VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

30/04/24 20:26:32Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]2345678 ]
Subject: Quem escreveu foi a Maria e você responde à Ana Maria?


Author:
Ana Maria
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 21/06/05 23:41:34
In reply to: Visitante 's message, "É que o comunismo é mesmo tenebroso!" on 21/06/05 23:05:51

Quem escreveu foi a Maria e você responde à Ana Maria? Mas este pormenor da troca de nomes dá para perceber que o ódio não só não é bom conselheiro como até nem ajuda muito a vista...

Mas já que estou com a mão na massa (quer dizer no tal livrinho do Álvaro) e já que você mencionou o Staline, reproduzo aqui o que ele escreveu (páginas 121 a 123):

"Divergências com Stáline, camaradas? Foi escrito, nos anos 40, não me lembro bem da data, uma história do Partido Comunista da União Soviética, que fez época, porque era uma história bem escrita, e que tinha um capítulo em que se referia a Stáline, como se referia muitas vezes. O que dizia acerca de Stáline é que era uma pessoa que pela sua modéstia e pelo seu trato se impunha aos seus companheiros. Depois do XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética foi revelado (não sei se com verdade ou não) que essa frase tinha sido introduzida por Stáline numa emenda que tinha feito no original do compêndio antes da publicação. Nós estávamos então convencidos de que Stáline era aquilo que diziam que era: um homem cordato, um homem atento, um homem amigo dos seus companheiros, naturalmente um homem inflexível na defesa da revolução. Conseguiram dar de Stáline a imagem daquilo que ele não era.

Pode dizer-se que Trotsky escreveu uma carta, que Lénine escreveu outra carta. Há esses testemunhos de opinião sobre a personalidade de Stáline. Mas há depois a informação recebida em contactos partidários, a observação directa e essa observação não permitia outra coisa que não fosse a generalidade da opinião que Stáline era não só um grande dirigente, mas era um dirigente com certas características políticas e morais que correspondiam ao nosso imaginário e não propriamente à realidade.

É significativo que um escritor tão notável como Henri Barbusse tenha escrito um livro inteiro sobre Stáline em que fez o elogio da personalidade de Stáline, profundamente convencido certamente de que aquilo que escrevia era verdade acerca de um homem com quem tinha falado, tinha ido à União Soviética, conhecia-o. É um livro célebre sobre Stáline, o livro de henri Barbusse. Isto para dizer que nós também escrevíamos, Stáline, o grande dirigente e podem encontrar-se nos nossos materiais outras numerosas referências a Stáline nestes e noutros termos.

Quando morreu Stáline, foi publicada uma grande notícia no Avante!. Certamente, se tívéssemos centros de Trabalho teríamos posto a bandeira a meia haste. E puseram todos os partidos do mundo, naturalmente a própria União Soviética. Nós não apoiámos Stáline no que ele era, no que se revelou que era na sua má face. Quando falávamos de Stáline era naquilo que supunhamos que ele fosse. E na balança dos méritos e deméritos é corrcto não esquecer os primeiros."

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
O comunismo é tenebroso e os comunistas uns tolosVisitante22/06/05 0:22:19


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.