VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 04:41:19 03/29/05 Tue
Author: Liliane A. Sade
Subject: Re: Resumo - Semana 05 - parte II
In reply to: Liliane A. Sade 's message, "Semana 05: A discussion of LA theories" on 19:32:39 03/28/05 Mon

Resumo 04 – semana 05 – Parte II

Liliane Assis Sade Resende
Lingüística Aplicada
Profa. Dra. Vera L. Menezes de O. e Paiva
FALE – UFMG

GITSAKI, C. Second language acquisition and theories: overview and evaluation. Disponível em http://www.joho.nucba.ac.jp/JCISarticles/gitsaki4298.pdf
Gitsaki em seu texto apresenta os principais pressupostos teóricos de algumas teorias que procuram explicar o processo de aquisição de segunda língua. A cada teoria apresentada, a autora discute as críticas levantadas a elas com base nos critérios de validação de teorias propostos por McLaughlin (1987).
Gitsaki primeiramente classifica as teorias de SLA quanto à forma: teorias dedutivas e indutivas. O primeiro grupo parte de um axioma, forma hipóteses a serem testadas que após confirmadas, tornam-se leis. O segundo grupo parte da investigação empírica dos fenômenos, estabelece relações e desenvolve afirmações teóricas baseadas nos fatores empíricos. Quanto ao conteúdo, a autora distingue entre teorias macro – que cobrem uma gama geral do fenômeno e micro – que se concentram em um fenômeno específico.
Com base nos critérios de validação de teorias propostos por McLaughlin (1987), a autora estabelece a necessidade de se avaliar as teorias quanto à sua adequação de definição- conceitos devem ser claros e associados à realidade externa que eles tentam definir e quanto ao seu poder de explanação – correspondência entre a teoria e os fatos que ela pretende explicar. Teorias devem não somente descrever o fenômeno sob investigação, mas tentar explicá-lo. Finalmente a autora aborda a questão da validade e usabilidade da pesquisa e propõe, baseada em McLaughlin, que as teorias devam ter a capacidade de gerar novas hipóteses (previsões) e devam ser coerentes.
Antes de apresentar os pressupostos teóricos das diversas teorias comentadas, Gitsaki esclarece que as teorias que tentam explicar a aquisição se desenvolveram primeiramente no campo da aquisição de L1, no entanto, nas últimas décadas essas teorias têm voltado sua atenção para a aquisição de L2.
A autora, a seguir, apresenta a teoria proposta por Krashen – “The monitor Model” e discute as cinco hipóteses teóricas desse modelo. Outro grupo de teorias discutidas é o grupo das teorias de interlíngua. A autora comenta a definição de interlíngua proposta por Selinker (1972) e os cinco processos cognitivos estabelecidos por esse autor para explicar a mesma. A autora comenta ainda sobre os modelos teóricos de interlíngua propostos por Adjemian (1976), Tarone (1979), Ellis (1985) e Zobl (1980). Estes modelos abordam questões variadas com relação ao desenvolvimento no continuum da interlíngua, tais como: variabilidade lingüística, estratégias de produção da língua usadas pelo aprendiz, influência da língua materna, estilos de produção da língua - “super-ordenado” e vernáculo, transferência lingüística e análise de erros. O ponto convergente entre todas essas teorias é o de considerar o caráter dinâmico e contínuo da interlíngua em relação à aquisição da L2.
Em seguida, a autora comenta as teorias da gramática universal, partindo do modelo proposto por Chomsky (1969) e abordando os modelos de Felix (1985) – “Competition Model”; Dulay & Burt (1974) – “Creative Construction Theory” e Corder (1978) – que aborda o efeito da L1 na aquisição da L2. Todos esses modelos partem do pressuposto de que há um mecanismo inato que possibilita a aquisição.
O próximo grupo de teorias abordado pela autora são as teorias cognitivas. A autora descreve os postulados teóricos dessas teorias desenvolvidas por psicólogos e psicolingüistas que vêm a aquisição da língua como aquisição de uma complexa habilidade cognitiva. A autora comenta ainda a abordagem interacionista – modelo de processamento lingüístico – de Clashen (1987), modelo esse desenvolvido com base nos pressupostos das teorias cognitivas.
Finalmente a autora discute dois modelos que abordam a questão da influência social sobre a aquisição: o modelo multidimensional e a teoria de Aculturação de Schumann (1978).
A autora conclui que todas as teorias descritas consideram a aquisição como um processo gradual; nenhuma delas oferece uma explicação completa para o processo – logo elas são complementares; e o vasto número dessas teorias comprova o grande interesse voltado para essa área de estudo recentemente.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.