Author:
Ruben de Carvalho, DN, 30/07/05
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 30/07/05 7:36:42
Ota e TGV - a confusão
Ruben de Carvalho, DN, 30/07/05
A questão da Ota e do TGV está a assumir contornos reveladores sobre a perigosa confusão de conceitos e práticas que domina o debate político.
Já anteriormente manifestei a opinião sobre a importância de manter e desenvolver a Portela, sublinhando dois factos primeiro, ser tecnicamente possível, segundo, tratar-se de uma evidente mais-valia para Lisboa.
Afirmei na mesma altura que, podendo admitir a eventual necessidade de um segundo aeroporto, era evidente - o próprio ministro o afirmava! - que os estudos existentes eram insuficientes. Parece continuarem a sê-lo...
Mas o mais grave é que, por um lado, a crítica que se faz à Ota e ao TGV alimenta essencialmente o velho combate ao investimento público em geral, invocando ainda as dificuldades económicas e orçamentais. Por outro, serve ao PS para encobrir a ausência de uma real política de investimento do Estado.
É necessário discutir se a Ota e o TGV são bons investimentos públicos - mas não é isso que está a acontecer recorrendo às dúvidas que os dois projectos levantam, o que a direita e o capital procuram é generalizar a ideia de que todo o investimento público é mau.
Simultaneamente, o Governo Sócrates, que, no global, limita drasticamente o investimento público, utiliza os polémicos Ota e TGV para cobrir a sua efectiva cedência às imposições dos interesses privados.
Obras públicas e transportes não criam o emprego e não induzem o desenvolvimento de que Portugal necessita - por isso essencialmente, a Ota e o TGV são duvidosos; mas a verdade é que o desenvolvimento de Portugal necessita absolutamente de um correcto investimento público.
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
|