VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]3456789 ]
Subject: Olha que não...


Author:
Fernando Redondo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 12:18:07 08/30/02 Fri
In reply to: Jorge Nascimento Fernandes 's message, "Outra vez o RF" on 01:05:55 08/30/02 Fri


Diz o meu amigo Jorge:

Penso que a visão do Fernando do mundo empresarial se resume a algumas pequenas empresas de informática, sempre prontas a comer o vizinho e pouco interessadas com os problemas dos trabalhadores, que nesta área até estão bem pagos.

E digo EU:

Bem se vê que temos falado pouco sobre as nossas profissões.

Vou esclarecer:

- 23 anos numa das maiores empresas do mundo como Systems Engineer
- 7 anos numa empresa que equivalia a 10 Belmiros de Azevedo como Director Geral em Portugal.

Não me parece que se trate própriamente de pequenas empresas michurucas. Mesmo essas pequenas empresas, que existem aos milhares, representam uma força brutal, um exército de agentes económicos que todos os dias têm que tomar decisões para sobreviver.

Duramte 30 anos, por força da minha profissão, tive centenas de reuniões com responsáveis pela gestão de centenas de empresas (muitas no sector da produção industrial) cujo tema consistia em determinar até que ponto as tecnologias poderiam aumentar a rentabilidade.

Já visitei e analisei o funcionamento de centenas de fábricas e era, deixa-me ser imodesto, considerado um bom especialista de gestão da produção.

Infelizmente no campo revolucionário, em que nunca deixei de me considerar, há uma ideia muito vaga acerca do que é governar uma empresa ou um grupo de empresas.

Infelizmente porque sem saber como funciona o adversário torna-se muito difícil combatê-lo com sucesso; a maior parte da argumentação revela, mesmo aos olhos dos trabalhadores, um grande desconhecimento do mundo real.

Não é lendo meia dúzia de livros, muitos deles escritos por universitários, que se aprende o que é uma empresa vista do lado de quem pode e manda. Por isso lemos textos como os do RF que lidam mais com mitos do que com a realidade.

É como se pedíssemos ao mundo para não se mexer porque senão os nossos compêndios deixam de ter razão.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Perspectivas pessoaisJorge Nascimento Fernandes15:31:42 08/30/02 Fri


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.