VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

8/06/24 17:55:02Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]678 ]
Subject: Quem é que diz adeus? os Berlinenses ou Lenine?


Author:
paulo fidalgo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 22/05/05 16:52:25
In reply to: Visitante ocasional 's message, "Goodbye Lenin, a denúncia simples do totalitarismo" on 22/05/05 15:08:27

Para mim, «adeus lenine» é uma parábola brilhante acerca daquilo que agora os comunistas chamam o socialimos "irreal".

É a denúncia da construção de uma mistificação onde os comunistas mais ou menos anónimos, deixaram de se empenhar no aprofundamento do projecto comunista e aceitaram a sua substituição por um logro.

A camarada que aceitou tornar-se crítica contida é a imagem poderosa de uma certa acomodação dos militantes que deixam verdadeiramente de bater o pé às questões essenciais. Da mesma forma que anos antes o marido, um comunista que deixa de encontrar razões para continuar a lutar e resolve passar-se para Berlim oeste. Ambos testemunham um adeus ao espírito de Lenine muito antes dos acontecimentos da queda do muro. Foi aí, e não depois, que Lenine se tornou uma estátua.

Não concordo nada que o filme questione o comunismo, Lenine, ou projecto que continua a mobilizar milhões de trabalhadores. O que ele questiona é aquela especial tendência para cultivar uma certa harmonia aparente e esconder debaixo do tapete o caminho errado que se estava a traçar. Podíamos até dizer que essa tendência especialmente chocante é bem característica dos alemães.

Acho totalmente inadequado pensar-se que o filme é pro-capitalista, ou que glorifica a unificação alemã em moldes capitalistas.

Penso mesmo que os autores serão gente bem progressista empenhada em renovar o projecto e relançar o socialismo no país onde Marx e Engels nasceram.

O que o filme mais abertamente coloca, a todos os que somos comunistas é saber o que fazer hoje para que Lenine não se afaste de nós. Porque o Adeus a Lenine é o adeus a uma mistificação da sua imagem...Representa de facto uma ruptura com o legado de Lenine, uma figura totalmente contrária a toda a espécie de mumificação.

Edgar Correia dizia algumas vezes que era preciso enterrar a múmia de Lenine, para que a cortina da sua falsificação fosse rasgada e fosse posto cobro a um culto patrimonial bacoco. E para que a vitalidade do seu legado voltasse a irromper entre os comunistas.

Eu acho que o adeus Lenine é o apelo para que os almães rompam com uma mistificação, condição para iniciar o regresso ao futuro.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Quem diz adeus? Essa é boa!Visitante ocasional24/05/05 23:21:34


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.