VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

6/05/24 16:00:57Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]8 ]
Subject: O ‘Centrão’


Author:
João Paulo Guerra
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 16/07/05 8:18:27
In reply to: Ash 's message, "A Falencia do Estado" on 13/07/05 17:56:43

2005-07-15, Diário Económico
O ‘Centrão’

João Paulo Guerra


O ‘Centrão’ quer reduzir o hemiciclo a dois quartos de círculo o que, sendo verdade em geometria, não o é certamente em política.

De um lado o partido-cara, do outro lado o partido-coroa, com a representação dos outros partidos a definhar. O poder, como escreveu um leitor desta Coluna, caminharia da alternância para o alterne.

A iniciativa partiu do PSD mas o PS já foi dizendo que sim. Tratar-se-ia de reduzir o número de deputados, de 230 para 180, e de introduzir os círculos uninominais de candidatura nas legislativas. O problema parlamentar não é ter deputados a mais, mas ter uns poucos deputados da confiança das direcções partidárias, que intervêm e agem, e muitos figurantes que se levantam e sentam à voz de comando. O problema é que os portugueses elegem deputados mas quem mais ordena são as direcções partidárias eleitas em circuito fechado. E ter um excesso de deputados em ‘part-time’, que acumulam um lugarzinho na AR para manter contactos, a par de uma actividade profissional a tempo inteiro.

Com 180 deputados e a votação de Fevereiro passado, o PS manteria a maioria absoluta, baixando para 96 deputados, contra 59 do PSD, 10 do PCP/PEV, 9 do CDS e 6 do BE. Os dois maiores partidos subiriam a representação para 87 por cento dos deputados, com 78 por cento dos votos, enquanto os três partidos mais pequenos desceriam para 13 por cento dos deputados com 22 por cento dos votos. Um deputado do PS e do PSD custaria 27 mil votos, aos outros ficaria por 49 mil. Com a introdução dos círculos uninominais, em que apenas o vencedor é eleito, a desproporção ainda se acentuaria mais. E um número ainda maior de portugueses – para além dos muitos que já se abstêm – não encontraria eficácia no seu voto nem representatividade num voto “útil” para engrossar o todo-poderoso ‘Centrão’.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Portugal está a entrar num ciclo vicioso de estagnação e recessão, do qual pode não sair tão cedo...Jerónimo de Sousa16/07/05 22:00:25


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.