VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]
Subject: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Isis Pordeus
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 06:17:18 03/10/03 Mon

Colegas

apos a leitura do Texto do Brandl, gostaria que vocês comentassem, de maneira geral, a abordagem e a preocupaçao do autor com a necessidade de uma boa orientaçao pedagogica para a inclusao de materiais da Web e da tecnologia em geral em nossa pratica de sala de aula.

Opcionalmente, vocês podem comentar outro(s) aspecto(s) do texto, como por exemplo:

1. as exigencias de conhecimentos tecnologicos pelo professor
2. a sobrecarga cognitiva que o hipertexto e a navegaçao na Internet pode representar para o aluno (p. 92)
3. como orientar os aprendizes para lidar com a estrutura de hipertexto/hipermidia
4. os aspectos e vantagens de trabalhar orientado para projetos (Project-based learning) (p. 93-94)

De maneira geral, a utilizaçao da Internet como fonte de pesquisa e materiais de leitura invoca uma metafora da Web como a Biblioteca Universal. Vocês se sentem confortaveis como o bibliotecario arquetipico ou Gate Keeper de tamanho acervo?

Grata e um grande abraço

Isis Pordeus

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Denise Araújo
[ Edit | View ]

Date Posted: 18:40:39 03/10/03 Mon

Prezada Isis

Parabéns pela escolha do texto que, de forma clara e objetiva, nos orienta sobre o uso de materiais da web na sala de aula. Segue abaixo algumas sugestões para a primeira questão colocada por você.

Questão:
>Após a leitura do Texto do Brandl, gostaria que vocês
>comentassem, de maneira geral, a abordagem e a
>preocupaçao do autor com a necessidade de uma boa
>orientaçao pedagogica para a inclusao de materiais da
>Web e da tecnologia em geral em nossa pratica de sala
>de aula.

Como já discutido em vários seminários nesta disciplina e por Brandl (2002), várias são as vantagens do uso da web no ensino-aprendizagem de línguas. Segundo o autor, vários são os argumentos em favor da inclusão de materiais da web no currículo de ensino de línguas, principalmente no que diz respeito ao acesso a uma infinidade de materiais autênticos na língua-alvo para o ensino/aprendizagem de leitura. Para ele (2002: 2) “the WWW has brought the world to the fingertips of each learner”. No entanto, ele nos adverte sobre os cuidados para o uso de materiais da web voltados para a leitura na língua-alvo orientando-nos para a necessidade de um julgamento crítico e sólida formação pedagógica no ensino de línguas coerente com as novas demandas tecnológicas (letramento tecnológico) por parte do professor para tal empreendimento.

Ao seguirmos tais orientações, acredito que a inclusão de materiais oriundos da web no ensino de línguas possibilite um maior engajamento do aluno na aprendizagem da nova língua a partir do momento que o coloca como o co-produtor do conhecimento em contextos reais e significativos e não como um mero receptor, além de reforçar a internalização do conhecimento lingüístico aumentando o letramento através da leitura, escrita e oportunidade de publicação na Internet. Para tanto, acredito como o autor no grande potencial de um trabalho orientado para projetos onde o aprendiz tenha maiores chances de interagir com o conhecimento e contruí-lo, tornando-se autônomo. Segundo Brandl (2002: 9) “Project work is potentially motivating, stimulating, empowering, and challenging. It usually results in building student confidence, self-steem, and autonomy as well as improving student’s language skills, content learning, and cognitive abilities.

Finalmente, as orientações dadas pelo autor sobre como utilizar a tecnologia em prol do desenvolvimento linguístico-comunicativo e global do aprendiz são bastante relevantes e pertinentes e nos levam a crer na importância de um olhar sempre reflexivo por parte do professor sobre a sua prática a fim de saber lidar com as novas demandas tecnológicas no ensino de línguas. Tal olhar lhe permitirá tomar decisões mais consistentes sobre quando e como usar a internet e os materiais nela disponíveis para uma aprendizagem bem sucedida, além de possibilitá-lo conscientizar-se que “the WWW is a technology with social and technical dimensions and implications... it mediates and contributes to social as well as technological change” (Falk, 1996, citado por Sherry, 2000: 3).

Forte abraço e aguardo comentários,

Denise

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Isis Pordeus
[ Edit | View ]

Date Posted: 05:35:06 03/11/03 Tue

Cara Denise

Grata por sua contribuiçao, sempre muito sensata e construtiva.

Gostaria de comentar especialmente o que voce ressalta ao final de sua mensagem, pois essa eh para mim a questao mais relevante: a educaçao em geral, e a tecnologia em particular, como instrumentos de mudança social.

Conforme voce afirma abaixo:

"...e nos levam a crer na importância de um olhar sempre reflexivo por parte do professor sobre a sua prática a fim de saber lidar com as novas demandas tecnológicas no ensino de línguas. (...), além de possibilitá-lo conscientizar-se que “the WWW is a technology with social and technical
dimensions and implications... it mediates and contributes to social as well as technological change” (Falk, 1996, citado por Sherry, 2000: 3)"

Super abraço

Isis Pordeus

[ Post a Reply to This Message ]
[> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Nara
[ Edit | View ]

Date Posted: 08:07:14 03/11/03 Tue

Olá, Isis e colegas!

Dentre as vantagens apresentadas pelo autor em relação ao uso da Internet (materiais da Web) no aprendizado da língua, temos a grande variedade de material autêntico disponível, a capacidade de comunicação em rede e o contato com diferentes culturas, a estrutura não-linear da informação através do hipertexto. Tudo isso proporciona uma maior interação do aprendiz no processo, uma vez que este pesquisa, busca informação, navega pelo texto verbal e/ou não-verbal através de ligações computadorizadas, constrói e reconstrói significados.
O autor apresenta também alguns desafios que a Internet oferece: a vasta estrutura hipertextual da informação pode deixar o aluno “perdido”; não há controle da qualidade e eficiência de toda a informação disponível. Por isso o autor sugere que o uso dos recursos da Internet depende completamente dos julgamentos e da leitura crítica que o aluno/usuário faz da informação a que tem acesso.
O autor ressalta a necessidade de se ter algum conhecimento e habilidades específicas de pesquisa para o uso da Internet como ambiente de ensino/aprendizagem. Muitos estudiosos recomendam tanto para o aluno quanto para o professor um treinamento formal em “Web searching” (Eu particularmente tenho muito que aprender!!). Furstenberg (1997) sugere que as tarefas propostas possibilitem aos alunos relatar o que viram , aprenderam ou entenderam, e que, possibilitem também um trabalho colaborativo, no qual os alunos possam criar argumentos válidos.
O “Project-based learning” é a grande sugestão do texto. Sabemos que trabalhar orientado para projetos desenvolve a autonomia do aluno, uma vez que é ele quem determina os tópicos, os materiais e a maneira como explorá-los, é ele quem estabelece objetivos e avaliações. O professor passa a ser um “guia” que oferece suporte quando necessário.

Um abraço,
Nara

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Isis Pordeus
[ Edit | View ]

Date Posted: 08:48:07 03/11/03 Tue

OI Nara

voce sintetizou brilhantemente os principais topicos do texto. Grata por seus comentarios. Todos nos estamos em processo de aprender a usar e a aplicar a midia ao nosso dia a dia, e eh isso que torna nosso trabalho muito compensador, voce nao acha?

Tambem acredito que o PBL seja uma opçao e tanto, principalmente se podemos implementar num prazo maior, durante um semestre ou dois, quando viavel.

O computador eh uma ferramenta surpreendente e uma midia muito atraente para nossos alunos, vale a pena investirmos em uma utilizaçao cada vez mais orientada a objetivos de aprendizado, sem deixar de lado, eh claro, o componente ludico.

grande beijo

Isis Pordeus

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Denise Araújo
[ Edit | View ]

Date Posted: 12:54:14 03/11/03 Tue

"O “Project-based learning” é a grande sugestão do
>texto. Sabemos que trabalhar orientado para projetos
>desenvolve a autonomia do aluno, uma vez que é ele
>quem determina os tópicos, os materiais e a maneira
>como explorá-los, é ele quem estabelece objetivos e
>avaliações. O professor passa a ser um “guia” que
>oferece suporte quando necessário."

Prezada Nara

Gostei muito dos seus comentários, principalmente no que diz respeito aos benefícios do "project-based learning" na aprendizagem de línguas e como um instrumento para o desenvolvimento da autonomia do aprendiz. Sabemos, no entanto, dos conflitos e incertezas que professores e aprendizes enfrentarão ao lidarem com essa nova forma de aprendizagem, pois ela exige que ambos saiam da situação cômoda de transmissor e receptor, respectivamente, para assumirem o papel de co-construtores do conhecimento (digo "agentes" e não sujeitos do processo). Nesse sentido, acredito que todas as nossas discussões nesta disciplina tenham servido de base para refletirmos sobre estas questões orientando-nos para os desafios que o ensino de línguas nos impõe atualmente.

Forte abraço,

Denise

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Isis Pordeus
[ Edit | View ]

Date Posted: 05:20:16 03/12/03 Wed

Denise

muito lucido o seu comentario. Eh sempre bom reconhecermos que as possibilidades sao muitas, mas o processo nao eh indolor.

obrigada por sua participaçao.
Um abraço

Isis Pordeus

[ Post a Reply to This Message ]
[> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Vanderlice
[ Edit | View ]

Date Posted: 10:45:15 03/11/03 Tue

Isis e colegas,

Achei o texto ótimo e muito apropriado para fechar o nosso curso. E principalmente, para nos ajudar no trabalho final que enfatiza a leitura.
Achei o texto muito didático e claro e gostei muito dos anexos de atividades , que enfatizaram as abordagens: pedagógica, tecnológica e o ponto de vista do designer.

Apresento minhas contribuições a seguir.

O autor apresenta 3 abordagens diferentes para a utilização de fontes da internet:
1. aulas determinadas pelo professor;
2. aulas apenas facilitadas, mediadas pelo professor;
3. aulas determinadas pelo aprendiz (integração de projetos de interesse dos aprendizes).

Questão 1

Brandl ressalta que além de conhecimento pedagógico o professor deve ter também conhecimento tecnológico, como por exemplo, experiência com programas de autoria, uso de equipamentos como scanner, etc. Todo este conhecimento se faz necessário para que o ensino de leitura via internet transcenda o que o professor oferece em sala de aula comum, para que o uso da internet como meio se justifique.

Questão 2

Segundo Brandl pesquisas mostram os seguintes relatos de aprendizes em relação ao ensino mediado pelo computador: o tempo de execução das tarefas é muito longo e eles se sentem perdidos e cansados. E esta exaustão está relacionada à sobrecarga cognitiva que o hipertexto e a navegação causam, pois, a carga de informação é muito grande, ou seja, o aprendiz se vê obrigado a ler tudo que aparece na tela para atingir o objetivo proposto.

Questão 3

Ao selecionar sites e elaborar atividades para o ensino/aprendizado cabe ao instrutor/professor levar em consideração a complexidade lingüística e os processos cognitivos envolvidos no processamento da atividade e ter sempre em mente o nível dos aprendizes. Tais cuidados devem ser tomados para se ter controle do escopo de navegação e para evitar que os aprendizes se percam e cansem.

Questão5

A aprendizagem baseada em projetos é centrada no aprendiz e estes projetos podem ser desenvolvidos em períodos mais curtos ou longos. Nesta abordagem o professor assume o papel de facilitador/mediador do processo.
Este tipo de abordagem apresenta as seguintes vantagens:
- o enfoque é dado em questões de interesse dos alunos;
- embora o professor dê suporte durante o processo, o aluno é o centro;
- estimula a cooperação e não a competição;
- favorece a integração de habilidades e processamento de informação por meio de fontes variadas e realísticas;
- há foco no processo de ensino/aprendizagem e não apenas no produto;
- projetos te potencial motivador, estimulador, desafiador e emancipador para os participantes;
- favorece o desenvolvimento da autonomia tanto do professor quanto do aluno; e
- favorece a pesquisa.

Questão 6

Reconheço a importância da “Biblioteca Universal” para a pesquisa e seleção de matérias autênticos e significativos para leitura, mas às vezes me sinto como “uma nau sem rumo”. E foi a partir desta metáfora que me matriculei nesta disciplina e agora acho que a minha “nau” consegue encontrar vários “rumos” que podem levar a “lugares” muito interessantes.

Abraços

Vanderlice

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Isis Pordeus
[ Edit | View ]

Date Posted: 05:31:25 03/12/03 Wed

Oi Vanderlice

bem vinda ao nosso forum e muito grata por sua contribuiçao. Me sinto gratificada por voce considerar o texto do Brandl um bom fechamento do nosso curso, muito provavelmente a Vera teve isso em mente ao designa-lo para a ultima semana. Espero que esteja sendo tao util para todos, quanto foram os outros textos que trabalhamos.

Acho que o autor conseguiu traçar um panorama bom, sobre as tres diferentes abordagens.

Quanto a sua 'nau sem rumo', acho que muitos de nos nos sentimos assim, e provavelmente ainda vamos experimentar essa sensaçao por um bom tempo, se nao para sempre, visto que tudo em CALL eh muito dinamico, fluido e rapido. Eh como dizem a respeito dos computadores: - A ultima novidade, ao ser lançada jah eh a penultima...

grande abraço

Isis Pordeus

[ Post a Reply to This Message ]
[> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
claudia neffa
[ Edit | View ]

Date Posted: 03:39:13 03/12/03 Wed

>Caros colegas


Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar a Isis não só pela escolha do texto mas também pela forma clara e objetiva que apresentou seu seminário. Acho que a Vera tem razão em dizer que estamos fechando "com chave de ouro"!

De acordo com Brandl, a sobrecarga que o hipertexto acarreta é realmente algo sério e sobre o qual devemos refletir como professores e usuários. Eu mesma já me senti perdida e desestimulada com tanta informação, apesar de como Vanderlice, eu também reconhecer a importância da biblioteca universal.

O que mais atrai no uso da tecnologia, ao meu ver, é o acesso que temos a materiais autênticos e as inúmeras possibilidades que se abrem com a interação através do computador. No entanto, é de fato impossível deixar de ressaltar que o conhecimento tecnológico por parte do professor facilita o uso e o processo , porém , o conhecimento pedagógico é que deve orientá-lo na escolha do material a ser utilizado. Usar tecnologia no ensino exige critério.

Gostei muito do comentário de Nara principalmente quando cita Furstenberg (1997) onde o autor ressalta a necessidade de desenvolvermos tarefas que possibilitem relatos, interação e na minha opinião, principalmente a colaboração.

Acho que para mim , o que ficou de tudo que discutimos é que não devemos ignorar em nenhum momento a importância e a fonte riquíssima de motivação que o uso de material tecnológico nos dá mas devemos ser críticos e sempre manter uma postura de reflexão sobre como e quando fazer uso de tal material, assim como devemos ser reflexivos com tudo aquilo que se refere ao ensino/aprendizagem.

Um abraço,
claudia

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Isis Pordeus
[ Edit | View ]

Date Posted: 05:44:42 03/12/03 Wed

Oi Claudinha

bem vinda e muito obrigada por seus comentarios. Gostaria de ressaltar algumas coisas que voce colocou.

"O que mais atrai no uso da tecnologia, ao meu ver, é o acesso que temos a materiais autênticos e as inúmeras possibilidades que se abrem com a interação através do computador. No entanto, é de fato impossível deixar de ressaltar que o conhecimento tecnológico por parte do professor facilita o uso e o processo , porém , o conhecimento pedagógico é que deve orientá-lo na escolha do material a ser utilizado. Usar tecnologia no ensino exige critério."

Seu comentario vai direto ao ponto que, a meu ver, eh chave no trabalho de Brandl. Criterio, fundamentaçao pedagogica e voltado para objetivos de aprendizado. As vezes eh dificil para mim ter uma visao critica sobre a Internet como a Biblioteca Universal, dado o fascinio que ela exerce sobre mim. A imensa quantidade de material disponivel fascina e assusta, pois devemos sempre lembrar que eh possivel publicar virtualmente qualquer coisa na web, e devemos sempre checar de alguma forma a confiabilidade dos conteudos dos textos que escolhemos.

Tambem gostaria de enfatizar o que voce e Nara destacaram sobre o trabalho por projetos, relativamente ao potencial incremento do trabalho colaborativo e do desenvolvimento da autonomia:

"Gostei muito do comentário de Nara principalmente quando cita Furstenberg (1997) onde o autor ressalta a necessidade de desenvolvermos tarefas que possibilitem relatos, interação e na minha opinião, principalmente a colaboração."


Obrigada e super abraço

Isis Pordeus

[ Post a Reply to This Message ]
[> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Shirlene Bemfica
[ Edit | View ]

Date Posted: 12:24:09 03/12/03 Wed

O autor desenvolve sua pesquisa sobre a utilização de materiais didáticos focando em três abordagens, de mais controlada e centrada no professor para mais centrada no aluno no que diz respeito à seleção de materiais e orientação para as tarefas. Acredito que deve haver um equilíbrio entre as abordagens, digo, se centrar no aluno sem perder a qualidade e os critérios de seleção de materiais a serem utilizados.

Apresenta vantagens como o acesso a materiais autênticos e o aumento da capacidade de comunicação, interação e construção de significado. Mas o autor alerta para se estabelecerem critérios na escolha dos materiais a serem utilizados, daí a necessidade de orientação a este professor.

O aluno se torna mais autônomo, crítico e responsável pela sua aprendizagem.

O problema maior que, acredito ser enfrentado pela maioria dos professores, é o acesso e a capacitação para o uso destes recursos. O autor também apresenta a questão do controle do professor sobre a qualidade dos textos pesquisados pelos alunos e sobre os resultados.

Acredito que odesenvolvimento de projetos é bom recurso, desde que bem orientados, pois podem se abrir muito, devido ao grande volume de informação que a Web comporta e não apresentarem resultados concretos e bem amarrados.
Shirlene

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Denise Araújo
[ Edit | View ]

Date Posted: 13:10:18 03/13/03 Thu

>O problema maior que, acredito ser enfrentado pela
>maioria dos professores, é o acesso e a capacitação
>para o uso destes recursos. O autor também apresenta
>a questão do controle do professor sobre a qualidade
>dos textos pesquisados pelos alunos e sobre os
>resultados.

>
Prezada Shirlene

Vejo como você a questão problemática das dificuldades de acesso e capacitação para a utilização da tecnologia nas salas de aula, principalmente para um número considerável de professores que além da falta de letramento tecnológico, possuem deficiências linguística e metodológica como é o caso dos professores participantes do projeto EDUCONLE. Sabemos, no entanto, mediante as novas necessidades de mudança nas formas de ensinar e aprender, da importância de um trabalho de formação inicial e/ou continuada voltado para a prática da pesquisa em sala de aula onde alunos e professores tenham a chance de, colaborativamente, tornarem-se mais críticos e autônomos em relação ao uso dos recursos/materias ao seu dispor.

Um abraço,

Denise

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Vanderlice
[ Edit | View ]

Date Posted: 15:55:10 03/13/03 Thu

Querida Denise,

Muito bem lembrado por você e Shirlene a questão da falta de formação do professor e do letramento tecnológico.
Tenho muita esperança nas mudanças neste sentido. Acho que a pesquisa em CALL, por exemplo, tem expandido bastante e acredito que este movimento vai começar a mudar nossa realidade de ensino/aprendizagem. Pois, como vem sendo enfatizado no seminário de Regina: "a pesquisa ecologicamente válida é a que enfatiza os aspectos socias."

Abraços
Vanderlice

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> [> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Isis Pordeus
[ Edit | View ]

Date Posted: 18:27:44 03/13/03 Thu

Queridas colegas Shirlene, Denise e Vanderlice

nao poderia ser mais oportuno os comentarios de voces acerca da necessidade de capacitar os professores. Na verdade, desde o seminario da Claudia Leffa, que utilizou o texto da Joy Egbert, esse assunto tornou-se muito forte para mim.

Por isso inclusive eh que eu mandei para a nossa turma o questionario, pois gostaria de mapear algumas das questoes sobre a competencia tecnologica e a utilizaçao da tecnologia para o ensino de LE.

E tem sido enorme a minha satisfaçao de estar recebendo de volta de meus colegas as respostas do questionario.

Acho que esse material vai proporcionar conclusoes muito interessantes, que tenciono compartilhar com nosso grupo.

obrigada mais uma vez pela participaçao de voces.

um grande abraço

Isis

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> [> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Marcos Racilan
[ Edit | View ]

Date Posted: 10:41:18 03/14/03 Fri

Oi pessoal,

>como vem sendo enfatizado no seminário de Regina: "a
>pesquisa ecologicamente válida é a que enfatiza os
>aspectos socias."

Essa frase ficou muito boa, né!?

Abraço,

Marcos Racilan.

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Silvana
[ Edit | View ]

Date Posted: 18:54:29 03/13/03 Thu

Shirlene,

Concordo com você. Acho que uma limitação muito grande é a falta de capacitação destes professores em relação à tecnologia (ou seja, ao uso de CALL).
Também concordo que a WEB é uma fonte muito vasta de informações e de materiais didáticos, mas acho que neste caso, o professor deve executar seu papel de moderator com bastante eficiência para que os alunos não saiam fora do contexto. Deve haver um refinamento muito grande na escolha destes materiais.
Um abraço,
Silvana

[ Post a Reply to This Message ]
[> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integ. de mat. de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Marcos Racilan
[ Edit | View ]

Date Posted: 16:16:30 03/12/03 Wed

Ola Isis e colegas,

Primeiro gostaria de parabenizar a Isis pela bela e completa apresentacao.

>
>apos a leitura do Texto do Brandl, gostaria que voce
>comentassem, de maneira geral, a abordagem e a
>preocupacao do autor com a necessidade de uma boa
>orientacao pedagogica para a inclusao de materiais da
>Web e da tecnologia em geral em nossa pratica de sala
>de aula.

Acredito que a melhor opcao para inclusao de textos da web na sala de aula apresentadas pela abordagem seja a segunda, onde o professor eh o facilitador e existe um duplo controle de professor e aluno, uma especie de "controle colaborativo" e/ou "dialogico".
A preocupacao do autor com a orientacao pedagogica eh legitima, sem duvida. Para que a rede se constitua nao soh como uma fonte, mas tb como um ambiente de aprendizagem eh importante se determinar empiricamente como ela serah melhor usada. Do contrario, ela continuarah com o status de "terra de ninguem", o que ela o eh no aspecto juridico justamente por falta de regularizacao, metodologia.

>
>Opcionalmente, voce podem comentar outro(s)
>aspecto(s) do texto, como por exemplo:
>
>1. as exigencias de conhecimentos tecnologicos pelo
>professor

Inicialmente, cada qual desenvolverah apenas o conhecimento de que precise para solucionar tarefas especificas ou elementares (como usar a ferramenta de busca, imprimir a partir da rede, etc.). Com o tempo e com a popularizacao da tecnologia e do ambiente, estas coisas irao ficando cada vez mais naturais e corriqueiras. Nao vejo isso como um obstaculo.

>2. a sobrecarga cognitiva que o hipertexto e a
>navegacao na Internet pode representar para o aluno
>(p. 92)

Isso realmente eh um problema potencialmente serio. Eh tb por isso que acho que as licoes nao devam ser direcionadas pelos alunos e sugeri anteriormente "o caminho do meio". No entando, olhando por outra perspectiva, esta sobrecarga permite o desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores como a seletividade, a organizacao, a concentracao, a objetividade, para citar algumas. O aluno autonomo que desenvolva estas habilidades acaba se formando um pensador bem mais competente.

>3. como orientar os aprendizes para lidar com a
>estrutura de hipertexto/hipermidia

Isso eh meio complicado... penso que uma forma seria orientar que eles mativessem uma postura distanciada, que impedisse que eles se embrenhassem aleatoria e discriteriosamente pelos hiperlinks. Talvez sugerindo atencao para aquelas habilidades mencionadas na questao anterior.

>4. os aspectos e vantagens de trabalhar orientado para
>projetos (Project-based learning) (p. 93-94)

Desculpe, mas nao me sinto competente para falar sobre isso.

>
>De maneira geral, a utilizacao da Internet como fonte
>de pesquisa e materiais de leitura invoca uma metafora
>da Web como a Biblioteca Universal. Voce se sentem
>confortaveis como o bibliotecario arquetipico ou Gate
>Keeper de tamanho acervo?
>

Completamente. Existem, obviamente, muitas coisas que ainda nao sei fazer, mas como mencionei anteriormente, vou aprendendo estas coisas por demanda.

Gostaria de citar um trabalho que fiz com meus alunos de ingles instrumental 2, no CENEX, ha 3 semanas atras:
Imprimi do site da BBC uma serie de artigos variados de 1 a 2 paginas. Dei um texto para cada dupla de alunos. Eles deveriam ler o texto juntos em 10 minutos para depois apresenta-los para os colegas oralmente. Feito isso, troquei os textos entre as duplas, que deveriam ler o outro texto e reportar suas impressoes e acrescimos a fala da outra dupla. Como nesta fase, eles ja tinham o 'input' do colega, dei apenas 5 minutos para a leitura do segundo texto. Os objetivos foram a leitura colaborativa, construcao coletiva de significado e velocidade de leitura.
Foi interessante... tem a ver com os meus interesses de pesquisa no mestrado.

Grande abraço,

Marcos Racilan.

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integ. de mat. de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Isis Pordeus
[ Edit | View ]

Date Posted: 18:01:28 03/13/03 Thu

Oi Marcos

Obrigada por sua contribuiçao. Este seminario esta cada vez melhor!

Dentre todos os comentarios que voce fez, gostaria de evidenciar um, que empata fortemente com minha maneira de pensar:

"Acredito que a melhor opcao para inclusao de textos da web na sala de aula apresentadas pela abordagem seja a segunda, onde o professor eh o facilitador e existe um duplo controle de professor e aluno, uma especie de "controle colaborativo" e/ou "dialogico"."

Me parece tambem que o equilibrio do controle ainda eh a melhor soluçao, de maneira geral, embora as vezes tenha a tendencia a acreditar que para diferentes graus de maturidade possamos atribuir diferentes niveis de controle.

Outra coisa que gosto em voce eh uma certa leveza, um certo otimismo que vejo em alguns comentarios, como por exemplo, quando voce fala que nao se preocupa demasiadamente com a demanda tecnologica, que as coisas acontecem no devido tempo. Acho isso legal, ver essa sua postura ajuda a equilibrar uma certa ansiedade que sinto em relaçao a querer solucionar todos os problemas ao mesmo tempo.


"Inicialmente, cada qual desenvolverah apenas o conhecimento de que precise para solucionar tarefas especificas ou (...) Com o tempo e com a popularizacao da tecnologia e do ambiente, estas coisas irao ficando cada vez mais naturais e corriqueiras. Nao vejo isso como um obstaculo." (Vou tentar me lembrar isso quando me sentir muito ansiosa!)

Por fim, para nao correr o risco de repetir todo o seu texto, quero dizer que a tarefa que voce aplicou a seus alunos de instrumental parece muito interessante. Acho que gostaria de adapta-la a uma de minhas turmas e ver o que consigo.

No mais, parabens de novo por sua aprovaçao no mestrado. Tenho certeza de que voce vai fazer um grande trabalho.

super abraço

Isis

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> [> Subject: resposta aos comentarios


Author:
Marcos Racilan
[ Edit | View ]

Date Posted: 10:36:08 03/14/03 Fri

Hey sis... e colegas,

>Me parece tambem que o equilibrio do controle ainda eh
>a melhor soluçao, de maneira geral, embora as vezes
>tenha a tendencia a acreditar que para diferentes
>graus de maturidade possamos atribuir diferentes
>niveis de controle.

Essa interdependência "grau de maturidade" e "controle" me parece bastante adequada.

>
>Outra coisa que gosto em voce eh uma certa leveza, um
>certo otimismo que vejo em alguns comentarios,

>essa sua postura ajuda a equilibrar uma certa
>ansiedade que sinto em relaçao a querer solucionar
>todos os problemas ao mesmo tempo.

Legal... já fui mais ansioso, mas tenho mesmo tentado ser mais compreensivo comigo mesmo e com os outros.

>No mais, parabens de novo por sua aprovaçao no
>mestrado. Tenho certeza de que voce vai fazer um
>grande trabalho.

Muito obrigado. Aproveito para reiterar que podermos conversar sobre as coisas do mestrado seria muito bom e especialmente importante para mim.

Grande abraço,

Marcos Racilan.

[ Post a Reply to This Message ]
[> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Marcos Manso
[ Edit | View ]

Date Posted: 06:37:32 03/13/03 Thu

Olá Isis (e colegas),

Em primeiro lugar, parabéns pela ótima apresentação no Power Point (só faltou os efeitos especiais sonoros, ou um fundo musical).

Achei muito interessante a sintetização das três abordagens propostas pelo autor. Acho que elas podem ser implementadas de uma forma gradativa ou mesmo alternadamente. Gradativamente, em relação a um mesmo grupo de alunos. Alternadamente, em relação a diferentes grupos de alunos e níveis.

Uma criteriosa utilização dos diversos recursos disponíveis na Internet com certeza facilitarão a aprendizagem de uma língua, como também podem promover a interação e a cooperação.

O professor tem muito a pesquisar, principalmente no que tange a vencer os desafios de acesso e complexidade dos recursos da Internet. Realmente, há infinitamente mais recursos do que orientação ou métodos de usar estes recursos disponíveis. Portanto nossa grande tarefa como professores nestes próximos anos será justamente se inteirar desses recursos, nos capacitarmos a usá-los, e criar condições e facilidades para que eles sejam metodicamente aplicados juntos com os alunos.

Para guiar o aluno, o professor deverá incorporar a utilização desses recursos em seu projeto de ensino de forma crescente, para que ele possa realmente ser um facilitador e não um complicador.

Já que uma iniciativa de fazer com que os alunos já comecem "pondo a mão na massa", o que concorda com a idéia de Warschauer (1997), desafia o professor a, de antemão, colocar a "sua mão na massa" também.

Não é fenomenal que estejamos fazendo isso?

Abraços,
Marcos Manso

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Isis Pordeus
[ Edit | View ]

Date Posted: 10:45:53 03/14/03 Fri

Oi Marcos

tambem concordo com voce que seja um momento fenomenal para nos, professores. Afinal de contas eh o desafio que traz maior recompensa!

super abraço

Isis

[ Post a Reply to This Message ]
[> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Viviane Lima
[ Edit | View ]

Date Posted: 12:23:14 03/13/03 Thu

Prezada Ísis,
Primeiramente gostaria de registrar o quanto gostei do texto. Achei claro e didaticamente organizado. Leitura que dá prazer! Seguem meus comentários:

De maneira geral, a utilização da Internet como fonte de pesquisa e materiais de leitura invoca uma metáfora da Web como a Biblioteca Universal. Vocês se sentem confortáveis como o bibliotecário arquétipo ou Gate Keeper de tamanho acervo?

Nem sempre. Brandl (2002, p.2) afirma que não temos controle sobre a qualidade da informação fornecida pela WEB. Decorre daí o fato de às vezes essa biblioteca não apresentar em qualidade o mesmo que apresenta em imensidão. Pela característica democrática (no sentido que qualquer um poder acessar se quiser e não de ter acesso para tal) dessa biblioteca o ideal seria se o professor não precisasse jamais ter o papel de “Gate Keeper” porém, pelos motivos mencionados acima, acredito que ás vezes, é importante que ele direcione o uso de material tão vasto por meio de abordagens pedagógicas e técnicas de boa qualidade.




Após a leitura do Texto do Brandl, gostaria que vocês comentassem, de maneira geral, a abordagem e a preocupação do autor com a necessidade de uma boa orientação pedagógica para a inclusão de materiais da Web e da tecnologia em geral em nossa pratica de sala de aula.

O que mais me chamou atenção foi sua preocupação em elaborar linhas mestras para um trabalho em leitura que não reproduzisse o que já era feito pelo livro texto:
“The use of the WWW for delivery of reading instruction or the integration of Internet-based readings needs to go beyond what the teacher can offer in the classroom to justify its use.”
Acho que o foco está na palavra integração: integração do novo meio à prática para modificá-la, enriquecendo-a. Não acho que é pegar a prática e fazê-la igual no novo meio.

Gostaria de ressaltar também a valiosa colaboração da autora em considerar aspectos apropriados de determinadas atividades de acordo com nível lingüístico dos alunos.

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Isis Pordeus
[ Edit | View ]

Date Posted: 10:51:50 03/14/03 Fri

Oi Viviane

fico feliz que voce tenha apreciado o texto. Acho que sairemos desse curso com uma coleçao de textos muito bons, que nos serao sem sombra de duvida muito uteis.

Gostei muito do que voce disse sobre a integraçao da web e transcrevo abaixo:

"Acho que o foco está na palavra integração: integração do novo meio à prática para modificá-la, enriquecendo-a. Não acho que é pegar a prática e fazê-la igual no novo meio."

Penso da mesma forma que voce e sempre bato nessa tecla: ateh que ponto nao estamos simplesmente transferindo para essa midia (o computador) praticas pouco inovadoras?

super abraço e muito obrigada por sua participaçao

Isis

[ Post a Reply to This Message ]
[> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Dilso Almeida
[ Edit | View ]

Date Posted: 17:21:49 03/13/03 Thu

Querida Isis e colegas,
Parabéns pela escolha do assunto e do material. Sua apresentação em Power Point captou e transmitiu a essência do texto de Brandl de maneira bastante clara e, como não poderia deixar de ser, elegante.
Brandl (2002) faz um passeio pelos principais argumentos em favor do uso da www no ensino-aprendizagem de línguas. Confirma, desta forma, o que outros autores já apontaram sobre o assunto. Fox (1998), por exemplo, declara o alto nível de motivação por parte dos alunos como uma das vantagens normalmente associadas à utilização de CALL. Outras vantagens apontadas são o acesso instantâneo a uma grande variedade de material autêntico (Singhal, 1997), a oportunidade de interação com nativos e outros falantes da língua alvo (Paiva, 2001), o desenvolvimento da autonomia do aluno (Jones, 2001) e a possibilidade de utilização da aprendizagem colaborativa por parte de professores e aprendizes, independentemente de sua localização no mundo (Warschauer, 1997).
Brandl, no entanto, nos apresenta orientações bastante práticas a respeito da utilização de textos da web na aprendizagem de leitura, apontando para um aspecto da formação de professores que normalmente fica negligenciado: a necessidade de formação pedagógica específica às demandas tecnológicas atuais.
Ao apresentar as três abordagens de ensino-aprendizagem com textos da web, Brandl propõe a transferência de decisão sobre o material a ser utilizado, do professor para o aprendiz reforçando a noção de autonomia tão amplamente discutida no nosso forum.
Permeando o texto, está sempre presente a idéia de crítica, seja por parte do professor, seja por parte do aprendiz, ao exercer sua autonomia na escolha dos textos a serem trabalhados.
Achei bastante interessante a proposta de se trabalhar os textos dentro de uma perspectiva de “project-based learning”, na qual o professor assume uma postura de facilitador e suporte que reforça a aprendizagem centrada no aluno.
Concordo com os comentários da Vanderlice, que o texto é muito apropriado para fechar o nosso curso, pois faz uma passagem por vários dos assuntos de que tratamos aqui.
Um abraço,
Dilso

REFERÊNCIAS

FOX, G. The Internet: Making it Work in the ESL Classroom. The internet TESL Journal, 4, 9, 1998.

PAIVA, V. L. M. O. Aprendendo Inglês no Ciberespaço. Interação e Aprendizagem em ambiente Virtual. Belo Horizonte: FALE-UFMG. 2001

SINGHAL, M. The Internet and Foreign Language Education: Benefits and Challenges. The Internet TESL Journal, 3, 6, 1997.

WARSCHAUER, M. Computer-mediated collaborative learning: Theory and practice. Modern Language Journal, 81(3), p. 470-481. 1997.

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Isis Pordeus
[ Edit | View ]

Date Posted: 11:19:06 03/14/03 Fri

Queridissimo colega Dilso

um cumprimento seu e meu dia estah ganho! Obrigada por seus comentarios tao completos e claros.
Gostei particularmente do que voce disse sobre a capacitaçao dos professores (parece que essa eh a minha obsessao atualmente).


"Brandl, no entanto, nos apresenta orientações bastante práticas a respeito da utilização de textos da web na aprendizagem de leitura, apontando para um aspecto da formação de professores que normalmente fica negligenciado: a necessidade de formação pedagógica específica às demandas tecnológicas atuais."

eu assino em baixo. Nao obstante eu pensar um pouco como o Marcos Racilan, que essa capacitaçao do professor possa acontecer sob demanda e de forma gradual, por outro lado nao creio que devamos pensar no professor deixado a sua propria sorte e dependente apenas de sua iniciativa para cobrir o gap que a tecnologia coloca em evidencia.

Aproveito para lançar mao tambem de um comentario seu sobre o desenvolvimento da autonomia do aluno, comentario este que espelha e sintetiza o pensamento de muitos de nossos colegas, diversas vezes aqui expresso:

"Ao apresentar as três abordagens de ensino-aprendizagem com textos da web, Brandl propõe a transferência de decisão sobre o material a ser utilizado, do professor para o aprendiz reforçando a noção de autonomia tão amplamente discutida no nosso forum."

Valeu, colega!!

Um abraço especial
Isis

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Denise Araújo
[ Edit | View ]

Date Posted: 15:13:58 03/14/03 Fri

Nao obstante eu pensar um pouco
>como o Marcos Racilan, que essa capacitaçao do
>professor possa acontecer sob demanda e de forma
>gradual, por outro lado nao creio que devamos pensar
>no professor deixado a sua propria sorte e dependente
>apenas de sua iniciativa para cobrir o gap que a
>tecnologia coloca em evidencia.
>
Querida Isis

Concordo plenamente com você e vejo que a instrução nessa área assume um papel importante nos cursos de formação inicial e continuada, principalmente em se tratando das novas demandas na formação (e não treinamento) do professor de línguas.

Abraço forte, parabéns pelo seminário e boas férias!!!

Denise




>
>Um abraço especial
>Isis

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Denise Araújo
[ Edit | View ]

Date Posted: 15:02:46 03/14/03 Fri

>Permeando o texto, está sempre presente a idéia de
>crítica, seja por parte do professor, seja por parte
>do aprendiz, ao exercer sua autonomia na escolha dos
>textos a serem trabalhados.

Prezado Dilso

Gostei muito dos seus comentários, principalmente devido à rica conexão (ou melhor, ligação) entre o texto de Brandl (2002) com outros textos (alguns desconhecidos para mim).
Como muito bem colocado por você, dentre as vantagens do uso da www no processo de ensino/aprendizagem de línguas está a possibilidade deste recurso promover a emancipação do aprendiz tornando-o mais consciente de suas escolhas e responsabilidades, além da possibilidade de interação com o mundo. No entanto, sabemos que tal emancipação demanda grande esforço e reflexão de ambas as partes que devem buscar sempre, de forma colaborativa, a revisão de sua prática.


Um forte abraço e boas férias!!!

Denise

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> Subject: Dilso, is that you?


Author:
Andre Kuster
[ Edit | View ]

Date Posted: 16:26:11 06/23/06 Fri

Hello!

I don´t really know if anyone will ever read this message, But I am looking for Dilso Almeida, who used to work as an English teacher in Curitiba, at Phil Young´s English School.

I don´t really know if He and the Dilso Almeida working with UFMG are the same. I´m hoping they are, because he used to be a good friend of mine.

Anyway, I´m hoping for an answer.

Andre Kuster

[ Post a Reply to This Message ]
[> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Silvana
[ Edit | View ]

Date Posted: 20:45:25 03/13/03 Thu

Prezada Isis e colegas,


Primeiramente, quero parabenizar você pela sua competência na condução deste seminário e escolha do texto.

Este texto nos mostra as diversas vantagens de utilizar a web para a aprendizagem de línguas. Primeiramente, podemos considerar a web uma vasta biblioteca com um acervo muito rico de informações autênticas. Aprendizes podem trabalhar colaborativamente com seu s colegas e professor em busca de sua aprendizagem. Desta forma, aprendizes são forçados à compartilhar idéias desenvolvendo assim sua reflexão crítica. Como consequência, eles se tornam mais motivados e autônomos. Portanto, Brandl (2002) enfatiza muito o cuidado que se deve ter ao selecionar os materiais didáticos, pois se encontra de tudo na web e muitas vezes, torna-se difícil de fazer esse refinamento em relação à escolha dos materiais. É importante que professores e alunos sejam preparados para selecionarem materiais que sejam relevantes visando seus objetivos e preferências, sem perder o controle.

Um ponto que deve ser levado em consideração é em relação à capacitação do professor. O professor precisa estar preparado para fazer uso desta ferramenta e assim, poder dar as orientações necessárias aos seus alunos. É necessário também que o professor esteja sempre refletindo (reflexão crítica) sobre seu papel de professor-facilitador e também, sobre sua prática de ensino. Desta forma, ele terá condições de selecionar materiais importantes para a aprendizagem de seus alunos, proporcionando a eles uma aprendizagem prazerosa e bem sucedida.
Um abraço a todos,
Silvana

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Isis Pordeus
[ Edit | View ]

Date Posted: 11:25:35 03/14/03 Fri

Cara Silvana

muito pertinentes os seus comentarios. Parece que todos concordamos que a Internet oferece um caleidoscopio de opçoes para trabalharmos, mas eh exatamente nessa abundancia que reside um dos grandes riscos e desafios: concordo plenamente quando voce coloca a reflexao e a escolha criteriosa e critica dos materiais como essenciais para que a fonte seja de fato bem utilizada.

agradeço muito sua participaçao
grande abraço

Isis

[ Post a Reply to This Message ]
[> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Junia Braga
[ Edit | View ]

Date Posted: 03:45:05 03/14/03 Fri

Queridos incansáveis colegas e Isis,
Primeiramente gostaria de agradecer a você Isis pela escolha do texto e apresentação do seminário. Gostaria também de agradecer aos colegas pelo altíssimo nível das discussões durante todo o curso e principalmente nesse final de curso. Hoje por exemplo, antes de ler as interações eu estava me sentindo consumida pelo cansado do semestre mas as participações são tão boas que é impossível não participar.
Os textos que tratam de integração da WWW ou Internet geralmente chamam por dois importantes elementos: o professor e ‘scaffolding’.
As três propostas pedagógicas de Brandl (2002) nos remete ao texto de Healy (1999), que lemos no princípio do curso , que apresenta um ‘ setting for autonomous learning’ e aborda modelos que auxiliam no desenvolvimento da autonomia do aprendiz. Esses modelos podem ser adaptados a diferentes contextos de aprendizagem dependendo do interesse e necessidades do grupo.
Dentro desse contexto acredito que cada abordagem apresentada por Brandl pode ser utilizada para integrar materiais de leitura da rede e a aprendizagem de línguas dependendo, mais uma vez, dos interesses e necessidades do grupo..
Antes de iniciar o meu trabalho final li esse texto e fiquei refletindo qual das abordagens pedagógicas eu poderia escolher para meu trabalho. Devido à natureza da atividade que eu ia desenvolver e o nível dos alunos fiz a opção pela primeira abordagem. Percebi que naquele momento a abordagem 1 seria a mais adequada e que eu como elaboradora da atividade teria que escolher os textos e proporcionar um maior grau ( não sei se é grau) de scaffolding para o melhor cumprimento das tarefas.

[ Post a Reply to This Message ]
[> [> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Isis Pordeus
[ Edit | View ]

Date Posted: 11:09:39 03/14/03 Fri

Querida Junia

acho que voce eh que eh surpreendentemente incansavel. Eu quase joguei a toalha em alguns momentos, mas felizmente nao o fiz, pois cheguei aqui para ter a satisfaçao de receber tantas e valiosas contribuiçoes. Muito grata por seus comentarios.

Gosto muito da ideia de 'scaffolding', desde que li um pouco sobre Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal.

Acho que Brandl buscou idealizar as tres abordagens nao como totalmente separadas, mas como graduaçoes num continuum, ideia que voce de certa forma corrobora, ao mencionar a adequaçao as necessidades e habilidades do grupo (e do professor).

abraço enorme

Isis

[ Post a Reply to This Message ]
[> Subject: Re: Sem CALL 10-15/mar - Integraçao de materiais de leitura baseados na Internet (Brandl 2002)


Author:
Regina Brito
[ Edit | View ]

Date Posted: 04:37:11 03/16/03 Sun

Desculpem a demora pessoal! Mas foi por problemas no site.
Aqui está a minha participação.

“apos a leitura do Texto do Brandl, gostaria que vocês comentassem, de maneira geral, a abordagem e a preocupaçao do autor com a necessidade de uma boa orientaçao pedagogica para a inclusao de materiais da Web e da tecnologia em geral em nossa pratica de sala de aula.”

1. as exigencias de conhecimentos tecnologicos pelo professor.

Os dois conhecimentos andam juntos nesse processo e se completam pois, conhecimento tecnológico sem embasamento pedagógico pode levar a pequenos e grandes erros no campo do ensino, enquanto que a orientação pedagógica sem conhecimentos ligados a tecnologia leva a uma subtilização dos recursos disponíveis. Portanto, eu concordo plenamente com a fala de um de nossos colegas que disse:
“...o que ficou de tudo que discutimos é que não devemos ignorar em nenhum momento a importância e a fonte riquíssima de motivação que o uso de material tecnológico nos dá mas devemos ser críticos e sempre manter uma postura de reflexão sobre como e quando fazer uso de tal material, assim como devemos ser reflexivos com tudo aquilo que se refere ao ensino/aprendizagem.”

Um abraço a todos e parabéns pelo seminário e pela escolha do texto, Isis, que está sendo de extrema importância para nós todos inclusive ajudando na confecção do trabalho final.

Regina.

[ Post a Reply to This Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.