VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 21:25:57 03/28/05 Mon
Author: Rodrigo Durval de Lacerda
Subject: Textos - Semana 5

Na introdução de seu artigo, Vedat Kiymazarslan diz que teorias de aquisição de línguas giram em torno de “natureza” e “criação” ou em “empirismo” e “nativismo”. Diferencia as duas doutrinas da seguinte forma: a doutrina do empirismo considera que todo conhecimento vem da experiência, de nossa interação com o meio ambiente através de nosso raciocínio ou sentidos. Já o nativismo considera que pelo menos algum conhecimento não é adquirido através da interação com o meio ambiente, mas é geneticamente transmitido e inato.
Outro contraste apresentado pela autora diz respeito a teorias meio ambientalistas e teorias nativistas de aquisição de línguas. A primeira considera que a criação de um organismo, ou experiência, é de mais significância para desenvolvimento que sua natureza ou contribuições inatas. A segunda, por outro lado, afirma que muito da capacidade de aprendizagem de língua em humano é “inata”. Os nativistas afirmam que aquisição de língua é inativamente determinada e que ao nascer somos providos com um instrumento embutido que nos predispõe a adquirir língua.
Na segunda parte de seu artigo, a autora discute oito visões de aquisição de língua, que são as seguintes:
. A zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, segundo o qual simplesmente a interação social joga um importante papel no processo de aprendizagem. De acordo com ele, dois níveis de desenvolvimento determinam o processo de aprendizagem: o egocentrismo e a interação.
O comportamento verbal de Skinner, segundo o qual o desenvolvimento de língua é o resultado de um conjunto de hábitos.
A visão de Piaget, que sugere que o desenvolvimento não é inato. Segundo ele, o desenvolvimento (por exemplo, a aquisição de língua) resulta principalmente de fatores externos ou interações sociais.
A teoria cognitiva, que vê a aquisição de segunda língua como o “aumento de sistemas de conhecimento que podem, eventualmente, serem chamados automaticamente de fala e compreensão”.
A teoria do discurso, que enfatiza que desenvolvimento de língua poderia ser visto dentro da estrutura de como o aprendiz descobre a capacidade de significado de língua para tomar parte na comunicação.
A teoria dos atos de fala, que considera que dizer alguma coisa é uma maneira de fazer alguma coisa, sendo que o dizer se refere ao significado preposicional e o fazer é o significado ilocutório.
A teoria da gramática universal, segundo a qual o “problema lógico” de aquisição de língua é que a aprendizagem de língua poderia ser impossível sem “conhecimento específico de língua universal”. A autora afirma que essa teoria suscitou valiosas predições sobre o curso de interlíngua e a influência da primeira língua.
Por último, o Modelo Monitor de Krashen, também muito comentado no artigo Second Language Acquisition Theories: Overview and Evaluation, de Christina Gitsaki. Ambos os artigos comentam sobre as cinco hipóteses centrais deste modelo:
A hipótese de aprendizagem versus aquisição, em que aquisição é definida como um processo subconsciente, enquanto que aprendizagem é um processo consciente, resultando em “conhecimento sobre língua”.
A hipótese do monitor, segundo a qual a aprendizagem teve a função de monitorar e editar os pronunciamentos produzidos através do processo de aquisição.
A hipótese da ordem natural, de acordo com a qual existe uma ordem natural de aquisição de regras de segunda língua.
A hipótese do Input, na qual Krashen afirma que receber input compreensível é a única maneira que pode conduzir para a aquisição de uma segunda língua.
A hipótese do filtro afetivo, segundo a qual input compreensível não será plenamente utilizado pelos aprendizes se há um bloqueio mental.
Gitsaki afirma que a Teoria do Monitor de Krashen é um exemplo de uma macro teoria tentando abranger mais os fatores envolvidos em aquisição de segunda língua: idade, traços de personalidade, instrução de sala de aula, mecanismos inatos de aquisição de língua, influências do meio ambiente, input.
As críticas a este modelo nos são apresentadas pela autora do artigo. A de Gregg(1984), que rejeita a mais importante hipótese de Krashen, a dicotomia aquisição/aprendizagem. Gregg conclui que sob condições normais o Monitor não pode ser usado desde que ele é o único caminho em que aprendizagem pode ser utilizada, não existe a necessidade de falar sobre duas diferentes maneiras de adquirir competência em uma segunda língua. A de Mclaughlin que, embora reconheça a tentativa de Krashen de desenvolver uma extensa e detalhada teoria de aquisição de segunda língua, afirmou que ela é inadequada, já que algumas de suas suposições e hipóteses centrais não são claramente definidas e conseqüentemente não são testáveis de bom grado.
Ainda sobre a Teoria do Monitor de Krashen de aquisição de segunda língua, a autora conclui que, apesar das várias críticas, ela teve um grande impacto na maneira como a aprendizagem de segunda língua foi vista.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.