VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]
Subject: Re: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM- SEMANA 2 (Dias, Mattos)


Author:
Silvana
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 16:55:07 01/27/03 Mon
In reply to: Shirlene Bemfica 's message, "ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM- SEMANA 2 (Dias, Mattos)" on 05:05:17 01/27/03 Mon

Shirlene e colegas,

1) Estudos têm enfatizado muito a importância da autonomia do aprendiz para que a aprendizagem da língua possa ocorrer com sucesso. Um dos elementos que pode muito contribuir para essa autonomia é o uso eficiente de estratégias de aprendizagem. Portanto, é importante que mudanças sejam feitas na instrução formal, ou seja, que seja aberto um espaço na instrução formal para que essas estratégias de aprendizagem e muitos outros fatores (estilos de aprendizagem, fatores culturais, sociais, etc...), que podem muito contribuir para aprendizagem da língua do aprendiz, possam ser implementados.


2) Acho que o bom aprendiz é aquele que se interessa pelo seu processo de aprendizagem e não deixe a responsabilidade de sua aprendizagem somente nas mãos do professor. Uma vez envolvido com seu processo de aprendizagem, ele busca oportunidades para praticar a língua tanto dentro como fora de sala de aula, busca diversas fontes de informação, não tem medo de cometer erros e aproveita os mesmos em seu benefício.

3) Estratégias metacognitivas envolvem planejamento, reflexão sobre o processo de aprendizagem, monitoramento, avaliação da aprendizagem. Estratégias cognitivas são mais limitadas às atividades específicas de aprendizagem e envolvem manipulações mais diretas do material de aprendizagem propriamente dito.
Essas duas categorias de estratégias de aprendizagem são muito importantes porque elas se complementam.

4) Na minha opinião essa afirmação de Mattos é um pouco delicada. Cohen (1998) em um de seus estudos, mostra que alunos mais proficientes utilizaram um maior número de estratégias de aprendizagem e em um outro estudo, aluno menos proficientes utilizaram mais. O que Cohen conclui é que não importa o número de estratégias utilizadas, mas sim a qualidade, ou seja, o aprendiz pode utilizar menos estratégias de aprendizagem com maior eficiência. Com relação a esta questão, acho que vários fatores devem ser levados em consideração, como por exemplo o tipo de atividade, tipo de estratégias utilizadas, etc.

5) As estratégias de comunicação estão relacionadas com a produção comunicativa. Portanto essas estratégias são todas as ações tomadas para que não haja quebra na comunicação ou para se mandar uma mensagem clara na segunda língua. Acho que o que pode ocorrer de negativo é uma transferência negativa, ou seja uma interferência da língua materna.

Bibliografia

COHEN, Andrew D. Strategies in learning and using a second language. London and New York: Longman, 1998. Chapter 2. Second language learning and language use strategies; p.3-23.

BROWN, D. H. Principles of Language Learning and Teaching. (3rd edition) – Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, 1993.

Um abraço,
Silvana

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> [> Subject: Re: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM- SEMANA 2 (Dias, Mattos)


Author:
Vera Menezes
[ Edit | View ]

Date Posted: 17:56:15 01/27/03 Mon

Silvana e Elias criticam a posição a equação "mais estratégias=mais aprendizagem". Eu também já afirmei isso em artigo sobre o tema, mas depois que mergulhei na teoria dos sistemas complexos vejo que as coisas não são tao lineares assim. Para alguns alunos a equação +=+ pode ser verdadeira e para outros a boa utilização de um número menor de estratégias pode levar a resultados muito positivos.

Vera
[> [> [> Subject: Re: a equação


Author:
Shirlene Bemfica
[ Edit | View ]

Date Posted: 05:10:57 01/29/03 Wed

Olá Vera e grupo,
Agradeço sua contribuição,
e acredito que esta equação não se confirma devido as diferenças individuais de cada um, cada um vai aprender de uma forma. Ou cada um vai utilizar diferentes meios que vão garantir ou não a aprendizagem, o aluno pode estar utilizando estratégias e não alcaçando o sucesso por influência de outros fatores.
Um abraço,
Shirlene
[> [> Subject: Re: Silvana e grupo


Author:
Shirlene Bemfica
[ Edit | View ]

Date Posted: 04:59:10 01/29/03 Wed

"Acho que o bom aprendiz é aquele que se interessa
>pelo seu processo de aprendizagem e não deixe a
>responsabilidade de sua aprendizagem somente nas mãos
>do professor."
Olá Silvana e grupo,

Acredito que na resposta um você ganhou a 1 e 2 porque para se ter este esteriótipo de aluno, mudanças devem ocorrer na instrução formal, porque a probabilidade do aluno mudar sozinho é muito pequena e a instruçâo formal é um fator muito forte que vai influenciar nas crenças destes alunos e também nas do professor.

Quanto ao uso das estratégias de comunicação, também a instrução formal que este aluno recebe vai influenciar na forma que ele vai utilizar estas estratrégias e também a concepção de língua que ele tem, digo, se ele aprende a lingua para a comunicação.

>Um abraço,
>Shirlene
[> [> [> Subject: Re: Silvana e grupo


Author:
Denise Araújo
[ Edit | View ]

Date Posted: 17:55:33 01/29/03 Wed

>Acredito que na resposta um você ganhou a 1 e 2 porque
>para se ter este esteriótipo de aluno, mudanças devem
>ocorrer na instrução formal, porque a probabilidade do
>aluno mudar sozinho é muito pequena e a instruçâo
>formal é um fator muito forte que vai influenciar nas
>crenças destes alunos e também nas do professor.
>
Prezada Shirlene

Acredito na grande potencialidade da instrução formal como condição importante para mudanças das percepções que professores e aprendizes trazem para a sala de aula sobre linguagem, aprender e ensinar uma LE e, mais particularmente, sobre os seus papéis no processo. Acredito ainda que a instrução voltada para o treinamento / desenvolvimento de estratégias tem o grande potencial de mudar tais concepções no sentido de permitir aos professores (digo em pré-serviço e em serviço) maior conscientização sobre as aplicações e utilidades das estratégias para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem e, no caso dos aprendizes, empoderá-los no sentido de dar-lhes as ferramentas para gerenciarem / controlarem a aprendizagem.

Um abraço,

Denise
[> [> Subject: Re: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM- SEMANA 2 (Dias, Mattos)


Author:
Maristela
[ Edit | View ]

Date Posted: 21:50:16 01/31/03 Fri

"As estratégias de comunicação estão relacionadas
com a produção comunicativa. Portanto essas
estratégias são todas as ações tomadas para que não
haja quebra na comunicação..."

Mas, na linguagem há quebra de comunicação, tomada/trocas de turnos, hesitações... Ela é feita por interrrupções, por mudanças de tópicos...

"ou para se mandar uma mensagem clara na segunda língua."

A mensagem é o enunciado que é co-construído pelos interlocutores, a partir de seus conhecimentos prévios, partilhados, culturais, tempo-espaço, condições de produção, estrutura psico-social e interacionista desses...

"Acho que o que pode ocorrer de negativo é uma transferência negativa, ou seja uma interferência da língua materna."

Será que a língua materna do aprendiz não é o suporte do aprendiz? Será que o aluno não a usa como uma interferência interlingual? Onde fica o papel da análise contrastiva da língua mãe com a segunda língua? Será que a maior fonte de "mistakes" não é intralingual em vez de ser interlingual?

Silvana, um abraço.
Maristela


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.