VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]34 ]
Subject: Re: seminário CALL - The impact of CALL instruction on classroom computer use


Author:
Regina Brito
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 19:47:41 02/22/03 Sat
In reply to: claudia neffa 's message, "seminário CALL - The impact of CALL instruction on classroom computer use" on 03:59:31 02/16/03 Sun

Cara Cláudia.

Com relação à instrução formal, acho que a mesma seja muito importante para a real capacitação do profissional. Na época em que fiz minha graduação nós ainda éramos preparados somente para aulas presenciais. É pena que tive poucas oportunidades para aprender e treinar antes de usar. Tive que ir quebrando a cabeça mesmo. Acredito que a grande diferença está na motivação, ou melhor, na vontade de se utilizar o processo. A instrução formal entra no caso, como um fator propulsor e talvez facilitador. Se não há vontade por parte do professor, mesmo que ele tenha instrução de como, não fará uso real deste recurso.

No momento não estou fazendo uso do CALL. Mas já utilizei. Semestre passado eu tive a oportunidade de trabalhar em um curso semipresencial e semivirtual. Ou seja, durante as aulas em sala a ênfase era mais no speaking, enquanto que no virtual eram trabalhadas as habilidades de listening, reading e writing. Foi bem interessante, embora alguns alunos adolescentes ficassem com uma certa preguiça pelo fato do excesso de atividades e o curto prazo para a entrega das mesmas, e outros de mais idade tivessem dificuldade com o estudo pelo computador. Acredito que, em parte, este problema tenha ocorrido porque o curso semivirtual não foi uma opção dos alunos mas sim uma imposição da escola.

É indiscutível a importância do uso do CALL em sala de aula. O aumento da autonomia, da motivação, da reflexão crítica, etc, são pontos extremamente relevantes para o desenvolvimento do aluno.

Um abraço e desculpe a demora,
Regina.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> Subject: Re: seminário CALL - The impact of CALL instruction on classroom computer use


Author:
Maristela
[ Edit | View ]

Date Posted: 01:08:06 02/23/03 Sun

A instrução formal na minha experiência com CALL foi pouquíssima e o que aprendi de computador foi usando-o, foi para desenvolver trabalhos mais de escrita e buscas/consultas on line, foi uma necessidade e uma motivação intrínseca e extrínseca.

Atualmente, como professora, estou usando (iniciando) mais a aprendizagem mediada por computador, porque acredito que essa é também um maneira eficaz de o aluno tornar–se mais autônomo e co-construir seu conhecimento e acredito que esse processo é bem mais longitudinal, conforme sugerido por Egbert (2002,p.5). Além disso, em uma das instituições que trabalho há, atualmente, uma fortíssima política de incentivo de uso da internet, computador, aprendizagem on line e isso é muito bom, pois acredito que a partir de uma atitude positiva/suporte em relação à aprendizagem mediada por computador, um trabalho com o CALL mais cooperativo e colaborativo pode ser iniciado/desenvolvido. Mas, essa é só uma das variáveis que podem interferir nesse processo.

Acredito que trabalhar atividades de WebQuest é um dos caminhos para otimizar o uso do CALL., bem como propiciar ao aluno refletir (refletir-agir) sobre diversos cursos on line, diversos sites de língua inglesa, a fim de o mesmo familiarizar-se mais com esse tipo de aprendizagem. Projetos de investigação on line também se apresentam positivamente nesse processo.

Outra maneira de otimizar o uso do CALL é “dando/recebendo” feedback escrito dos alunos via e-mail, já que nessa eles podem usar mais a língua, de uma maneira mais autêntica. Trabalhar com atividades on line que proponham solução de problemas também se apresenta como atividade positiva e essa pode ser desenvolvida não individualmente, mas em grupo, “peer colaborativon, (Eghbert, 2002, p. 4). Propiciar ao aprendiz escolher o horários de desenvolver sua atividade on line significa também propiciar ao mesmo maior liberdade de escolha e maior responsabilidade. Isso significa dizer que aprendizagem mediada por computador, no meu contexto, iniciaria com algumas aulas presenciais (1 ou 2), a fim de propiciar orientações aos alunos e depois partiria para aulas on line e acredito que esse proposta pode funcionar bem para que o aluno seja mais autônomo e co-construa seu conhecimento. Atividades de usar um content based software, homepage, conferências eletrônicas são atividades possíveis de um curso on line (Eghbert, 2002, p. 11).

O uso do CALL no ambiente educacional é totalmente necessário na nossa atualidade, pois esse é um mediador de aprendizagem que propicia a maior autonomia do aprendiz, característica fundamental para a co-construção do conhecimento. Logo, através da “peer colaboration”, das diversas possibilidades de atividades on line, deve-se propiciar ao aprendiz usar o computador para aprender a aprender e isso significa que eles devem usá-lo também fora do ambiente educacional (Eghbert, 2002, p. 3)

Acredita-se que a aprendizagem mediada por computador deve fazer parte de uma política maior de aprendizagem. Mas, mesmo se isso não tiver acontecer, o papel do professor é provocar nos alunos uma reflexão inicial sobre o tópico e acredito que qualquer resultado/motivação positiva deles pode ser o primeiro de uma série de ações nesse sentido. Não consigo mais ver a aprendizagem de uma língua estrangeira sem ligá-la a mediação do computador.

Um abraço.
Maristela


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.