VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]
Subject: Re: Seminário: Avaliação por Portfolio em CALL (10 a 15 de Fev.)


Author:
Vanderlice Sól
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 11:01:34 02/11/03 Tue
In reply to: Marcos Racilan 's message, "Seminário: Avaliação por Portfolio em CALL (10 a 15 de Fev.)" on 17:18:32 02/09/03 Sun

Marcos,

Já tive a oportunidade de trabalhar com portfólios quando lecionei inglês para crianças. Era mais uma coletânea dos trabalhos que os alunos mais gostavam. Era processual e avaliativo, porém, não seguia todos os critérios discutidos por Genessee & Upshur (1996) e Hewitt (1995).

Bem, na verdade, não tenho experiência com portfólio na avaliação em CALL. Mas, caso eu fosse utilizá-los seguiria a sugestão dos autores acima: utilizaria o assessment e o master portfólio . Eu pediria para os alunos registrarem em um CD ou disquete todos os aspectos do desenvolvimento da aprendizagem deles. Enquanto professora orientaria os alunos a utilizarem o portfólio de maneira ativa e interativa; negociaria com os alunos quais seriam os critérios para a avaliação e o número de atividades a serem incluídas no portfólio (por questões de praticidade), e também faria uma revisão periódica destes para dar feedback para os alunos. E neste momento, procuraria não interferir demais nas escolhas dos alunos.

Nas conversas (conferences) seriam o momento ideal para rever o conteúdo do portfólio e poderiam ser feitas listas de discussão em um fórum. E neste momento o aprendiz teria a oportunidade para refletir sobre o seu processo, assumir a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado, reconhecer e apreciar suas conquistas e definir ou redefinir seus objetivos.



Questão 2

Acredito que o uso de portfólios eletrônicos na avaliação seria tão válido quanto em ambientes presenciais. Evidentemente, não podemos nos esquecer da limitação do portfólio , em qualquer ambiente,que é com relação à confiabilidade, porém, há outras vantagens como: interatividade com seu autor; oportunidade para reflexão e feedback; maior potencial para a validade de construto e o caráter de autenticidade.
Concordo com (Hewitt, 1995) que o uso de portfólios eletrônicos pode ser uma oportunidade a mais que o aprendiz tem para sistematizar e elaborar melhor seu pensamento tendo assim um maior refinamento de estratégias. E também, reconheço que problemas técnicos poderão surgir, mas também poderão ser contornados com facilidade.

Um abraço

Vanderlice

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> [> Subject: Confiabilidade


Author:
Marcos Racilan
[ Edit | View ]

Date Posted: 08:07:13 02/12/03 Wed

Olá,

Obrigado pela participação...

>Evidentemente, não podemos nos esquecer
>da limitação do portfólio , em qualquer ambiente,que é
>com relação à confiabilidade,

O que você entende como problema da "confiabilidade" no uso de portfolios?

Abraço,

Marcos Racilan.
[> [> [> Subject: Re: Confiabilidade


Author:
Vanderlice Sól
[ Edit | View ]

Date Posted: 16:40:40 02/13/03 Thu

Oi Marcos,

A confiabilidade trata-se da consistência do que está sendo avaliado. Em um teste confiável você pode esperar que alguém irá obter mais ou menos a mesma pontuação, fazendo o mesmo teste em dias diferentes. No caso do uso de portfólio é importante que o professor seja transparente ao estabelecer os critérios e divulgue-os para que os alunos possam ter acesso a uma avaliação formativa, que acredito ser um dos objetivos do portfólio. Caso o professor não tome estes cuidados, a confiabilidade será afetada.

Espero ter respondido a sua pergunta

Um abraço
Vanderlice

Referência Bibliográfica
WEIGLE, S. C. Assessing writing. Cambridge: CUP.
[> [> [> [> Subject: Re: Confiabilidade


Author:
Lívia fortes
[ Edit | View ]

Date Posted: 11:44:52 02/15/03 Sat

>
>No caso do uso de portfólio é importante que o
>professor seja transparente ao estabelecer os
>critérios e divulgue-os para que os alunos possam ter
>acesso a uma avaliação formativa, que acredito ser um
>dos objetivos do portfólio. Caso o professor não tome
>estes cuidados, a confiabilidade será afetada.
>
>Vanda,
Concordo com você na questão da confiabilidade (você fez o para casa da Laura, hein!). No entanto, acredito que a avaliação por parte do professor quando o instrumento usado é o portfólio exige mais flexibilidade e critérios um pouco menos rigidos, pois um dos pontos mais interessantes do portfólio é a possibilidade de podermos chegar mais perto de nossos alunos e daquilo que eles próprios julgam ser mais relevante em seus processos de aprendizagem. Mesmo contendo atividades sugeridas pelo professor, não consigo ver o portfólio como algo impessoal como testes, ou coisas do tipo. Portanto, cabe a nós professores estabelecermos critérios coherentes com a natureza do instrumento escolhido, principalmente em se tratando de portfólios.

Um beijão,
Lívia.
>
>
>>
>
[> [> [> [> [> Subject: Re: Confiabilidade


Author:
Marcos Racilan
[ Edit | View ]

Date Posted: 13:16:33 02/15/03 Sat

Oi minhas caras,

Acredito que a Lívia tenha razão Vanderlice. O princípio da 'confiabilidade' foi elaborado para avalição formal e precisa ser relativisado e adaptado para a avaliação com portfolios.

O exercício intelectual de adaptação daqueles princípios propostos por Hughes (1990) para a avaliação por meio de portfolios parece interessante e pode dar na publicação de um artigo, não acham?

Abraço,

Marcos Racilan.


REFERÊNCIA:

HUGHES, A. Testing for language teachers. Cambridge: CUP, 1990.


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.