VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]
Subject: Freire e Foucault - 16 a 21 de Dezembro


Author:
Roseane Gonçalves
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 17:43:33 12/23/02 Mon

Atividade da semana: discuta os modelos de relações interpessoais segundo Freire e Focault e suas implicações no ensino mediado por computador. Tentem completar com outros textos.
Vera e colegas,
Não sei se ainda tenho o direito de deixar meu comentário sobre esta tarefa afinal estou um pouco atrasada. Mas Gostaria que soubessem que foi por um motivo de saude já que fiquei quase doze dias internada num hospital por motivo de pneumonia. Infelismente eu não tinha acesso a um computador.
Bom, O ensino aprendizagem de uma LE mediado por computador , tem provocado pesquisas e discursões. Muitos professores de idiomas e pesquisadores tem reportado evidencias de igualdade nas comunicações eletronicas (on line ).
Outros tem discutido como que as comunicações on-line podem itensificar o controle ocular de um eletronico panoptismo Foucaultiano ou segundo Freire libertar o aprendiz para o seu processo de aprendizagem tornando o capaz de seguir os seus proprios passos ( caminho para a autonomia acredito eu ) .
Segundo alguns autores o resultado dessas análises indica que há muitas variações na comunicação mediada por computador as quais podem ser usadas com dificuldade. Relatam também que existe uma improbabilidade muito alta que qualquer modelo para comunicação on line pode ser desenvolvida a qual está completamentemente segura de descomforto. Entretanto tais descomfortos podem resultar num profundo entendimento de ambos professores e aprendizes de uma natureza de educação, comunicação, e poder.
Apesar da filosofia de educação libertadora de Freire , as vezes mal interpretada já que alguns acreditam que os aprendizes devem ficar "soltos ". Para Paulo Freire ( 1985:76 ) ,afirma que professor e aluno não possuem o mesmo papel na educação. O professor para ser um libertador precisa antes de tudo reconhecer a diferença entre autoridade e autoritarismo. Ele será sempre uma autoridade no processo educativo mas não quer dizer que tenha que usar o poder do controle da situação. E sim através do papel de faciltador onde o aprendiz possa se sentir a vontade para interrogar, discutir e até mesmo discordar.
Mas segundo o Foucault o controle deve ser exercido, tendo o professor o "completo controle da situação." Isto implica no processo aprendizagem a prisão de professores e aprendizes. O professor sempre monitorando seja qual for a situação (estruturas gramaticais , grupos de listas etc). O
Panoptismo gera conflito constante. mas não um conflito libertador. E sim um conflito de baixa estima, desistencia e sentimento de derrota. Já segundo a educação libertadora de Paulo Freire a discursão também gera conflito. Mas um conflito saudável onde professor e aprendizes tem liberdade de expressar , discordar , criar expor idéias e pensamentos os quais geram cumplicidade, crescimento conjunto de ambos.

Language learning through social computing ( pp.67-89).

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.