VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]234 ]
Subject: Re: Seminário CALL - O Uso de Ferramentas Tecnológicas Que Impulsionam a Aprendizagem


Author:
Regina Brito
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 16:21:48 03/01/03 Sat
In reply to: Marcos Manso 's message, "Seminário CALL - 24/Fev a 01/Mar - O Uso de Ferramentas Tecnológicas Que Impulsionam a Aprendizagem" on 14:15:45 02/22/03 Sat

Oi gente amiga!
Aqui vão meus comentários sobre algumas das questões do seminário.

Questão 2. Neste ponto eu concordo com meus colegas que disseram que o motivo é estrutural. Embora eu acredite que muitos educadores têm uma resistência a essa nova tecnologia, acho que essa resistência venha em parte do pouco contato com questões de informática.O problema acaba sendo cultural também. Por isso acho que assim que eles venham a ter mais contato esse receio venha a desaparecer.

Questão 3. para mim, essa conversa de o computador e a internet serem uma “onda passageira” é crítica da oposição, ou seja, esse tipo de comentário surge principalmente de quem tem pouco ou nenhum acesso a esse tipo de recurso e que por isso tem receio da mudança. Não há como voltar atrás! Quem está acostumado com o uso do computador sabe o quanto esta ferramenta pode ser útil no processo de aprendizagem, desde que se saiba como usá-la! Sim, porque os adolescentes adoram entrar na internet, desde que isso não seja uma obrigação. Já tive duas experiências de uso do computador em cursos de Inglês e o que senti mais difícil entre alunos desta faixa etária não era a dificuldade com a tecnologia, mas a sensação de que, por mais que você coloque as coisas de forma flexível, ainda sim faz parte das obrigações da escola, deixa de ser apenas uma diversão e portanto, acaba gerando um pouco de preguiça com relação às datas de entrega dos projetos e trabalhos.

Um abraço,
Regina.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> Subject: Re: Seminário CALL - 24/Fev a 01/Mar -


Author:
Viviane Lima
[ Edit | View ]

Date Posted: 17:44:52 03/02/03 Sun

Marcos e colegas,
segue minha contribuição.
Viviane

QUESTÃO1
Acredito que um trabalho interdisciplinar compreendendo Inglês e História e/ou Geografia, ou ainda outra disciplina, pode ser realizado nos segmentos fundamental e médio. Algumas tarefas podem ser propostas e a busca pode ser realizada na Internet. Os textos podem ser produzidos em inglês e o feedback pode ser dado pelos professores bem como pelos colegas. A apresentação para a turma pode ser realizada com o auxílio de Power Point.

QUESTÃO 2
Acredito que tudo que você mencionou é possível. Porém a cultura desse tipo de projeto não chegou à educação. Endosso o que Vera disse acerca do não uso de computadores em escolas que os têm. Inclusive em escolas públicas onde as ferramentas tecnológicas podem servir como meios de acesso a conhecimentos valorizados e nem sempre disponíveis para classes sociais menos favorecidas.

QUESTÃO 3
Penso que a Internet se configura como a globalização. Não é mais uma questão de aceitar ou esperar passar a “onda”. É inevitável. Certamente, estamos na idade da pedra por todas as adversidades sobre as quais discutimos ao longo de nosso curso. Porém desde que o processo iniciou-se não houve retrocesso.


QUESTÃO 4
O resultado da análise de Doering e Beach parece demonstrar que as trocas de sentimento não são tão indiretas assim: alunos reclamam quando o professor não retorna imediatamente; há compartilhamento de questões pessoais, etc. Os autores não estabelecem uma comparação entre mais ou menos no contato virtual e presencial.

QUESTÃO 5
O caminho apresentado por você é uma possibilidade. Porém pode despertar no aluno a curiosidade de encontrar informações sobre o tópico apenas pela Internet e a leitura do livro poderia ficar em segundo plano. Ainda assim seria importante pois ele leria textos; que é o objetivo final. Outro aspecto a ser levado em consideração é que nem sempre as pessoas gostam de “ler” textos na tela do computador; portanto não sei se CALL pode incentivá-los a ler mais. Seguramente pode apresentar novas possibilidades de leitura.

QUESTÃO 6
O projeto apresentado pelo texto confirma que sim. Não tantos gêneros mas múltiplos. Nesse caso, penso que a questão não diz respeito à possibilidades mas sim ao planejamento de como os diversos gêneros comporiam o projeto verdadeiramente colaborativo.

QUESTÃO 7
Infelizmente, não usei ainda.

QUESTÃO 8
Sim. Foi o aspecto que achei mais interessante no projeto apresentado. A condução das tarefas propostas aos professores discutida em fórum foi o grande ganho do projeto em relação a seu objetivo inicial.
“We hope to demonstrate that technology tools can serve to mediate and Foster the development of a range of different literacy practices within a teacher education program.”
[> [> Subject: Re: Seminário CALL - 24/Fev a 01/Mar -


Author:
Marcos Manso
[ Edit | View ]

Date Posted: 15:11:04 03/06/03 Thu

Oi Viviane e colegas,

Obrigado pela sua contribuição,

Realmente é possível sim fazer trabalhos interdisciplinares em nossas escolas. Na verdade, e indo mais além, creio que dá para ‘cruzar’ não somente Inglês e História ou Geografia, mas até mesmo Matemática. Basta unir a criatividade e a argumentação fundamentada e pode-se realizar trabalhos brilhantes unindo qualquer área. Também é preciso haver motivação e receptividade.

“Penso que a Internet se configura como a globalização.”
Isso, com a Internet nos sentimos cidadãos do mundo. Através dela temos parceiros econômicos, colegas de trabalho e aprendizagem, até vizinhos de amizade, e muito mais.

”O resultado da análise de Doering e Beach parece demonstrar que as trocas de sentimento não são tão indiretas assim:”,
Pode até ser, mas o difícil mesmo é medir essa troca, medir o grau de franqueza. A única coisa que se pode medir é o grau de interatividade.


”O caminho apresentado por você é uma possibilidade. Porém pode despertar no aluno a curiosidade de encontrar informações sobre o tópico apenas pela Internet e a leitura do livro poderia ficar em segundo plano.”
Talvez nem seja um problema tão sério se o livro ficar em segundo plano, uma vez que ele nunca ocupou o primeiro plano de fato na nossa cultura. O ruim é se ele não ficar em plano algum. Concordo que não se promover uma coisa em detrimento da outra, pois é justamente na diversificação de recursos que reside o aprimoramento da aprendizagem.


”Infelizmente, não usei ainda.”
Visite o site Cutting Edge CALL de Jim Duber no endereço
http://www-writing.berkeley.edu/chorus/call/cuttingedge.html
Ele demonstra os usos dessas ferramentas.

”“We hope to demonstrate that technology tools can serve to mediate and Foster the development of a range of different literacy practices within a teacher education program.””
Concordo plenamente. Vamos disso uma realidade.

Abraços,
Marcos Manso


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.