VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]
Subject: Re: Sem. CALL 10 a 15/03: Online Conversations


Author:
Vanderlice
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 14:30:17 03/11/03 Tue
In reply to: Regina Brito 's message, "Sem. CALL 10 a 15/03: Online Conversations" on 11:54:32 03/09/03 Sun

Querida Regina,

Gostei muito do texto que você escolhei, principalmente dos vários relatos de pesquisas contidos nele. Como disse a Vera “vai fechar o curso com chave de ouro.”

Apresento minhas contribuições a seguir.

Questão 1

Sherry (2000) destaca várias vantagens de se entrar em conversações online, dentre elas destaco:
- a possibilidade de socialização;
- a oportunidade de troca de informações;
- o processamento de idéias e solução de problemas de forma colaborativa;
- a possibilidade de refinamento das habilidades de comunicação, pensamento crítico e criativo;
- oportunidade para avaliação processual;
- oportunidades variadas para diferentes estilos de aprendizagem, etc.

Questão 2

O discurso mediado ressalta a importância de se considerar a atividade humana como um sistema de atividade social e contextualizado. Nesta perspectiva, a tecnologia possui dimensões técnicas e também sociais.
A este respeito, Engestrom (1996) enfatiza o estudo de CMC como um meio de melhorar o processo de ensino/aprendizagem, e afirma que é necessário considerar seus efeitos no sistema sociocultural em que se insere, incluindo os usuários, as ferramentas utilizadas (normas e as convenções de uso destas). Um outro aspecto está ligado aos papéis dos membros deste sistema, suas responsabilidades e os significados que eles compartilham como um grupo cultural.

Questão 3

As várias formas de discurso mediado são consideradas como sistemas sócio-técnicos nos quais forças técnicas e sócias estão interligadas. Estas formas de discurso tornam-se possíveis através do uso da internet, da WWW, das LANs, dos bulletin board systems, e-mails e computer conferencing systems.

Questão 4

Vários fatores interferem no discurso mediado, dentre eles destacamos os fatores tecnológicos, as características individuais e percepções do aprendiz e os fatores organizacionais.
Alguns destes fatores interferem de maneira positiva e outros acabam limitando o discurso mediado.
O uso de e-mails, listservs e electronic conferences facilita o discurso mediado, pois, possibilita a interação interpessoal; promove discussões em fóruns; ajuda a motivar o aprendiz; possibilita feedback entre o instrutor/professor-aluno e aluno-aluno, etc.
Quanto aos fatores que impedem ou limitam o discurso mediado podemos destacar os seguintes: a dificuldade de se expressar utilizando marcas da comunicação social (body language, tone e pitch); a falta de habilidade (tanto de escrita quanto de digitação) por parte do usuário; a impossibilidade de comprovação da leitura das mensagens postadas; a limitação de tamanho e tipo de documento para envio; a possibilidade de se criar confusão devido às discussões múltiplas, etc.
Em suma, é possível perceber que para cada problema apontado há estratégias para minimiza-lo ou soluciona-lo. Percebe-se, então, que as vantagens podem sobressair.

Questão 5

O texto mostra resultados de vários estudos sobre “apreensão à comunicação” e “diferenças entre comunicação escrita e face-a-face”.
A partir de resultados de pesquisas que revelam o desconforto de aprendizes em relação à tecnologia, é possível perceber que ela possui um potencial muito grande para promover interação entre aprendizes de características diversas.
Collis et al (1997) apresenta estratégias eficazes para aumentar a efetividade da aprendizagem em comunidade virtual. Wang (1996) e Sherry (1998) , também, mostram as vantagens da conversação online sobre a face-a-face. O primeiro tipo de conversação se coloca como um ambiente diferenciado, que favorece a negociação de sentidos, o desenvolvimento da autoconfiança, auto-estima e socialização dos aprendizes e o aumento da produtividade

Questão 6

As conversações online têm um potencial transformador para todos os envolvidos. O professor, por sua vez, passa a ser um guia, mediador do processo e o aprendiz aprende a trabalhar de maneira colaborativa, passando a ser mais ativo, mais consciente de suas responsabilidades e, principalmente, passa a ter voz.
Estas mudanças de papéis requerem dos envolvidos, atitudes autônomas que levam a redefinições de papéis e a mudanças na própria tecnologia. Pois, conforme ressalta Falk (1996:21) “Technologies are social, because they are produced by, facilitate, and shape human interactions.”


Abraços

Vanderlice

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> [> Subject: Re: Sem. CALL 10 a 15/03: Online Conversations


Author:
Regina Brito
[ Edit | View ]

Date Posted: 18:38:17 03/12/03 Wed

"Engestrom (1996) enfatiza o estudo de CMC como um meio de melhorar o processo de ensino/aprendizagem, e afirma que é necessário considerar seus efeitos no sistema sociocultural em que se insere, incluindo os usuários, as ferramentas utilizadas (normas e as convenções de uso destas).
Um outro aspecto está ligado aos papéis dos membros deste sistema, suas responsabilidades e os significados que eles compartilham como um grupo cultural".

Halliday, coloca que a experiência social é igual ao uso. Isso porque a linguagem está ligada a forma como organizamos nossas experiências. Portanto, textos (ou seja, qualquer mensagem, não somente escrita, que carregue em si significado) só são produzidos a partir de construtos sociais. O leitor vai reconstruir um texto a partir do conhecimento de mundo que ele tem. Daí vem a mudança.

Obrigada, Vanderlice.
E continue participando!
Um abraço,
Regina.

[ Post a Reply to This Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.