VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]234 ]
Subject: Re: Seminário CALL Usabilidade (17-22/02)


Author:
Maristela
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 12:13:11 02/22/03 Sat
In reply to: Viviane Lima 's message, "Seminário CALL Usabilidade (17-22/02)" on 04:47:12 02/20/03 Thu

“Usability testing” é um termo semelhante a estudo piloto, muito usado em pesquisas científicas, avaliações. Logo, esse refere-se à uma etapa do processo de produção de software, já que é necessário o designer colocá-lo a disposição/uso de um (alguns) usuário(s), a fim de se observar o que funciona ou não no software e, a partir daí, fazer as alterações necessárias. É, portanto, “método de observar como um usuário experimenta e interage com material, com o objetivo de identificar aquelas características que simplificam ou confundem o uso (dos materiais)” (Vetromille-Castro, s.d. p.2). Destaca-se, então, que esse tópico está relacionado, basicamente, a análise e produção de material on line.

Bem, como iremos produzir material para o trabalho final, on line, é relevante que usemos o “usability testing”, a fim de que os materiais produzidos funcionem adequadamente, bem como possam propiciar aos aprendizes que irão utilizá-los uma maior motivação. Neste sentido, vale destacar que, “textos autênticos conferem alto grau de usabilidade às atividades de leitura” (Vetromille-Castro, p.9). Enfatiza-se, ainda, que Lee (1999, p. 7-9) e Vettromille-Castro (s.d, p. 3) sugerem alguns instrumentos de coleta de dados no ambiente on line, sendo estes bastante relevantes a quem deseja produzir material on line, bem como àqueles que pretendem desenvolver pesquisa no ambiente virtual.

No “usability testing”, pode-se estudar, também, o grau de autonomia e conhecimento do aprendiz, bem como as estratégias de aprendizagem utilizadas pelo usuários, sendo que o designer interfere em último caso.

Os textos são bastante relevantes a nós mesmos, já que estaremos produzindo material e foi-nos demonstrados que podemos utilizar do ”usability testing” no trabalho final para produzirmos também um estudo piloto deste e, a partir daí, divulgarmos nossas experiências. Para isso, destaca-se que “[t]he best way to carry out usability testing is to watch and listen to real users, under real situations interfacing with a multimedia program.”(Lee, 1999, p. 10). Além disso, deve-se triangular instrumentos de coleta dos dados, ou seja, utilizar pelo menos três instrumentos de coleta dos dados, a fim de que os mesmo sejam mais confiáveis e válidos.

Viviane, gostei muito da leitura dos textos. As informações serão bem úteis.

Um abraço.
Maristela

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> [> Subject: Re: Seminário CALL Usabilidade (17-22/02)


Author:
Viviane Duarte Lima
[ Edit | View ]

Date Posted: 02:56:46 02/23/03 Sun

Maristela,
em relação a sua citação:
"No “usability testing”, pode-se estudar, também, o grau de autonomia e conhecimento do aprendiz, bem como as estratégias de aprendizagem utilizadas pelo usuários, sendo que o designer interfere em último caso."

Penso que provavelmente partiremos para uma terminologia que possa descrever o tipo de teste que queremos. A usabilidade do software por si só não nos basta. A usabilidade pedagógica é o que realmente nos interessa e que reflete os itens mencionados por você.

Um abraço,
Viviane
[> [> [> Subject: Re: Seminário CALL Usabilidade (17-22/02)


Author:
Maristela
[ Edit | View ]

Date Posted: 03:58:08 02/23/03 Sun

"No “usability testing”, pode-se estudar, também, o
grau de autonomia e conhecimento do aprendiz, bem como
as estratégias de aprendizagem utilizadas pelo
usuários, sendo que o designer interfere em último
caso."

Penso que provavelmente partiremos para uma
terminologia que possa descrever o tipo de teste que
queremos. A usabilidade do software por si só não nos
basta. OK VIVIANE. CONCORDO! A usabilidade pedagógica é o que realmente nos interessa e que reflete os itens mencionados por você.

Viviane

Ok! A usabilidade pedagógica está, então, relacionada a análise e produção material didático (softwares) e estudar sobre a autonomia e estratégias de aprendizagens dos aprendizes significa estudar outros objetos de estudos e isto requer triangular diversos instrumentos de coleta dos dados.

Um abraço.
Maristela
[> [> [> Subject: Re: Seminário CALL Usabilidade (17-22/02)


Author:
Rafael Vetromille-Castro
[ Edit | View ]

Date Posted: 09:44:56 03/02/03 Sun

Viviane,

Sobre o trecho abaixo, talvez possamos discutir um pouco:

>Penso que provavelmente partiremos para uma
>terminologia que possa descrever o tipo de teste que
>queremos. A usabilidade do software por si só não nos
>basta. A usabilidade pedagógica é o que realmente nos
>interessa e que reflete os itens mencionados por você.

Acredito que essa terminologia já está sendo construída por todos nós, que estamos investigando esse assunto, não achas? Todo esse trabalho de investigação que desenvolvi em minha dissertação, que tu desenvolves na tua, e que outros também estão construindo em outros trabalhos, está aos poucos constituindo esse "novo" campo de conhecimento.

Sobre o fato de "a usabilidade pedagógica ser o que realmente interessa", faria a ressalva de que ela não pode funcionar sem a usabilidade de design. Há elementos motivacionais e de orientação que não podemos contemplar na UP. Não podemos cometer o mesmo equívoco daqueles que consideravam apenas o design na elaboração de materiais CALL, contemplando agora apenas o aspecto pedagógico. É claro que uma aula bem preparada é fundamental na aprendizagem, mas - fazendo comparação com o ensino presencial - uma sala de aula limpa, com pintura nova, ar condicionado e bem confortável também contribui para o aprendizado.

Abraços a todos,
Rafael
[> [> [> [> Subject: Re: Seminário CALL Usabilidade (17-22/02)


Author:
Viviane Lima
[ Edit | View ]

Date Posted: 15:38:06 03/07/03 Fri

Rafael,

"Acredito que essa terminologia já está sendo
construída por todos nós, que estamos investigando
esse assunto, não achas? Todo esse trabalho de
investigação que desenvolvi em minha dissertação, que
tu desenvolves na tua, e que outros também estão
construindo em outros trabalhos, está aos poucos
constituindo esse "novo" campo de conhecimento."

Você tem razão. Quiz salientar o fato de tal campo de conhecimento ainda ser pouco conhecido. Observe a dificuldade de encontrar material específico sobre nossa área. Há vasta bibliografia sobre usabilidade na área de engenharia mas não na área de Usabilidade Pedagógica. Entendo também que ela não pode funcionar sem a Usabilidade de Design mas, como demonstrado em ambos textos lidos, ela deve ser o centro de nossas atenções uma vez que foca os aspectos de ensino aprendizagem de língua estrangeira.

Sobre sua metáfora:

"uma sala de aula limpa, com pintura nova, ar condicionado e bem confortável também contribui para o aprendizado."

Ainda assim, acho que a sala sem todos esses detalhes porém com várias mesas redondas e um professor que sabe usá-las para o trabalho colaborativo contribuir mais.

Um abraço,
Viviane


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.