VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]
Subject: Re: Estratégias de aprendizagem segundo MATTOS


Author:
Elias Cesar
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 12:28:02 01/27/03 Mon
In reply to: Shirlene Bemfica 's message, "ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM- SEMANA 2 (Dias, Mattos)" on 05:05:17 01/27/03 Mon

4 Mattos concluiu em sua pesquisa que quanto mais proficiente é o aluno, maior é o número de estratégias que ele utiliza. Comente.

Olá Shirlene e colegas,

Não concordo com a conclusão de Matos (1999) sobre o fato de que os aprendizes mais proficientes usem mais estratégias que os outros. Os questionários usados para obter essa conclusão não podem ser uma fonte segura para essa afirmação.

Pelo contrário, acredito que os alunos iniciantes no aprendizado de línguas se esforçam mais e exploram mais estratégias que os mais avançados, o inicio desse aprendizado exige do aluno mais concentração e a busca de estratégias para aprende-la, com o uso de dicionários, memorização, música, muita leitura, estratégias de comunicação, etc.

Quanto ao aluno mais proficiente, muitas vezes, ele se acomoda e deixa de lado muita das estratégias usadas antes no início do aprendizado. Na verdade, não podemos generalizar, mas levar em consideração os vários fatores que influenciam o uso de estratégias: o conhecimento prévio do aluno (Dias 1996), o interesse pessoal, a motivação, o professor, o ambiente na sala de aula, a metodologia, o ambiente familiar, etc.

Não importa se proficiente ou não, iniciante ou avançado, seja qual for o nível, são esses e outros fatores que influenciam o aluno a usar ou não estratégias para o seu aprendizado.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> [> Subject: Re: resposta ao Elias e ao grupo


Author:
Shirlene Bemfica
[ Edit | View ]

Date Posted: 04:36:53 01/29/03 Wed

" Não concordo com a conclusão de Matos (1999) sobre o
>fato de que os aprendizes mais proficientes usem mais
>estratégias que os outros."

Elias e grupo, gostaria primeiro de agradecer a participação intensa com questionamentos e leituras complementares. Quanto ao resultado da Mattos, temos a sorte de ter a autora aqui na UFMG. Discutimos a respeito ontem e ela me disse que este foi o resultado que ela encontrou com um grupo x de alunos em uma realidade y e que este resultado pode ser questionado, mas que com uma outra pesquisa. Fica aí a dica!

Segundo ela o objetivo dela com esta pesquisa era verificar se sua hipótese se confirmava. "Hipótese: aprendizes de nível avançado usam mais as estratégias indiretas, enquanto que aprendizes de nível iniciante usam mais as estratégias diretas." e para sua surpresa sua hipotese não se confirmou. Neste estudo específico, alunos mais proficientes utilizaram mais estratégias que os iniciantes.


>" Quanto ao aluno mais proficiente, muitas vezes, ele se
>acomoda e deixa de lado muita das estratégias usadas
>antes no início do aprendizado."

Concordo com você Elias, em uma referência, acredito que Brown (1994), se alguem souber, interceda por mim, mostra que o aprendiz de uma segunda língua, vai se desenvolvendo e quando chega a um determinado estágio, este desenvolvimento se estabiliza, tornando se mais linear. Quanto ao uso de estratégias neste momento não tenho certeza, mas acredito que ele irá utilizá-las da mesma forma, mas não com tanta intensidade e dependendo de como ele começou a utilizar estas estatégias. Uma vez que o aluno utiliza estas estratégias de forma errada, não contribuindo para a aprendizagem, ele pode se tornar dependente e permanecer no erro.

Um abraço,
Shirlene
>


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.