VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]
Subject: Re: A Construção da Identidade nas homepages de adolescentes


Author:
Adriana Sales
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 04:47:49 01/31/03 Fri
In reply to: paisoliveira (Sergio) 's message, "A Construção da Identidade nas homepages de adolescentes" on 17:12:46 01/26/03 Sun

Pessoal,

“A tarefa será analisar e comparar 2 ou mais homepages elaboradas por alunos do 1ª ano do Ens. Médio discutindo os principais pontos teóricos do texto, apontando alguns elementos da teoria de Chandler como análise”.

Chandler afirma a construção de homepages envolve bricolagem. Os alunos e o web designer utilizaram imagens, textos, letras de músicas, retirados/copiados de outras fontes ou sites. E ao se decidirem por uma determinada imagem ou texto, fizeram modificações de acordo com o gosto ou objetivos. Este fator eu achei muito interessante citar, pois as opções de bricolagem na internet e na construção de homepages são infinitas. E proporcionam ao aluno várias opções para a construção das homepages.

Chandler também menciona ‘Web pages identities arise from, or seek to engender, virtual communities which are primarily epistemic based on shared interested and tastes (Willis 1990, 141 ff)’. Ao analisar as homepages dos alunos de Sérgio, pude concordar com a afirmação de Willis. Os alunos produziram páginas de acordo com o público alvo e de com acordo com seus próprios gostos. Gostaria de citar dois exemplos.

1º) Os alunos produziram as homepages aparentemente para jovens (na minha opinião). Como ilustração para o que eu estou dizendo, tomo como exemplo as homepages dos grupos 1A e 1F que usaram fundo preto e vários recursos visuais para chamar atenção dos visitantes. O que seria diferente em sites comerciais ou voltados para adultos, o apelo visual seria diferente.

2º) Nas duas homepages (grupos 1A e 1F) existe uma seção feita por garotas e dirigidas às garotas. Nesta seção é claramente perceptível o uso de imagens delicadas, marcadas com grifos cor-de-rosa. E o conteúdo é voltado para as garotas adolescentes, com dicas de beleza entre outros.

“Será que “Bricolage” desenvolve alguma habilidade?”

Falando em bricolagem, acredito que no desenvolvimento de habilidades sim! Principalmente se levarmos em conta a construção de páginas pessoais. Vou citar um exemplo que conheci de perto. Há algum tempo atrás eu estava à procura de figuras e imagens para colocar em uma homepage. Encontrei através de pesquisa feita no ‘google’ vários sites que oferecem figuras e imagens gratuitas. Ao me aprofundar mais na pesquisa acabei encontrando um grupo de pessoas que além de colecionarem as imagens e figuras, também as manipulavam colocando efeitos, nomes, cores, etc (o que eles chama de gifs animados). Conheci uma lista de discussão camada troca-troca-virtual, onde as pessoas trocam figuras, papéis de carta, papéis de parede, e ensinam aos interessados como manipular estas imagens (colocando movimento, por exemplo). Isto feito através de programas gratuitos, shareware ou comprados (PSP, por exemplo). Através desta minha experiência pude concluir que na criação de homepages pessoais, a pessoa não copia/apropria das imagens, textos e sons da internet somente. Neste caso, o construtor de homepages está sempre editando, modificando o conteúdo de textos, imagens, fontes de acordo com seu gosto pessoal. Visto por este ângulo, a bricolagem desenvolve as habilidades de leitura ou manipulação de imagens, por exemplo.

“Esse tipo de trabalho de elaboração de homepages poderá promover a motivação e a aprendizagem de língua em sala de aula de língua estrangeira?”

Colegas, a elaboração de homepages estimula muito a aprendizagem em língua estrangeira. Acredito que os alunos do nosso colega Sérgio tenham trabalhado duro para produzirem estas homepages, e com certeza tiveram retorno (aprendizagem). O professor quando oferece este tipo de atividade aos seus alunos, não está apenas inovando, mas sim dando-lhes oportunidades de pesquisa, e aprofundamento nos tópicos gramaticais (como é caso das turmas do Sérgio). Os alunos do Sérgio foram além da construção de homepages, com a abordagem de outros assuntos (relacionados ao inglês ou escritos em inglês) como jogos, testes, curiosidade, entre outros. Creio que ao se decidir por uma atividade como esta, o professor não está apenas motivando seus alunos a criarem homepages. Mas também contribuindo para os seus alunos darem os primeiros passos rumo à autonomia. Tornando-os responsáveis pelo conteúdo das homepages, os temas escolhidos, etc.

Sérgio, te parabenizo pela excelente escolha!!!

Abraços,

Adriana Sales

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> [> Subject: Re: A Construção da Identidade nas homepages de adolescentes


Author:
paisoliveira (Sergio)
[ Edit | View ]

Date Posted: 16:10:12 01/31/03 Fri

Adriana,
Obrigado pela sua participação e por você ter analisado as páginas. Não é interessante notar o tanto que o texto de Chandler diz sobre as homepages dos adolescentes? Concordo com vc em muitos pontos e fico satisfeito em saber que minha idéia pode estimular outros professores a fazerem o mesmo.
Abraços,
Sergio


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.