VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]234 ]
Subject: Re: O Uso de Ferramentas Tecnológicas Que Impulsionam a Aprendizagem


Author:
Marcos Manso
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 14:03:27 03/06/03 Thu
In reply to: Maristela 's message, "Re: O Uso de Ferramentas Tecnológicas Que Impulsionam a Aprendizagem" on 15:48:31 03/01/03 Sat

Oi Maristela e colegas,

"Será que a gente não "sente" o discurso escrito??!!"

Com certeza sim, Maristela, mas há alguns problemas neste aspecto. Primeiro, é bom distinguirmos este discurso escrito via e-mail ou através de mensagens instantâneas do discurso falado e até mesmo de outros discursos escritos como as cartas informais ou formais, por exemplo.

Creio que o discurso via e-mail e o de trocas de mensagens instantâneas são muito semelhantes na estrutura e também no distanciamento entre os seus participantes. Mesmo no discurso falado, no intercâmbio de idéias e emoções ocorre muitas falhas de comunicação. Ainda que ambas as partes tenham a sensação de haver entendido uma a outra, a experiência e a realidade mostram que isso não é bem assim. Daí haver muitos desentendimentos e discórdias. Imagine então no discurso escrito! É por isso, que em um trabalho de escola, numa dissertação ou coisa semelhante, o redator tem que ‘mover meio mundo’ para explicar apenas um ponto. Não que isso não ocorra no discurso falado, mas só que aqui os argumentos fluem a uma velocidade muito maior. Por isso, na intenção de diminuir o volume de texto a ser lido pela outra parte, alguns elementos fundamentais para uma compreensão mais adequada do assunto ou linha de pensamento podem faltar e provocar uma má interpretação do outro leitor. O ouvinte ou leitor sempre reagirá a qualquer material que ele lê, e essa reação com certeza envolve não somente a razão como também a emoção, portanto ele ‘sentirá’ sim o discurso escrito, mas só que essas reações podem ser completamente diferentes daquelas as quais o emissor desejou ou tinha em mente provocar.

Quanto ao processo de leitura e aprendizagem através de textos literários que ocorre via computador ou internet, creio que os efeitos podem ser muitos interessantes, porque estes textos são muitas vezes produzidos com recursos de ‘hypermedia’, uma ferramenta que une o útil (intertextos) com o agradável (multimídia) (Jonassen, 2000; Landow, 1997). Neste ambiente, a resposta do aluno é muito positiva pois o seu mundo é um reflexo destes recursos (Beach & Myers, 2001; Myers & Beach, 2001).

Abraços,
Marcos Manso

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> [> [> [> [> Subject: Re: O Uso de Ferramentas Tecnológicas Que Impulsionam a Aprendizagem


Author:
Maristela
[ Edit | View ]

Date Posted: 01:57:32 03/09/03 Sun

Marcos e Pessoal

A ambiguidade parece ser uma característica mais presente no discurso escrito do que no oral, já que no oral há interação, questionamentos, o que pode proporcionar essa menor ambiguidade.

Há diversos tipos de produção escrita e cada uma tem sua estilística e todas têm características semelhantes e específicas. Além disso, no discurso oral há características do discurso escrito e vice versa.

O que percebo é que no discurso on line (por exemplo, chat nossas produções escritas neste forum...) há marcas de afetividade e estas são características desse tipo de escrita e estão relacionadas com as condições de produções dos enunciados on line e também produzidas para eles. Logo, cada escrita tem suas características, porque cada uma tem suas conduções de produção de escrita e todas elas têm seu valor na comunicação, na informação, no humor.... e acredito que essa diversidade de possibilidade de comunicação é que é o melhor da linguagem.

Um abraço.
Maristela


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.