VoyForums

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]34 ]
Subject: Re: seminário CALL - The impact of CALL instruction on classroom computer use


Author:
Maristela
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 01:08:06 02/23/03 Sun
In reply to: claudia neffa 's message, "seminário CALL - The impact of CALL instruction on classroom computer use" on 03:59:31 02/16/03 Sun

A instrução formal na minha experiência com CALL foi pouquíssima e o que aprendi de computador foi usando-o, foi para desenvolver trabalhos mais de escrita e buscas/consultas on line, foi uma necessidade e uma motivação intrínseca e extrínseca.

Atualmente, como professora, estou usando (iniciando) mais a aprendizagem mediada por computador, porque acredito que essa é também um maneira eficaz de o aluno tornar–se mais autônomo e co-construir seu conhecimento e acredito que esse processo é bem mais longitudinal, conforme sugerido por Egbert (2002,p.5). Além disso, em uma das instituições que trabalho há, atualmente, uma fortíssima política de incentivo de uso da internet, computador, aprendizagem on line e isso é muito bom, pois acredito que a partir de uma atitude positiva/suporte em relação à aprendizagem mediada por computador, um trabalho com o CALL mais cooperativo e colaborativo pode ser iniciado/desenvolvido. Mas, essa é só uma das variáveis que podem interferir nesse processo.

Acredito que trabalhar atividades de WebQuest é um dos caminhos para otimizar o uso do CALL., bem como propiciar ao aluno refletir (refletir-agir) sobre diversos cursos on line, diversos sites de língua inglesa, a fim de o mesmo familiarizar-se mais com esse tipo de aprendizagem. Projetos de investigação on line também se apresentam positivamente nesse processo.

Outra maneira de otimizar o uso do CALL é “dando/recebendo” feedback escrito dos alunos via e-mail, já que nessa eles podem usar mais a língua, de uma maneira mais autêntica. Trabalhar com atividades on line que proponham solução de problemas também se apresenta como atividade positiva e essa pode ser desenvolvida não individualmente, mas em grupo, “peer colaborativon, (Eghbert, 2002, p. 4). Propiciar ao aprendiz escolher o horários de desenvolver sua atividade on line significa também propiciar ao mesmo maior liberdade de escolha e maior responsabilidade. Isso significa dizer que aprendizagem mediada por computador, no meu contexto, iniciaria com algumas aulas presenciais (1 ou 2), a fim de propiciar orientações aos alunos e depois partiria para aulas on line e acredito que esse proposta pode funcionar bem para que o aluno seja mais autônomo e co-construa seu conhecimento. Atividades de usar um content based software, homepage, conferências eletrônicas são atividades possíveis de um curso on line (Eghbert, 2002, p. 11).

O uso do CALL no ambiente educacional é totalmente necessário na nossa atualidade, pois esse é um mediador de aprendizagem que propicia a maior autonomia do aprendiz, característica fundamental para a co-construção do conhecimento. Logo, através da “peer colaboration”, das diversas possibilidades de atividades on line, deve-se propiciar ao aprendiz usar o computador para aprender a aprender e isso significa que eles devem usá-lo também fora do ambiente educacional (Eghbert, 2002, p. 3)

Acredita-se que a aprendizagem mediada por computador deve fazer parte de uma política maior de aprendizagem. Mas, mesmo se isso não tiver acontecer, o papel do professor é provocar nos alunos uma reflexão inicial sobre o tópico e acredito que qualquer resultado/motivação positiva deles pode ser o primeiro de uma série de ações nesse sentido. Não consigo mais ver a aprendizagem de uma língua estrangeira sem ligá-la a mediação do computador.

Um abraço.
Maristela

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> Subject: Re: seminário CALL - The impact of CALL instruction on classroom computer use


Author:
Stella Lima
[ Edit | View ]

Date Posted: 04:05:21 02/23/03 Sun

Oi, Cláudia.

Venho utilizando CALL há algum tempo, mas até antes do início desta disciplina não havia me aprofundado na parte teórica.Participei de alguns cursos que enfatizavam mais a prática do que a teoria.Tenho aprendido muito com a experiência de colegas também.

Atualmente trabalho em uma escola que esta oferecendo desde o segundo semestre de 2002,cursos presenciais + virtuais. O foco principal para a sala de aula é o speaking. O listening, reading e writing são desenvolvidos através das atividades virtuais. O programa oferece condições para que o professor acompanhe bem de perto a participação e desempenho dos alunos.

Ainda não temos como fazer uma avaliação real dos resultados desta forma de aprendizagem por ser ainda muito recente, mas, posso afirmar que é uma forma que encanta os alunos.Muitos deles costumam ir além, fazendo outras atividades que não são exigidas pelo professor.
Um abraço
Stella.


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.