VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: Novo movimento político


Author:
Jorge Nascimento Fernandes
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 00:52:01 09/10/02 Tue
In reply to: PUBLICO 's message, "Renovadores Avançam com Novo Movimento Comunista" on 12:37:39 09/06/02 Fri

Novo Movimento Político

Espero que o esclarecimento de seis renovadores que resolvi difundir neste fórum seja suficiente para acalmar os espíritos mais incomodados com a notícia do Público. No entanto, antes mesmo de ouvir as declarações do Carlos Luís Figueira à TSF, denunciando a notícia do Público, já eu próprio me tinha interrogado sobre a veracidade daquela notícia.
Ninguém era citado, não havia qualquer facto concreto, a criação de um partido era só uma conclusão do jornalista, visto que, se os renovadores queriam concorrer a eleições, e o articulista afirmava que sim, tinham que fundar um partido e não um movimento. No fundo, a única coisa que havia de concreto era a apresentação de um "Manifesto da Renovação Comunista", a partir do qual o Público especulava.
Estamos, é interessante verificar isto, num daqueles aproveitamentos que a imprensa "dominante" utiliza para vender e no fundo para estabelecer a confusão.
É muitas vezes profundamente errado, como querem fazer querer os ideólogos ao serviço da Direcção do Partido que, se a imprensa "burguesa" diz bem dos renovadores é porque estes estão ao seu serviço. Se não saem notícias do Partido e das suas actividades é porque este luta contra a burguesia e defende ideias contrárias aos seus interesses. Esta conclusão é evidentemente falsa, é não perceber o que faz hoje correr um jornalista e o órgãos de informação para quem escreve.
Não tenho dúvidas que, em última instância, estes media defenderão sempre os interesses dos seus donos, tal como o Pacheco Pereira, em tempo de lucidez, afirmava a propósito do Tribunal Penal Internacional, mas aquilo que os move no dia a dia é ganhar dinheiro, criar notícias, interessar os leitores, obrigar alguém, que nesse dia não estava interessado em comprar o jornal, a fazê-lo.
Nesse sentido, as notícias sobre os renovadores sempre despertam a atenção do seu público, não são semelhantes à descrição aborrecida das posições, que são, segundo eles, sempre as mesmas, da Direcção do Partido.
Como agora se viu, e já se tinha observado antes com outras notícias e, acima de tudo, com a opinião expressa de uma série de articulistas da direita, que tomavam claramente o partido dos ortodoxos, coisa que a Direcção sempre se esqueceu de referir, a imprensa e os media em geral não estão ao serviço dos renovadores e esta notícia é bem o paradigma de que se quer criar factos consumados, estabelecer polémica para vender mais jornais, não interessa se a notícia é verdadeira ou falsa. Se alguém se deu ao trabalho de seguir esta polémica nos dias seguintes, o que encontrou foi a reafirmação desta notícia, garantindo o jornal que tinha obtido a informação de fontes fidedignas, mas que nunca são citadas. Um jornal de referência nunca se engana, só quando são apanhados com a boca na botija.
É evidente que esta notícia servia às mil maravilhas a Direcção do Partido e a algumas argumentações, um pouco idiotas, de alguns ortodoxos de que os apoiantes dos renovadores ficariam à porta quando estes pretendessem dar a cambalhota para o PS. Esta afirmação já é antiga e nada vem acrescentar de novo ao debate de ideias.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.