VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]6789 ]
Subject: Re: O falhanço da análise da estratégia


Author:
Fernando Antunes
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 21:53:36 04/26/04 Mon
In reply to: Hugo Pires 's message, "O falhanço da estratégia contra o terrorismo" on 11:32:17 04/26/04 Mon



Vejamos alguns disparates deste texto do Hugo Pires. Diz ele: “(...) Como consequência dos ataques ao World Trade Center e ao Pentágono, (...) Bush apressou-se a declarar guerra ao terrorismo, formando-se para o efeito uma coligação internacional integrada por diversos países”. Confesso que nunca tinha ouvido falar disto. Já agora diga lá que países é que integraram essa coligação...?

Diz depois “(...) Uma das primeiras medidas tomadas foi o congelamento de contas bancárias pertencentes a alegados membros da Al-Qaeda” (...). Pois...até parece que o Hugo acredita na Branca de Neve. Já agora explique lá como é que podem fazer isso quando há o sigilo bancário em tantos países a começar pelo nosso!

Continua o Hugo: “(...) Ao mesmo tempo, o pavor e o medo da ocorrência de atentados instalaram-se nas sociedades ocidentais (...)”. Os media, os agit-prop dos governos, até parece que nada tiveram a ver com o caso...ou tiveram?

E inevitável como o destino, o Hugo acrescenta (...) “Não tardou a resposta militar, (...) no Afeganistão” (...). Aqui temos o Hugo a apoiar a tese de que a guerra contra o Afeganistão é parte da guerra contra o terrorismo!

E logo a seguir o Hugo volta a fazer a mesma conexão com o Iraque.

Vejamos o que diz o Hugo: “(...) Após o Afeganistão, o Presidente Bush acusou a Síria, o Irão e o Iraque de apoiarem o terrorismo fundamentalista (...). Não demorou muito tempo para que os ventos da guerra se voltassem a fazer sentir, desta feita no Iraque. Sob pretexto de que o ditador Saddam Hussein possuía capacidade para produzir armas de destruição maciça, os Estados Unidos decidiram derrubá-lo do poder, a fim de implantarem no Iraque um regime democrático exemplar(...) Saddam Hussein foi apeado do poder (...). A questão é que a credibilidade e a legitimidade internacional dos Estados Unidos ficaram afectadas para sempre, nomeadamente perante o mundo árabe (...)”

O Hugo neste caso da guerra do Iraque até parece que vive completamente fora deste mundo! Então não se lembra de Colin Powell no Conselho de Segurança da ONU a mostrar o frasco com atrax, ou a apontar para as “fotos” de satélite que mostravam os locais onde as armas estavam armazenadas, ou os desenhos dos “laboratórios móveis”? Então não se lembra do Blair a falar das armas de destruição maciça que em 45 minutos podiam atingir as bases inglesas? E não se lembra mesmo do Bush a falar dos cogumelos atómicos? Nem se lembra do Durão a dizer que tinha visto as provas das ditas armas?

E vem agora o Hugo dizer que “Saddam possuía capacidade de produzir armas”???????? E pior vem agora o Hugo dizer que os “Estados Unidos decidiram derrubá-lo do poder, a fim de implantarem no Iraque um regime democrático exemplar (...)”. Não acredito em anjinhos, muito menos num anjinho que depois de dizer tais barbaridades acrescenta que “a questão é que a credibilidade e a legitimidade internacional dos Estados Unidos ficaram afectadas para sempre”.

E o disparate prossegue. Para o Hugo a ocupação dum país soberano é “(...) é uma luta de valores civilizacionais que estão dispostos a levar até às últimas consequências, atirando muitos indivíduos até então moderados para os braços do extremismo (...)”. Garanto-lhe Hugo que eu que sou a pessoa mais pacífica deste mundo, se me ocupassem Portugal – fosse quem fosse e qualquer que fosse o pretexto – tudo faria para correr com esses ocupantes. Quais valores civilizacionais, qual carapuça – qualquer povo, esteja nos azimutes que estiver, corre com quem lhe ocupa a sua pátria. E quem não o fizer é cobarde – chame os bois pelo nome, deixe-se de tretas de moderados ou de extremistas!!! Ainda não descobriu que é um direito legítimo dos povos resistirem à ocupação???

Como se não bastassem tantos disparates comete a ignomínia de dizer que “ (...) Mas não é somente pela repressão e pelo castigo que se combate o terrorismo mundial, (...) o mais importante passa por integrar esses povos na comunidade internacional (...)”. Então todo e qualquer povo não pertence à “comunidade internacional”? Ou também o Hugo entende que uns são terrenos e outros talvez marcianos? Que uns são os bons e outros são os maus como diz o Bush?

Mas quando li que “a pobreza e a exclusão (...) são dos principais factores que pode levar um ser humano a tornar-se terrorista” desisti! Tamanha presunção esgotou-me a paciência. E misturar argumentos racistas e indigentes com a Taxa Tobin, Protocolo de Quioto, Tribunal Penal Internacional, cheira-me demasiado à verborreia bloquista, a amalgamas mal amanhadas e pior compreendidas que não fazem o meu género.

Um último comentário Bruno. Qualquer povo, qualquer nação têm direito à sua soberania. E têm direito a resistir de armas na mão a quem os invada. O resto é conversa da treta.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: O falhanço da análise da estratégiaHugo Pires21:25:59 05/04/04 Tue
Re: O falhanço das ANÁLISESLuis Blanch13:49:18 05/05/04 Wed
Re: Às Armas ...Luis Blanch15:14:28 05/05/04 Wed


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.