| Subject: divergências entre jerónimo e autarcas |
Author:
tsf
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 19/03/05 22:33:29
Divergências entre Jerónimo e autarcas
É o primeiro braço-de-ferro no PCP português entre Jerónimo de Sousa e um autarca. Alfredo Barroso, presidente há 22 anos da Câmara do Redondo, soube na quarta-feira que estava excluído das listas para as próximas eleições. Lopes Guerreiro não estranha o que está a acontecer nesta autarquia.
( 17:59 / 18 de Março 05 )
A explicação do PCP acerca do afastamento de Alfredo Barroso é que tinha demonstrado falta de empenho e assumido posições contrárias ao projecto autárquico comunista.
Esta sexta-feira, Alfredo Barroso, em declarações à TSF, fez saber que estava disponível para responder favoravelmente aos apelos da população que esta noite lhe vai pedir para se recandidatar à autarquia do Redondo como independente.
«Se houve esta iniciativa de um grupo de pessoas que pretendem equacionar a hipótese de se avançar com um movimento de cidadãos para as próximas eleições autárquicas e tendo eu manifestado a minha disponibilidade nesse quadro irei estar presente para avaliar das condições que se vão criar», disse.
Alfredo Barroso explicou ainda que não falou com o partido, depois do PCP ter anunciado em comunicado que lhe tinha retirado a confiança.
«Não tentei, porque neste cenário o que houve foi o transmitir de uma decisão e não a procura de diálogo e de análise de soluções», acrescentou.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, falava na quinta-feira, em renovação e substituição num processo democrático. Alfredo Barroso desafia a direcção do partido a afirmar claramente se pretende o seu afastamento.
«Se esta é uma forma de fazer com que os militantes do partido, como eu, sejam expulsos, que o digam directamente e não por meias palavras», afirmou.
Lopes Guerreiro apreensivo
Também Lopes Guerreiro, vereador da Câmara Municipal do Alvito, onde já foi presidente, continua à espera de um contacto do PCP para ser candidato nas próximas eleições autárquicas.
Ainda que admita ser outro o escolhido e esteja disponível para ajudar o preferido, lembra que alguns militantes locais querem o seu nome nos cartazes nas próximas eleições.
Lopes Guerreiro admite ainda que o facto de ainda não ter sido sondado pode estar relacionado com posições críticas que teve no passado, visto que foi um dos poucos no último Congresso comunista que usou da palavra para criticar a direcção do PCP.
O processo de escolha de um candidato comunista no Alvito está atrasado. Lopes Guerreiro reconhece porquê.
«A direcção do partido vai ter em conta as tomadas de decisão críticas relativamente a ela que foram expressas por alguns, entre os quais eu. Estou convencido que se não fossem essas posições, o processo eleitoral em Alvito estaria mais adiantado», disse.
Lopes Guerreiro não estranha por isso o que se passa com Alfredo Barroso no Redondo. O afastamento deste autarca comunista só acaba por provar as críticas feitas à direcção em Congresso.
«O centralismo não leva a nenhum, penso que é isso que está a acontecer no Redondo, porque tanto quanto julgo saber a organização concelhia desta localidade teria já tomado uma posição favorável à recandidatura de Alfredo Barroso», disse.
Lopes Guerreiro lamenta o aumento das divergências entre a direcção do partido e as bases em algumas concelhias.
António Carriço abandona partido
Ao lado de Alfredo Barroso, na concellhia do PCP no Redondo, já houve pelo menos uma demissão. Ouvido pela TSF, António Carriço disse que vai abandonar o partido num sinal claro de solidariedade com o autarca.
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
| |