VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]234 ]
Subject: Re: Seminário CALL - O Uso de Ferramentas Tecnológicas Que Impulsionam a Aprendizagem


Author:
Maristela
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 13:38:49 03/01/03 Sat
In reply to: Marcos Manso 's message, "Seminário CALL - 24/Fev a 01/Mar - O Uso de Ferramentas Tecnológicas Que Impulsionam a Aprendizagem" on 14:15:45 02/22/03 Sat

Acredito que podemos, no Brasil, desenvolver um projeto colaborativo para propiciar ao aluno o desenvolvimento de sua habilidade de leitura, usando a Internet e para isso é necessário termos a infra-estrutura necessária, bem como iniciarmos uma cultura de aprendizagem mediada por computador e o professor(es) devem estar em um nível de maior autonomia em relação ao processo de ensino-pesquisa-aprendizagem.... No meu ponto de vista, a aprendizagem de leitura, de cultura... “on line” acelera o desenvolvimento da leitura e das outras habilidades/competências. Logo, trabalhar com projetos interdisciplinares no qual há diversos professores envolvidos, pode tornar a aprendizagem bem mais significativa, pode proporcionar ao aluno ter bem definido o objetivo e os propósitos das atividades e os “[s]tudents algo need to know why they are using these tools to achieve certain objects or outcomes in an activity (Doering e Beach, 2002, p. 18). Acredito que projetos envolvendo aprendizes não nativos e nativos podem ser bem eficazes não somente em relação à habilidade de leitura, mas também escrita, cultura...

Em relação a razão de escassez de projetos colaborativos on line, acredito que é determinante a questão da infra-estrutura, já que sem computador no ambiente educacional fica difícil iniciar uma cultura de aprendizagem mediada por computador, envolvendo não somente uma sala de aula, mas todo um contexto educacional.

Em relação ao uso do computador, acredito que não é um onda que passa, mas um instrumento forte na aprendizagem, no processo de autonomia dos alunos e também dos professores e esse será, sem dúvida, cada vez mais utilizado, já que esse é um dos caminhos para se ter uma aprendizagem mais autêntica, significativa e eficaz.

Penso que demonstramos nossos sentimentos através da escrita e essas marcas estão também no texto escrito on line. Podemos perceber isso em nosso forum. Se fizermos uma pesquisa, tendo como base nossos discursos produzidos no forum deste curso, perceberemos que as nossas marcas - de sentimento - estão lá. É uma hipótese bem possível. Logo, não vejo essa aparente falta de “sentimentos” como algo negativo, já que para mim os sentimentos estão demonstrados (marcas lingüísticas) na escrita on line.

Um projeto desenvolvido a partir do CALL sem dúvida propicia ao aluno desenvolver mais suas habilidades e competências, usando o hipertexto, os “intertextual links”. Nesse sentido, trabalhar com gêneros múltiplos proporciona ao aluno refletir sobre a diversidade textual, já que ”[m]ulti-genre writing involves using a range of different types of genres – reports, poems, letters, diaries, stories, advertisements, field notes, photos, drawings, and so forth – to explore different aspects of and perspectives on a topic.”( Doering e Beach, 2002, p.4)

Em relação às ferramentas “Storysplace, HyperStudio, HyperCard, WebCT ou QuickTime” não as usei ainda como professora, já que estou refletindo mais sobre a aprendizagem mediada por computador somente agora nesse nosso curso. No entanto, são caminhos possíveis, a fim de se trabalhar mais a co-construção do conhecimento (e inclui a cultura) e da autonomia.

“Principles of charity” refere-se aos “participants’ willingness to be open to entertaining others’ beliefs as valid and rational....”Passing theories” refers to the idea that participants are willing to modify their established “prior theories” to be open to entertaining and integrating others’beliefs into one’s own beliefs (Doering e Beach, 2002, p. 24). Essas duas citações remetem-nos à Silva (2000) na argumentação de que as crenças estão em contínua construção e reconstrução, sendo necessário que elas “deixem de ser construtos de senso comum, pois serão frutos de elaborações e reelaborações que conduzem à geração de conhecimentos e não à simples aquisição de conhecimentos produzidos por outros.” (Silva, 2002, p. 92). Nesse sentido, a interação pode ser bem mais eficaz, promovendo produção de conhecimento e autonomia.

Referências Bibliográficas

DOERING, A., BEACH, Richard. Preservice English teachers acquiring literacy practices through technology tools. In: Language Learning & Technology. Vol. 6, N º 3, September, 2002, p. 127-46.

SILVA, Izabel Maria. Percepções do que seja ser um bom professor de inglês para formandos de Letras: um estudo de caso. Dissertação de mestrado não publicada, em Lingüística Aplicada. UFMG, 2000.

Um abraço a todos.
Maristela

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> [> Subject: Re: Seminário CALL - O Uso de Ferramentas Tecnológicas Que Impulsionam a Aprendizagem


Author:
Marcos Manso
[ Edit | View ]

Date Posted: 18:48:53 03/01/03 Sat

Oi Maristela e colegas,

"Penso que demonstramos nossos sentimentos através da escrita e essas marcas estão também no texto escrito on line. Podemos perceber isso em nosso forum. Se fizermos uma pesquisa, tendo como base nossos discursos produzidos no forum deste curso, perceberemos que as nossas marcas - de sentimento - estão lá. É uma hipótese bem possível. Logo, não vejo essa aparente falta de “sentimentos” como algo negativo, já que para mim os sentimentos estão demonstrados (marcas lingüísticas) na escrita on line."

Há outros aspectos positivos em relação a isso: já que podemos ser mais francos via e-mail ou internet, então sobra mais espaço para uma discussão franca e aberta como nos bons tempos das arenas intelectuais romanas e gregas e, portanto, mais espaço para a razão e conhecimento.

“Um projeto desenvolvido a partir do CALL sem dúvida propicia ao aluno desenvolver mais suas habilidades e competências, usando o hipertexto, os “intertextual links”. Nesse sentido, trabalhar com gêneros múltiplos proporciona ao aluno refletir sobre a diversidade textual, já que ”[m]ulti-genre writing involves using a range of different types of genres – reports, poems, letters, diaries, stories, advertisements, field notes, photos, drawings, and so forth – to explore different aspects of and perspectives on a topic.”( Doering e Beach, 2002, p.4)”

Neste trabalho de Literatura Americana que estou trabalhando (vide resposta minha ao Racilan Maristela e Miriam postada como Re: parte1 (Miriam) – Marcos Manso), tenho tentado intercalar documentos, relatórios, ficção, contos, poesias, à medida que eles forem aparecendo (por enquanto este é um projeto sincrônico). Diversificar é sempre bom: a gente atende a gostos e interesses diferentes, e ao mesmo tempo desperta novos gostos e interesses diferentes, além, é claro, de produzir conhecimento.

““Principles of charity” refere-se aos “participants’ willingness to be open to entertaining others’ beliefs as valid and rational....”Passing theories” refers to the idea that participants are willing to modify their established “prior theories” to be open to entertaining and integrating others’beliefs into one’s own beliefs (Doering e Beach, 2002, p. 24). Essas duas citações remetem-nos à Silva (2000) na argumentação de que as crenças estão em contínua construção e reconstrução, sendo necessário que elas “deixem de ser construtos de senso comum, pois serão frutos de elaborações e reelaborações que conduzem à geração de conhecimentos e não à simples aquisição de conhecimentos produzidos por outros.” (Silva, 2002, p. 92). Nesse sentido, a interação pode ser bem mais eficaz, promovendo produção de conhecimento e autonomia.”

Com relação a este tema, sonho um dia poder escrever um livro a respeito e demonstrar com pesquisas e citações que cultura e religião não são elementos ad-eternos entre os diversos povos e etnias deste nosso planeta. Nem os indígenas possuem uma cultura ou religião única. Na verdade, suas culturas e religiões são o resultado de dezenas ou centenas de cruzamentos de culturas ainda que pareça que alguns deles não tenham tido tanto contado assim com outros povos. Cultura, por exemplo é um elemento altamente dinâmico e transformador. É na troca de informações, experiências e conhecimentos é que construímos sabedoria e colaboração mútua. Precisamos estar abertos ao novo e diferente e promover essa abertura. Precisamos estar preparados para participar do novo e também estimular a participação de outros. Precisamos estar abertos à integração e estimular a integração dos outros.

Obrigado,
Marcos Manso
[> [> [> Subject: Re: Seminário CALL - O Uso de Ferramentas Tecnológicas Que Impulsionam a Aprendizagem


Author:
Maristela
[ Edit | View ]

Date Posted: 03:10:34 03/02/03 Sun

"tenho tentado intercalar documentos, relatórios, ficção, contos, poesias, à medida que eles forem aparecendo (por enquanto este é um projeto sincrônico). Diversificar é sempre bom: a gente atende a gostos e interesses diferentes, e ao mesmo tempo desperta novos gostos e interesses diferentes, além, é claro, de produzir conhecimento."

Para mim, diversidade é uma das palavras-chave e isso nos remete a não linearidade, a flexibilidade, a complexidade, a criatividade e às idéias de Vygotsky e Freire.

"Com relação a este tema, sonho um dia poder escrever
um livro a respeito e demonstrar com pesquisas e
citações que cultura e religião não são elementos
ad-eternos entre os diversos povos e etnias deste
nosso planeta. Nem os indígenas possuem uma cultura ou
religião única. Na verdade, suas culturas e religiões
são o resultado de dezenas ou centenas de cruzamentos
de culturas ainda que pareça que alguns deles não
tenham tido tanto contado assim com outros povos.
Cultura, por exemplo é um elemento altamente dinâmico
e transformador. É na troca de informações,
experiências e conhecimentos é que construímos
sabedoria e colaboração mútua. Precisamos estar
abertos ao novo e diferente e promover essa abertura.
Precisamos estar preparados para participar do novo e
também estimular a participação de outros. Precisamos
estar abertos à integração e estimular a integração
dos outros."

Adorei sua argumentação!!!
O ambiente educacional virtual é um círculo de cultura. Para Paulo Freire, a aula não é um termo adequado, sendo "círculo da cultura" uma expressão mais adequada. Temos então, uma (e também várias) cultura de "mediar" do professor/computador e várias culturas de aprender dos diversos aprendizes/usuários em cada ambiente educacional (e nos vários ambientes, já que eles se inter-cruzam). Nesse aparente caos do ambiente educacional, tem-se características comuns e idiossincráticas (Miccoli, 1997), sendo que a diversidade de idéias, experiências, culturas... é que vai enriquecer o processo de construção de conhecimentos. É nesse aparente caos que o conhecimento acontece.... e também a construção da autonomia tanto do professor, como do aprendiz. É nesse aparente caos que a criatividade surge.... (Paiva, no Prelo- Modelo Fractal de Aquisição de Línguas)

Um abraço e uma ótima folia, ou um merecido descanço!
Maristela


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.