VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]234 ]
Subject: parte1


Author:
miriam
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 06:56:11 02/28/03 Fri
In reply to: Marcos Manso 's message, "Seminário CALL - 24/Fev a 01/Mar - O Uso de Ferramentas Tecnológicas Que Impulsionam a Aprendizagem" on 14:15:45 02/22/03 Sat

Respondendo a primeira pergunta, creio que podemos sim desenvolver projetos semelhantes ao apresentado no texto, mas aí esbarramos na sua segunda pergunta, pois iniciativa e criatividade é o que não falta na nossa cultura, mas na maioria das vezes falta oportunidade de colocar este ‘caldeirão borbulhante’ de idéias em prática por questões meramente econômicas. Como o próprio autor coloca, muitos dos recursos propostos são programas caros e necessitam de computadores de última geração para funcionarem na sua totalidade. Mais de uma vez já tivemos colegas no nosso curso reclamando, se justificando ou compartilhando de uma ansiedade provocada pela incapacidade das suas máquinas em exercer as tarefas propostas por eles. A tecnologia é fascinante, mas a cada vez que me delicio com um upgrade, com a aquisição de um novo recurso, milhares de outros estão sendo lançados no mercado, me colocando de novo atrás do mercado tecnológico. Este é uma questão pessoal, e quando isto é verdade no nosso ambiente de trabalho? As escolas hoje estão cientes que sem tecnologia não dá, mas pode ainda não ser prioridade. Muitos dos meus projetos ficam engavetados porque não tenho como colocá-los em prática na escola aonde trabalho, simplesmente por não ter acesso ao equipamento necessário, claro que já coloquei isto para a direção da escola, que admira meu esforço e me incentiva a continuar batalhando, mas sempre escuto que a escola sabe da importância, mas.....a prioridade de investimento é outra neste momento econômico do país, blá blá blá....Talvez o problema seja social e cultural também, afinal o investimento está sempre sendo ‘postponed’.
To be continued......

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> [> Subject: parte2


Author:
miriam
[ Edit | View ]

Date Posted: 06:57:55 02/28/03 Fri

continuando....
Outro ponto relevante é que nem todos os meus colegas de trabalho levantam a bandeira do uso da tecnologia, por comodidade, medo do novo, falta de intimidade com tecnologia ou simplesmente preguiça de correr atrás. Prefiro acreditar que é medo do novo e/ou falta de intimidade com a máquina. Cabe então a sua terceira pergunta, acredito que a internet definitivamente não é uma onda que passa como muitas pessoas gostam de pensar devido aos pontos mencionados, estas pessoas preferem ficar quietinhas esperando a onda ir embora, mas como seu xará Marcos coloca, como imaginar a vida sem a caneta esferográfica? Menos drasticamente falando, como imaginar uma aula de idiomas sem um aparelho de cd? Ou um vídeo? Em um futuro muito próximo, creio que falaremos da mesma maneira da internet. Por isto estou aqui nesta sexta-feira de carnaval, tentando aprender com você e com nossos colegas, para quando este tempo chegar o meu angu já estar prontinho, como diria minha mãe!!!! Estou começando a variar, deve ser o carnaval chegando...Finalizando e voltando a sua primeira pergunta, a forma como podemos desenvolver um projeto colaborativo, as possibilidades são infinitas, eu começaria inferindo da turma a ser trabalhada o assunto de interesse deles e então a partir daí iria ver o recurso mais viável no momento para poder desenvolver o projeto proposto, pois idéia boa inviável dentro do contexto de ensino vira idéia inexeqüível, certo?
Super abraço e bom carnaval que ninguém é de ferro!!!!
Miriam
ps: não alcancei o que você quis dizer com ‘menteval’??????
[> [> [> Subject: Re: parte2


Author:
Maristela
[ Edit | View ]

Date Posted: 13:32:22 03/01/03 Sat

"Outro ponto relevante é que nem todos os meus colegas
de trabalho levantam a bandeira do uso da tecnologia,
por comodidade, medo do novo, falta de intimidade com
tecnologia ou simplesmente preguiça de correr atrás.
Prefiro acreditar que é medo do novo e/ou falta de
intimidade com a máquina."

São várias as questões que podem propiciar o não uso do computador na aprendizagem. Bem, a questão está relacionada também ao aspecto cultural, pois deve-se refletir (refletir-usar) sobre a importância desse tipo de aprendizagem, envolver mais e mais as pessoas envolvidas com a Educação, ter estrutura física e de manutenção, uma política educacional e ter profissionais que tenham autonomia (e que se arrisquem mais)para usar a máquina de maneira mais colaborativa/cooperativa.... Logo, relaciona-se também à uma cultura de aprender...

Maristela
[> [> [> Subject: Re: parte2


Author:
regina brito
[ Edit | View ]

Date Posted: 16:27:04 03/01/03 Sat

>continuando....
>Outro ponto relevante é que nem todos os meus colegas
>de trabalho levantam a bandeira do uso da tecnologia,
>por comodidade, medo do novo, falta de intimidade com
>tecnologia ou simplesmente preguiça de correr atrás.
>Prefiro acreditar que é medo do novo e/ou falta de
>intimidade com a máquina. Cabe então a sua terceira
>pergunta, acredito que a internet definitivamente não
>é uma onda que passa como muitas pessoas gostam de
>pensar devido aos pontos mencionados, estas pessoas
>preferem ficar quietinhas esperando a onda ir embora,
>... como imaginar uma aula de idiomas sem um
>aparelho de cd? Ou um vídeo? Em um futuro muito
>próximo, creio que falaremos da mesma maneira da
>internet.

Concordo plenamente com vc. Miriam. Tudo é uma questão de tempo até que essa tecnologia chegue a mais pessoas e que os mais resistentes possam aceitá-la sem maiores conflitos.
Um abraço,
Regina.
[> [> Subject: Re: parte1


Author:
Marcos Manso
[ Edit | View ]

Date Posted: 17:33:16 03/01/03 Sat

"O uso de computadores e internet deve se tornar corriqueiro, parte da nossa vida diária ao ponto de se tornar imperceptível.” Marcos Racilan

”Não tem como ver o computador como uma onda, mas como um instrumento de mediação que, com certeza, acelera a aprendizagem e a construção da autonomia.” Maristela

“...mas na maioria das vezes falta oportunidade de colocar este ‘caldeirão borbulhante’ de idéias em prática por questões meramente econômicas.... mas a cada vez que me delicio com um upgrade, com a aquisição de um novo recurso, milhares de outros estão sendo lançados no mercado, me colocando de novo atrás do mercado tecnológico.” Miriam

Oi colegas,

Concordo com vocês todos. Existem alguns fatores que são perturbadores para a implementação de novas idéias e projetos. Mas ao mesmo tempo eu fico pensando: quando começo a ficar meio revoltado com coisas desse tipo, falta de recursos, de iniciativa, de apoio, etc., eu começo a voltar para dentro de mim mesmo e me perguntar: Bem, já que uma solução iminente de fora parece meio improvável, o que é que eu posso fazer?

Deixe-me dar-lhes um exemplo: Independentemente de acesso a internet, e após alguns upgrades e melhorias, além de inúmeros programas baixados pela internet e outros que adquirimos ao longo de nossa vida computacional, eu às vezes páro e me pergunto: muito bem seu Marcos, de tudo o que você já adquiriu em termos de teoria, hecimento e tecnologia, o que é que você já usou com os seus alunos e para os seus alunos? será que você poderia ter usado mais o recursos do seu próprio computador? quantos por cento daqueles megas de programas em HD e discos diversos que tem você tem usado efetiva e diretamente aos seus alunos? Que uso você já fez do recurso de e-mail e trabalhou com seus alunos de forma assincrônica em alguma atividade ou projeto que fosse assim possível? Depois de uma certa preocupação, vem aquela frase de Karen Horney: “Concern should drive us into action and not into depression.", e depois uma mais desafiadora ainda: "Great minds have purposes, others have wishes." Washington Irving. E a próxima pergunta tem que ser: o que é que posso fazer hoje e agora? Quer recurso posso usar hoje com meus alunos? O que é que tenho? Cinco pãezinhos e dois peixinhos? Então, que tal fazer um milagre? Afinal: "Little drops of water, little grains of sand/Make the mighty ocean, and the pleasant land." (Julia Carney) e "Great things are not done by impulse, but by a series of small things brought together." (Vincent van Gogh).

Please, não me entendam mal, não quero parecer ser aqui um super-homem ou super-teacher. Mas, ainda que eu seja um mero private teacher, a questão pra mim sempre é: será que eu não posso fazer mais com o que eu já tenho? E a resposta é quase sempre sim. Recentemente tenho usado alguns textos de Literatura Americana desde as primeiras formas de expressão literária neste Novo Mundo. Para minha surpresa, o que parecia ser algo pouco ou de nenhuma importância, na verdade despertou o interesse dos alunos. Como isso toma muito tempo, deixei que a maior parte do trabalho e discussão fosse feita através de pesquisa e reflexão do aluno. Sugeri a eles que pesquisassem a respeito do autor na internet ou livros, bem como suas obras e comentários, principalmente aquela obra que discutiríamos. Coloquei algumas perguntas de reflexão como homework e em sala apenas tirávamos as dúvidas e discutíamos as questões mais relevantes. Por enquanto, tem dado certo. E tenho muitos planos pela frente, assim que tiver o tempo mais livre.

É isso, por enquanto colegas,
Forte abraço, e desejo de sucesso a todos.
Marcos Manso


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.