VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

30/04/24 20:51:17Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]2345678 ]
Subject: Está calado que não sabes o que dizes


Author:
Visitante
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 22/06/05 19:17:32
In reply to: Calado 's message, "Acho que nem comentários isto merece" on 22/06/05 17:05:52

Calado, deverias fazer juz ao nome e não dizeres disparates.

1-Tenho todo o direito de ser anti-comunista, primário, secundário, terciário, etc., até onde me der na real gana; esse direito não me fanam vocês, como o fariam num regime comunista;

2-Não confundo o regime soviético com o projecto do PCP; comparo o projecto do PCP com o comunismo real, do qual o modelo foi a URSS; foi esse que vos inspirou, porque o hão-de renegar agora, quais Madalenas arrependidas? Ainda resta saber qual o modelo alternativo que vocês dizem ter, e como é que o poriam em prática, aqui, neste rectângulo, neste contexto de geografia, de número de gente e de tudo o mais, agora, que ruiu o farol que vos iluminava (mas isso é outra história, para a qual vocês não têm conversa);

3-Tenho o direito de defender o neo-liberalismo, o capitalismo e o imperialismo? Ainda bem! Esse também vocês não me fanam. Porque não simpatizo com os chavões nem com as criaturas, dou-me ao luxo de o não usar!

4-A liberdade que usufruo devo-a em muito aos comunistas? Está redondamente enganado, ó Calado! Esse é outro dos chavões que vocês gostam de usar até à exaustão, mas uma mentira muito propalada não se transforma em verdade. Devo-a a alguém, sim. Antes de mais, a mim próprio, que sempre lutei por ela nas mais diversas circunstâncias; também à contingência do pulha do Salazar ter caído da cadeira; de muitos, como eu, que deram o corpo ao manifesto; ao movimento dos capitães que se meteram numa aventura como só a juventude abnegada o pode fazer (sem meios e cheios de idealismo).

Comunas, conheci uns quantos. Dalguns, desconfiava que fossem bufos; outros, mais atrasados do que as massas atrasadas, mais interessados na unidade de todos os portugueses honrados em alturas eleitorais e na distribuição da propaganda ideológica e dos materiais do seu partido do que nos interesses e necessidades dos trabalhadores e operários; outros, ainda, batoteiros, caloteiros, aventureiros, porrada na mulher, enfim, gente sem escrúpulos; até tive um por patrão (e que rico patrão, digo-vos!). Nos 70, conheci também alguns que se diziam, porque era chic!

Há uma singularidade que a história vos reconhecerá: a de serem o único grupo organizado que dizia disputar o poder ao Salazar. Do dizer ao fazer, vai uma grande distância, porque nunca constituiram qualquer ameaça, mas existiam com essa ilusão.

Nunca prestaram para nada; nunca souberam fazer a unidade sem se armarem ao pingarelho de quererem dominar e controlar tudo (ainda hoje, não sei para quê, já que a incapacidade era mais do que muita); fartaram-se de usar zés-ninguéns, semi-analfabetos, que acreditavam nas patranhas que lhes vendiam, e que por fim apanhavam porrada de criar bicho da Pide e iam malhar com os cornos na prisão.

Viveram, e sobreviveram, às custas de alguma burguesia pseudo intelectual, que espatifou fortunas a sustentá-los e para a qual o Cunhal orientou o partido no fim da guerra. Partido com raízes na classe operária e nos trabalhadores? Só na cabeça dos auto-iluminados!

E, depois do 25 de Abril, também não faltam os exemplos da democracia e da liberdade que os comunistas defendiam para quem não era da sua laia.

Hoje, podem estar mais brandos, porque eles próprios vão vendo, por todo o lado, a história contra si. Continuam crentes no maravilhoso da implantação duma utopia que até faz chorar as pedras da calçada, fiéis ao catecismo da seita e à liturgia do combate partidário permanente, mas é mais para se manterem vivos e não desaparecerem do mapa partidário do que por outra coisa.

Um dia destes, cada vez mais cairão em si e serão incapazes de cantar a conhecida estrofe da Internacional - De pé, ó vítimas da fome... - tal o ridículo da cantilena e o desafogo das suas próprias vidas.

Chegará o tempo em que compreenderão (os que para tanto tiverem discernimento), que a implantação do comunismo foi um sonho mau, só possível pela audácia dum bando de aventureiros, que se mantiveram no poder à custa do terror mais inimaginável, e pelas sucessivas contingências da história (a crise de 29, a ascensão do nazismo, a guerra, o holocausto, a guerra-fria).

Então, talvez consigam compreender que a luta do PCP e dos outros PCs sempre foi, antes de mais, a defesa da URSS, depois, a conquista do poder onde tal fosse possível e, só depois, a defesa dos interesses dos operários e dos trabalhadores.

Atribuir a liberdade de que gozo actualmente à luta dos comunistas, essa é de fazer rir! Se há coisa pela qual eles lutaram foi para que eu e outros nunca tivéssemos liberdade!

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Visitante peçonhento !...R, Sorje22/06/05 22:00:08


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.