VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: A Esquerda Necessária - um comentário


Author:
Jorge Nascimento Fernandes
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 16:37:23 08/31/02 Sat
In reply to: Lino de Carvalho 's message, "A esquerda necessária" on 15:28:30 08/31/02 Sat

A Esquerda Necessária
Que me desculpe o Lino de Carvalho (LC) por eu ter incluído neste fórum o texto que publica hoje no "Expresso", mas o seu conteúdo merece alguns comentários.

1 - "Nem sequer o caminho é o de uma adequação à situação, de uma partilha na gestão do poder a qualquer preço, como por vezes parecem pretender algumas ideias alegadamente renovadoras do pensamento comunista." (LC).

Depois de definir alguns caminhos que a esquerda não deve seguir vem LC dar uma bicada nos renovadores. Todo o texto seguinte poderá provavelmente, como tentarei demonstrar, ser subscrito por alguns dos renovadores, mas LC sente necessidade, para não o acusarem no futuro de ser mais um, de vir fazer esta demarcação. Penso que é negativo, principalmente no momento em que há camaradas seus que foram expulsos só por manifestarem opiniões que ele a seguir subscreve. Mas passemos aos factos.

2 - "Mas também não é possível ignorar que depois do desaparecimento do mundo socialista e do fracasso de soluções assentes na estatização completa da economia e em profundos entorses ao funcionamento da democracia com a degradação do carácter popular do poder na sociedade e nos partidos e com o abafamento da sua vida democrática interna, milhões de pessoas, em especial trabalhadores, deixaram de acreditar na possibilidade de concretização de soluções alternativas à hegemonia capitalista. O resultado de tudo isto é o aparecimento de um vasto bloco social, crítico e descontente com o rumo de uma sociedade global neoliberal, disponível para a participação em lutas e movimentos de transformação mas, simultaneamente, à busca de novas formas de organização e enquadramento político onde possam assumir um papel activo nos processos de decisão e intervenção."(LC).

As ideias aqui expressas têm sido defendidas por muitos dos renovadores: é necessário caracterizar o que foi o "socialismo real" e LC, em poucas palavras, fá-lo bem e é necessário ter em conta "um vasto bloco social" que não se reconhece nas forças políticas existentes e que procura "novas formas de organização e de enquadramento político". Não é isto que os seus camaradas ortodoxos têm dito. E diz mais "onde possam assumir um papel activo nos processos de decisão e intervenção", no fundo, é isso que querem os renovadores e que a Direcção do Partido bloqueia.

3 - Passa depois LC a enumerar um conjunto de temas que poderiam ser objecto de um programa comum da esquerda, objectivos perfeitamente alcançáveis dentro da actual correlação de forças e que tornam ainda mais insidioso o ataque aos renovadores, que poderiam estar de acordo com um programa semelhante que juntasse socialistas e bloquistas, sem haver a necessidade de os acusar de querer partilhar o poder a qualquer preço.

4 - "Mas, simultaneamente, é necessário garantir-se, abrir-se e estimular-se a criação de espaços, partidários e outros, permitindo um reforço da democracia participativa, de uma intervenção cidadã, do desabrochar de múltiplos movimentos sociais, muitos de geometria variável mas convergindo na luta por um mundo mais livre, mais justo, mais seguro, mais previsível, mais equilibrado." (LC).

Mais uma vez estamos de acordo, mas não tem sido isso que a Direcção do Partido tem defendido. Quaisquer iniciativas que falem em reforço da cidadania têm sido combatidas e denunciadas como objectivos profundamente revisionistas.
É interessante a expressão "geometria variável" ser aqui referida. Neste fórum tem se falado nisso várias vezes, não a propósito de movimentos sociais mas do Partido, e o primeiro a utilizá-la, mérito lhe seja reconhecido, foi o Paulo Fidalgo, má companhia para o Lino de Carvalho.

5 - Por último gostaria de afirmar que ninguém me encomendou o sermão, nem tenho procuração dos renovadores para falar em nome deles, mas basta estar a par do que se tem discutido ultimamente, para se perceber que, o que é dito neste artigo, poderia ser subscrito por muitos de nós.
Por outro lado, que este texto não sirva ao Domingos Abrantes para, de dedo inquisidor em riste, vir acusar o LC de ser mais um dos renovadores.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
subscrevo o JNascimento FernandesPaulo Fidalgo12:19:41 09/01/02 Sun


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.