VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]234 ]
Subject: Re: parte1


Author:
Marcos Manso
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 17:33:16 03/01/03 Sat
In reply to: miriam 's message, "parte1" on 06:56:11 02/28/03 Fri

"O uso de computadores e internet deve se tornar corriqueiro, parte da nossa vida diária ao ponto de se tornar imperceptível.” Marcos Racilan

”Não tem como ver o computador como uma onda, mas como um instrumento de mediação que, com certeza, acelera a aprendizagem e a construção da autonomia.” Maristela

“...mas na maioria das vezes falta oportunidade de colocar este ‘caldeirão borbulhante’ de idéias em prática por questões meramente econômicas.... mas a cada vez que me delicio com um upgrade, com a aquisição de um novo recurso, milhares de outros estão sendo lançados no mercado, me colocando de novo atrás do mercado tecnológico.” Miriam

Oi colegas,

Concordo com vocês todos. Existem alguns fatores que são perturbadores para a implementação de novas idéias e projetos. Mas ao mesmo tempo eu fico pensando: quando começo a ficar meio revoltado com coisas desse tipo, falta de recursos, de iniciativa, de apoio, etc., eu começo a voltar para dentro de mim mesmo e me perguntar: Bem, já que uma solução iminente de fora parece meio improvável, o que é que eu posso fazer?

Deixe-me dar-lhes um exemplo: Independentemente de acesso a internet, e após alguns upgrades e melhorias, além de inúmeros programas baixados pela internet e outros que adquirimos ao longo de nossa vida computacional, eu às vezes páro e me pergunto: muito bem seu Marcos, de tudo o que você já adquiriu em termos de teoria, hecimento e tecnologia, o que é que você já usou com os seus alunos e para os seus alunos? será que você poderia ter usado mais o recursos do seu próprio computador? quantos por cento daqueles megas de programas em HD e discos diversos que tem você tem usado efetiva e diretamente aos seus alunos? Que uso você já fez do recurso de e-mail e trabalhou com seus alunos de forma assincrônica em alguma atividade ou projeto que fosse assim possível? Depois de uma certa preocupação, vem aquela frase de Karen Horney: “Concern should drive us into action and not into depression.", e depois uma mais desafiadora ainda: "Great minds have purposes, others have wishes." Washington Irving. E a próxima pergunta tem que ser: o que é que posso fazer hoje e agora? Quer recurso posso usar hoje com meus alunos? O que é que tenho? Cinco pãezinhos e dois peixinhos? Então, que tal fazer um milagre? Afinal: "Little drops of water, little grains of sand/Make the mighty ocean, and the pleasant land." (Julia Carney) e "Great things are not done by impulse, but by a series of small things brought together." (Vincent van Gogh).

Please, não me entendam mal, não quero parecer ser aqui um super-homem ou super-teacher. Mas, ainda que eu seja um mero private teacher, a questão pra mim sempre é: será que eu não posso fazer mais com o que eu já tenho? E a resposta é quase sempre sim. Recentemente tenho usado alguns textos de Literatura Americana desde as primeiras formas de expressão literária neste Novo Mundo. Para minha surpresa, o que parecia ser algo pouco ou de nenhuma importância, na verdade despertou o interesse dos alunos. Como isso toma muito tempo, deixei que a maior parte do trabalho e discussão fosse feita através de pesquisa e reflexão do aluno. Sugeri a eles que pesquisassem a respeito do autor na internet ou livros, bem como suas obras e comentários, principalmente aquela obra que discutiríamos. Coloquei algumas perguntas de reflexão como homework e em sala apenas tirávamos as dúvidas e discutíamos as questões mais relevantes. Por enquanto, tem dado certo. E tenho muitos planos pela frente, assim que tiver o tempo mais livre.

É isso, por enquanto colegas,
Forte abraço, e desejo de sucesso a todos.
Marcos Manso

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.