VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

19/01/21 19:04:49Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]6789 ]
Subject: Ainda há "centrífugos"


Author:
Sérgio de Andrade, Jornalista
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 22/05/07 17:16:21

Ainda há "centrífugos"?


Sérgio de Andrade, Jornalista

Ouço falar Tony Blair - e não ouço Labour. Pior, ouço falar José Sócrates - e não ouço Socialista.

Por isso, quase foi uma surpresa verificar que, nesta Europa cada vez mais amorfa, ainda há quem fale a língua própria dos valores que defende. No frente-a-frente com Sarkozy, Ségolène Royal falou Socialista.

Claro que perdeu as eleições, porque é uma "centrífuga", escapa à lei da gravidade que está a atrair tudo para o Centro. Ou, como agora se diz, o Centrão. Na verdade, o Centrão tornou-se na grande meta dos políticos. Resistem ainda alguns núcleos tão aguerridos como pequenos - mas que nada podem fazer contra o poder das massas. As massas querem Centrão - uma política de que a Esquerda diga que "podia ainda ser pior" e a Direita comente que "do mal o menos".

(Até Paulo Portas já quer virar um pouco mais à esquerda, em demanda do Santo Centrão...).

Em Portugal, o socialismo - onde pára ele? Quando estou a falar em socialismo, não estou a pensar em utopias, mas sim numa política verdadeiramente social, virada tanto quanto possível para o bem-estar dos cidadãos. Mas o mais que temos é um socialismo que às maiorias vai dando umas migalhas, enquanto "os outros" navegam de vento em popa. Já poucos parecem apostados em meter pela direita ou pela esquerda - o Centrão é muito mais cómodo e, eventualmente, mais fácil.

Os eleitores parece pensarem o mesmo - e por isso Ségolène perdeu e Sarkozy ganhou. Aos sonhadores restará a frase de despedida de madame Royal "A minha capacidade de revolta mantém-se intacta!".

Helena Roseta anda a arranjar as quatro mil assinaturas necessárias para concorrer à Câmara de Lisboa e, se as conseguir, haverá lugar para ter a esperança de que pelo menos em Lisboa ainda não se instalou o Centrão, de armas e bagagens. Mas será uma questão de tempo, pois a tendência europeia é, cada vez mais, para a criação de novas Uniões Nacionais, com "condottieri" firmes (Sócrates, no nosso caso) na tarefa de satisfazer o Centrão (já os romanos diziam que "no meio está a virtude", não é?...).

Espero, pelo menos, que Helena Roseta acabe por dizer também que a sua capacidade de revolta se mantém intacta! Para que o sonho não morra de vez.

Sérgio de Andrade escreve no JN, semanalmente às terças-feiras.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Ainda há "centrífugos"Maré se vai levantar22/05/07 19:45:10


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.