VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: Os intectuais e o Partido Comunista


Author:
Jorge Nascimento Fernandes
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 11:05:50 08/26/02 Mon
In reply to: Gonçalo Valverde 's message, "Intelectuais e intelectuais" on 09:22:28 08/26/02 Mon

Os Intelectuais e o Partido Comunista

Caro Gonçalo Valverde

Gostei da sua intervenção e acrescentaria mais alguns considerandos.
Por razões que não me interessa agora aprofundar, sempre houve no movimento comunista o desejo de ganhar uma certa respeitabilidade, contando com o apoio de um certo número de intelectuais. O assunto não é de agora, vem dos anos 30, principalmente da luta contra o fascismo e por alturas das frentes populares. O apoio de intelectuais foi importante e não vou agora rememorar todas as grandes reuniões que se realizaram antes da II Guerra Mundial e que contaram com o apoio dos intelectuais mais prestigiados da época. O mesmo se passou com a defesa da República Espanhola. Posteriormente, houve igualmente a sua participação na Resistência ao fascismo e na luta pela Paz. No século XX o intelectual passou a ter um papel importante e mobilizador na luta pelas grandes causas e simultaneamente no apoio aos objectivos dos comunistas. Portugal não fugiu à regra, tendo aqui os intelectuais desempenhado um papel importantíssimo
É interessante que, no rescaldo da queda do "socialismo real" e na ofensiva reaccionária que as forças de direita desencadearam, muitos intelectuais que apoiaram causas comuns com os comunistas tivessem sido chamados à pedra, do mesmo modo que aqueles que colaboraram com o fascismo foram acusados de colaboracionismo e traição no pós-guerra.
Vem tudo isto a propósito de que os intelectuais sempre foram para o movimento comunistas uma espécie de estimação e que estes, em certas alturas, não regatearam o seu apoio. Daí que os Partidos Comunistas sempre tivessem os seus intelectuais.
É um pouco desta história que permite ao Partido ter um sector intelectual e classificar muitos dos seus quadros, só por terem frequentado a universidade ou por terem tido no passado uma profissão que não era operária ou camponesa, como intelectuais. É evidente, que aos olhos da opinião pública, muito influenciada pelo horror que tem às intelectualices, isto soa mal. E se é prestigiante apresentar uma lista de intelectuais que apoiam o Partido, já o não é quando se mistura nessa lista um sem número de doutores, engenheiros ou arquitectos, que o senso comum não considera como intelectuais. É evidente que isto é outra das contradições do Partido com a realidade. Hoje, por exemplo, como muito bem tem vindo a ser aqui referido pelo Paulo Fidalgo, a integração dos médicos no processo produtivo da saúde, há muito que os afastou da áurea "prestigiante" de intelectuais ou de profissionais independentes que tinham.
É evidente que em momentos de crise, de luta mais sectária ou quando os intelectuais "mijam fora do penico", expressão que já ouvi no Partido, seja necessário metê-los na ordem ou fazer vir ao de cima o pulsar obreirista, sempre latente nos camaradas de extracção operária e não só. É um pouco o que se passa agora com as declarações do Jerónimo de Sousa, falando depreciativamente das leituras do Capital, ou do Domingos Abrantes quando fez apelo à consciência da classe operária na luta contra os intelectuais que jantam em restaurantes caros.
Quanto à necessidade da teoria e da prática não sou eu que o vai negar. Todos nós conhecemos a frase de Marx que os filósofos tinham até aqui interpretado o mundo, a partir de agora era necessário transformá-lo (cito de memória).
Um abraço

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
intelectuais precisam-sepjnevess00:01:47 08/28/02 Wed


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.