VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 05:00:27 10/20/04 Wed
Author: Ana Laura dos Santos Marques
Subject: Re: L1 ajuda ou atrapalha aprendizagem da L2?
In reply to: Micheline Marra de Lima 's message, "L1 ajuda ou atrapalha aprendizagem da L2?" on 20:41:29 10/19/04 Tue

Micheline e colegas,

Finch (2001,)em seu artigo Autonomy: Where Are We? Where Are We Going?, cita alguns autores que concordam com a noção de autonomia como habilidade que deve ser adquirida. Isso se daria, de acordo com Holec (1980; 1981), Little (1991), Legutke & Thomas (1991)e Littlewood (1996) (citados por Finch, 2001), com 2 processos, sendo que um deles trata do rompimento com algumas crenças (há um método ideal, o professor possui esse método, o conhecimento da língua materna não é importante para a aquisição da L2, a experiência adquirida em outras áreas não pode ser transferida, o aprendiz não é capaz de se auto-avaliar).

As suas questões:
“A L1 deve ser usada em sala de aula? Até que ponto?
A L1 impedirá o aluno a pensar na L2 pelo fato de o
aluno ficar preso à tradução e assimilação de
vocabulario e estrutura através da relação que faz da
L1 com a L2? “

Conforme Fernández-Rodriguéz (1998), o conhecimento da LM e de outras línguas do aprendiz é fonte de auxílio na aprendizagem da L2. A autora não entra em detalhes de “como”, mas é possível fazer uma relação com as idéias apresentadas por Finch. Trata-se, na verdade, de uma ingenuidade acreditar que o aprendiz não fará associações com a sua língua materna ou outras no momento em que estiver aprendendo uma outra língua. Mesmo que o professor ou a instituição “proíba” o uso de outra língua que não seja a “estudada” para a comunicação, primeiro os alunos tentarão relacionar seus conhecimentos (como está em Figueiredo, 1997, e Grannier, 1998). Não sei de algum estudo que chegue a uma conclusão sobre o tempo em que o aluno utiliza essa relação, até os primeiros estágios, por exemplo. Dentro dessa idéia de “autonomia” como habilidade a ser desenvolvida, parece que o uso da LM e outras línguas funcionaria como uma estratégia de aprendizagem que pode e deve ser aproveitada pelo professor em sala de aula (Fernández-Rodriguéz). Sobre ato de construir e desconstruir crenças sobre aprendizagem, como Yang (2000), vejo que é mais uma crença a ser trabalhada com os aprendizes. E afinal de contas, nas idéias que não se sustentam, como fiz referência acima do texto de Finch (2001), seria uma habilidade do professor ao percebê-las como errôneas e promover meios que gerem uma "racionalização de uso" dentro da sala de aula dos conhecimentos prévios de seus alunos.



Ps.: estou sem as referências completas agora. Mais tarde vou acrescentá-las.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.