para lá vão?". E eu, confesso, ficava com mais alguma dificuldade em "vender" o voto na CDU...
Faz o João Lopes o reparo "Então se estivessemos contra a Europa ou contra a construção europeia tínhamos o trabalho que temos?"
Então aqui já é um problema de como fazer passar a mensagem e não o seu conteúdo... Experimente fazer, ao acaso, perguntas a pessoas que não sejam militantes do PCP ou da CDU: O que é que essas pessoas pensam de qual seja o posicionamento do PCP relativamente "à construção da UE"? Desde a intervenção da Ilda Figueiredo na TV até às declarações de Carlos Carvalhas em documento oficial, antes e depois das eleições, o ataque ao processo de construção da UE é sistemático. Estão sempre a atacar o Federalismo ("y punto"...). O processo da construção é só para "beneficiar os grandes e os ricos". Quanto à falta de transparência e participação popular no processo de construção, até nem estaremos muito em desacordo. Mas a mensagem que passa é antes uma de que se está CONTRA a UE...
Desculpe lá, mas essa é a mensagem que passa. E o risco de que passe apenas essa mensagem ("de que se é contra a ideia da UE, 'tout court'"), é demasiado grande. Julgo que não é preciso ser "doutor em ciências da comunicação" para se perceber isto. Independentemente dos documentos que se produzem, pelos vistos apenas para consumo interno e, pelos vistos, depois "desrespeitados" pelos dirigentes máximos.
É que foi exactamente num debate na TV que a Ilda Figueiredo disse aquela de que se a UE já fosse uma Federação (ou algo de parecido...) a dita cuja Federação teria entrado na guerra ao Iraque ao lado dos EUA...
Para quem tivesse dúvidas, ficou tudo esclarecido. Em termos de "teoria da comunicação" a mensagem era cristalina: "UE, pode ser que sim, mas quanto mais tarde ou mais longe melhor"
Quanto a militância e trabalho de formiguinha, não faço confusão nenhuma. Em todo o caso não desvalorizo de todo o trabalho da "formigunha". Bem antes pelo contrário, simpatizo muito mais com a dita cuja do que com a "cigarra".
Cordiais saudações,
Guilherme Statter

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: A PULSO - Alguns esclarecimentosJoão Lopes20:34:01 06/22/04 Tue


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.