VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

15/12/19 10:24:40Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]3456789 ]
Subject: CHINA É O PAÍS QUE MAIS APLICA PENA DE MORTE NO MUNDO


Author:
ANSA
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 1/09/07 17:11:59
In reply to: Alejandro Nadal 's message, "A China e o equilíbrio do terror financeiro" on 23/08/07 15:25:32

CHINA É O PAÍS QUE MAIS APLICA PENA DE MORTE NO MUNDO

ROMA,30 AGO (ANSA) - Entre as mais de 5,6 mil pessoas executadas no mundo ano passado, cinco mil foram mortas na China, segundo o boletim sobre pena de morte divulgado hoje pela organização italiana "Ninguém toque em Caim".
O Irã ocupa o segundo lugar, com ao menos 215 casos, e o Paquistão o terceiro, com 82. Hoje, a pena de morte está em vigor em 51 países, dentre os quais 27 aplicaram-na em 2006.
Ainda que tenha observado uma tendência mundial de abolição da pena de morte (146 países abolicionistas), a organização registrou um aumento das execuções nos países em que a pena está em vigor.
Houve crescimento do número de países que recorreram à sentença de morte (27 países, em 2006, contra 24 no ano anterior) e também da quantidade de execuções (de 5.494 em 2005 a 5.628 em 2006).
A China, sozinha, é responsável por 89% das execuções mundiais e a Ásia seja o continente que aplica a pena com mais freqüência (5.492).
Das 80 execuções ocorridas na África, 65 foram aplicadas no Sudão.
Os Estados Unidos são o único país do continente americano a praticar pena de morte. Em 2006, foram 53 condenações, o que representa uma pequena diminuição em relação ao ano anterior.
Na China, a pena de morte é considerada um segredo de Estado - o que, segundo as associações humanitárias, torna praticamente impossível ter acesso a estimativas oficiais sobre o número de pessoas executadas.
Os números oscilam de modo notável e variam entre os cerca de mil denunciados pela Anistia Internacional em 2006 e as oito mil estimadas por fontes oficiais, entre elas o professor Liu Renwen, da Academia de Ciências Sociais da China.
No país, diversos delitos são passíveis de pena de morte: falsificação de moeda, sonegação fiscal e violação de túmulos, entre outros.
Em março de 2006, a polícia advertiu que quem furtar petróleo dos oleodutos chineses também poderá ser condenado à morte.
O Irã, por sua vez, é o país que apresenta a maior proporção entre o número de condenados e a população. Além disso, em 2006 o número de execuções quase dobrou em relação ao ano anterior (de 113 a 215).
Menores de idade também são passíveis de condenação à morte, em clara violação à Convenção dos Direitos da Criança, ratificada pelo Irã. Em 2006, sete crianças foram executadas no país e, segundo a Anistia, 71 aguardam execução.
O Paquistão também duplicou o número de execuções em 2006 (de 42 em 2005 a 82 no ano seguinte).
Ainda assim, a Comissão para os Direitos Humanos do país fala em 446 pessoas executadas, entre elas quatro mulheres.v Segundo o informe de "Ninguém toca em Caim", 36 mulheres aguardam a morte em prisões paquistanesas.v O código penal reintroduzido no Punjab, a região mais populosa do país prevê que as crianças de sete anos podem ser executadas em caso de homicídio, estupro e tráfico de drogas. Os juízes, contudo, podem suspender a pena se os réus forem menores de 12 anos.(ANSA)

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
O fim da justiça nos EUAdiário mexicano La Jornada 2/09/07 11:40:25


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.