VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]456789 ]
Subject: Re: A PULSO


Author:
Guilherme Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 13:11:34 06/20/04 Sun
In reply to: Editorial do Avante de 17/06/04 's message, "A PULSO" on 23:37:39 06/17/04 Thu

Penso que ninguém, com um mínimo de seriedade, põe em causa a quantidade de trabalho e a dedicação dos militantes que, "a pulso", levaram a campanha eleitoral do principio até ao fim. De entre esses, que com um mínimo de seriedade reconhecem o esforço e o trabalho desses militantes, há mesmo aqueles que falam (críticamente) de "obreirismo" e de "formigas trabalhadoras".
Mas a questão não é a QUANTIDADE de trabalho e de esforço dispendido. A questão é saber se se está a trabalhar na direcção certa. Uma coisa é saber-se se se estão a fazer bem as coisas (e quanto a isso o esforço colectivo é absolutamente determinante): escrever artigos, conceber e desenhar os cartazes, distribuí-los e colocar esses cartazes pelos locais estratégicos... TUDO ISSO TEM QUE SER bem FEITO.
Outra coisa é saber se as mensagens (o seu conteúdo e a sua forma - a semântica, se me permitem aqui um chavão...) são as mais adequadas. Outra coisa AINDA MAIS importante, é saber se a visão ou interpretação da realidade social e económica é minimamente adequada.
Se a direcção do PCP não estará a, heroica mas quixotescamente, combater contra "moinhos de vento"?...
Porque será que a obra de Cervantes é de facto imortal?...
Outro aspecto importante no editorial do Avante é a referência à "elevada abstenção" que "decorre, essencialmente, por um lado, da continuada política de direita levada a cabo por sucessivos governos e, por outro lado, de um processo de construção europeia ao serviço dos interesses dos grandes grupos económicos e de costas voltadas para os interesses, a opinião e a participação dos cidadãos e dos povos".
Misturam-se aqui no entanto "alhos com bugalhos" (eu julgo que não foi sempre assim, num editorial do "Avante"):
A abstenção em Portugal terá sido afectada pela política de direita levada a cabo por sucessivos governos. Mas então e a militância (que tradicionalmente beneficiava a esquerda por ser normalmente (?) mais empenhada?)...
Porque não reconhecer o desinteresse daqueles quase 50.000 eleitores que fizeram falta para eleger a Odete Santos?
Alguns já terão morrido...
Depois à mistura com a política de direita (fica-se com a ideia que se está a falar só de Portugal e do PSD/CDS + PS) vem a referência ao "processo de construção europeia ao serviço dos interesses dos grandes grupos económicos e de costas voltadas para os interesses, a opinião e a participação dos cidadãos e dos povos".
A menos que alguem me diga onde esteve a campanha do PCP/CDU no sentido de esclarecer o eleitorado em Portugal relativamente "à construção europeia COM a participação dos cidadãos e dos povos", quer-me parecer que se trata aqui daquilo que se chama "dar um tiro no pé"... Ou, em linguagem menos limpa, "cuspir para o ar".
É que eu, por mim, fiquei com a sensação que o PCP era (e parece que continuar a ser) CONTRA a construção europeia (e ponto final...). Embicaram naquela fixação "anti-federalista"...)
Foi aliás essa a razão invocada por diversos amigos e familiares a quem, apesar de tudo, procurei convencer a votar CDU, para me chamarem de "poeta", "sonhador", "irredentista", ou ainda de "o ultimo dos mohicanos".
E votarem antes no tal bloco de esquerda.
Cordiais saudações
Guilherme Statter

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Só um pequeno esclarecimentoGuilherme Statter13:28:12 06/20/04 Sun
Re: A PULSOJoão Lopes15:46:04 06/20/04 Sun


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.