VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8]9 ]
Subject: Re: valor e valorização de capital


Author:
Gonçalo Valverde
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 10:29:59 02/22/04 Sun
In reply to: paulo fidalgo 's message, "valor e valorização de capital" on 13:42:12 02/21/04 Sat

>quando digo que o ministro das finanças compra a saúde
>ao preço de custo estou a dizer que paga ao médico os
>tais 300 contos de salário mas apropria-se ou controla
>em absoluto a diferença entre 300 e 2000. ~

Ora, se o valor de troca produzido é de 2000 contos e não os 300 contos efectivamente pagos, parece-me então que se está a pagar abaixo do preço de custo e não a pagar-se o preço de custo efectivo do bem. A menos que se esteja aqui a pensar em preço de custo como o custo necessário para a sobrevivencia do proletário (i.e. custo da mão de obra), mas parece-me que estamos a falar de coisas diferentes.
Dito de outra maneira, parece-me que o problema quanto muito estará nessa apropriação que referes ser efectuada pelo estado e não pelo facto dos utilizadores estarem habituados a pagar os serviços ao preço de custo. Ou será que isso significa que a realizar-se essa autonomização os utentes (ou os contribuintes) teriam que pagar mais por usufruirem desses serviços?
Por outro lado, a menos que se defenda a lógica do utilizador-pagador e que o ensino seja pago, falar-se de apropriação do estado da mais-valia produzida pelo médico numa lógica de aritmética simples como a que efectuaste é algo complicado, pois esquece que o estado terá suportado os custos da produção dessa mesma mão de obra (ou seja os custos do ensino). Ora se uma hora de trabalho de um médico tem mais valor incorporado do que por exemplo de um varredor, parece-me que tal acontece porque existe mais trabalho morto (o Fernando diria conhecimento) incorporado nessa hora de trabalho. Tendo em conta que os custos com a constituição desse trabalho morto (ou seja, o conhecimento que o médico necessita para realizar o seu trabalho) foi em grande parte suportada pelo estado (num grau maior ou menor, dependendo do estado de avanço da sociedade para o socialismo) não me parece assim tão evidente essa mesma apropriação pelo estado da mais valia produzida pelo médico.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
preço de custopaulo fidalgo11:00:12 02/22/04 Sun


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.