VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

21/05/24 1:31:53Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]8 ]
Subject: Analisar/Criticar a intervenção de Jerónimo de Sousa


Author:
Guilherme Ferraz Pereira
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 17/05/05 16:54:40
In reply to: Fernando 's message, "você é dos que tudo sabe e até nem precisa de ler o que os outros dizem" on 16/05/05 23:58:26

>Que tal fazer o que é quase certo não fez: ler a >intervenção de Jerónimo? E depois argumentar com alguma >substância!

Já vi aqui duas intervenções a chamar a atenção para o facto de a protecção do sector textil por via do controle ou limitação das importações (da China, da India...) não dever dar grande resultado porque a maior parte da nossa produção é para exportação.
Entretanto vi no noticiário que a Comissão Europeia já está a tomar medidas "de retaliação" para forçar (?) a China a limitar ou reduzir o ritmo de crescimento das suas exportações de texteis para a União Europeia.
Gostaria de saber o que terão a dizer a isto (estes dois "reparos"), os defensores da posição do CC do PCP.
Entretanto estou 100% de acordo com o que diz Jerónimo de Sousa, no que diz respeito ao diagnóstico. Em particular quando denuncia que
Portugal não pode garantir um desenvolvimento firme e sustentável, com elevada criação de riqueza, sem a existência de uma indústria transformadora forte e com um perfil de especialização avançado e produções de elevado valor acrescentado.
Hoje como ontem, sempre defendemos que à indústria transformadora cabe um papel importante e indispensável no desenvolvimento do país. Portugal não pode abdicar de uma forte capacidade de produção de bens materiais transaccionáveis, se quer afirmar uma base firme e sustentada de desenvolvimento, tal como o fazem os países mais desenvolvidos, não deixando afunilar no sector dos serviços o desenvolvimento da economia nacional.
Este tem sido um dos grandes erros da política de direita dos últimos anos que, a reboque e sobre a orientação dos grandes grupos económicos, mais apostados em actividades de fácil retorno e sem concorrência internacional, empurrou o país para um perigoso processo de desindustrialização que fragilizou a economia portuguesa, nos tornou mais dependentes, agudizando todos os problemas nacionais.
Uma política que não só condenou e condena ao definhamento e destruição dos sectores produtivos nacionais, como deliberadamente fomentou e consolidou um modelo de desenvolvimento assente nos baixos salários, na precarização das relações laborais e na fraca qualificação dos recursos humanos"


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Mas o que diz o PCP é válido para todas as indústriasAugusto Mendes17/05/05 17:08:13
O problema é que nesta data a Comissão Europeia ainda não accionou as cláusulas de segurançaFernando17/05/05 21:29:26


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.