Author:
Maristela
[ Edit | View ]
|
Date Posted: 14:20:45 12/21/02 Sat
"Andei pesquisando o termo "panóptico" e descobri que
ele não foi criado por Foucault, mas foi usado por ele
como metáfora para sua teoria."
Ok Marcos! Valeu a dica!
O "panopticon" era um tipo de prisão de 1800s, na qual uma pesssoa podia observar, a fim de controlar, todos os prisioneiros durante todo o tempo sem ser visto. Podemos considerar essa estrutura como a sala de aula/aula? Nesse sentido, o professor (metáfora para o guarda) observa/vigia/controla os alunos (metáfora para prisioneiros), a fim de controlá-los (Warschauer e Lepeintre, 1997. p.5)
Mas, para Padilha (2001, p. 1),
"[o] planejamento em educação só faz sentido quando elaborado a partir das relações mais fundamentais da escola, da relações da sala de aula, que Padilha chama de "Círculo de Cultura", utilizando a expressão de Freire. "Aula" tornou-se, há muito tempo, uma palavra estreita, pobre para caracterizar a complexa atividade que se dá na escola. Paulo Freire, ao falar em "Círculo de Cultura" já hazia percebido isso há 50 anos."
Logo, as relações interpessoais em Focault são controladas (behavioristas)pelo "dono do poder" e em Freire são desenvolvidas, a fim de propiciar aos participantes da aprendizagem, aluno(s) e professor(es), uma maior consciência, responsabilidade, autonomia e aprendizagem (sócio-construtivista). Mas, "ninguém liberta ninguén, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão." (Freire,1983, p. 27). Liga-se, então, essa citação à aprendizagem que é co-construída, colaborativamente, pelos interlocutores reais e/ou virtuais, já que a mesma é dialógica. O poder, aqui, está em o aluno desenvolver/co-construir sua autonomia/aprendizagem.
Percebe-se na aprendizagem mediada por computador, e também no hipertexto, que o indivíduo (aluno ou não) busca seu caminho, sua aprendizagem, construindo seu conhecimento, a partir de suas necessidades, interesses, diversas possibilidades. A relação entre os interlocutores virtuais, por mais que tente ser controlada, é bastante livre, devido às características dessa aprendizagem virtual, que pode propiciar uma maior consciência, responsabilidade, autonomia e aprendizagem no processo do "Circulo da Cultura".
Não há dúvida de que o computador é um "forte" e ncessário instrumento nesse processo.
Um ótimo final de ano a todos!
Maristela
Referências Bibliográficas
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
PADILHA, 2001. < http://www.paulofreire.org.documenta.htm >
WARSCHAUER,M. & LEPEINTRE, S (1997)
< http://www.gse.uci.edu/markw/freire.htmlv >
|