VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]
Subject: Re: A Construção da Identidade nas homepages de adolescentes


Author:
Marcos Manso
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 18:46:54 01/29/03 Wed
In reply to: Junia Braga 's message, "Re: A Construção da Identidade nas homepages de adolescentes" on 16:06:22 01/29/03 Wed

Olá Júnia e colegas,

Bricolagem é uma idéia interessante pois ela envolve dois processos cognitivos conhecidos: o kinestético e o tátil, sem detrimento dos demais. Há poucos anos atrás, durante uma feira de exposições de cultura e turismo, observei que o ‘stand’ que mais chamou a atenção dos visitantes era um dos mais simples e que envolvia uma idéia milenar de manipulação do barro, a modelagem. Competindo com ele haviam stands com videokê (uma novidade na época), stands com cartazes e fotos de lugares maravilhosos de se conhecer e viajar, etc. Mas aquele especificamente promovia um contato direto com algo significativo (a terra), de uma forma simples e suave (apenas controlar as mãos que deslizavam sobre o barro enquanto o prato girava), além de estar bem próximo e ao alcance (não era uma imagem ou foto de uma lugar que jazia a dezenas ou centenas de quilômetros distantes), bem como ser accessível (não custava uma fortuna, pois o curso era barato), imediato ( bastava inscrever-se e começar a aprender e fazer) e muito prazeroso.

Assim creio que também deve ser a aprendizagem: significativa, simples, suave, próxima, accessível e ao alcance, imediata e prazerosa. Como observa Chandler e Roberts-Young, as ‘homepages’ são montadas e não simplesmente escritas. Assim elas são uma boa oportunidade de se desenvolver a criatividade. Ainda que haja uma apropriação de elementos já prontos (em muitos casos) são incluídas ali as características próprias daquele que constrói mescladas com adaptações feitas a partir de incorporações, mas que devem ser devidamente organizadas de forma lógica e que constitua algo pessoal ou próprio.

Abraços,
Marcos Manso

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> [> Subject: Re: A Construção da Identidade nas homepages de adolescentes


Author:
paisoliveira (Sergio)
[ Edit | View ]

Date Posted: 16:31:08 01/30/03 Thu

Júnia e colegas,
Obrigado pela sua contribuição. Seus comentários são sempre muito ricos p/ o nosso fórum.

“O gênero da hp parece já ser percebido pelos alunos que incluem o aspecto ‘Who am I ‘, característico das hps pessoais, em suas hps . È interessante percebermos como os gêneros são vinculados à vida cultural e social.”

Concordo com tudo que você disse. Os alunos se auto apresentam usando “emprétimos” como animações, imagens, ícones e textos que estão disponíveis no ambiente virtual, e que são de domínio público. A homepage é uma “colcha de retalhos” que os jovens (adultos também) constroem trazendo elementos das experiências do mundo material para o mundo virtual. O trabalho de bricolage é essencial para compreendermos a construção de identidade nas homepages. É nítido notar as preferências dos autores, gostos, seus ídolos, comportamentos e outros pontos. Pennebaker (1997) ainda acrescenta ”as a médium of self expression and self construction, the personal home page represents important and potentially beneficial variants of our intrapersonal communication.”

Abraços,
Paisoliveira


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.