VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]34 ]
Subject: Re: Semiário: Autonomia e cooperação (10 a 15/02)


Author:
Junia Braga
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 16:57:52 02/12/03 Wed
In reply to: Maristela 's message, "Semiário: Autonomia e cooperação (10 a 15/02)" on 01:38:59 02/10/03 Mon

>Maristela e colegas,
Um dos pontos mais interessantes do texto de Leffa (2002) é quando ele nos lembra que ‘ um outro conceito importante de Vygotsky para autonomia é o conceito de mediação” e quando acrescenta que “ a aprendizagem para ocorrer não precisa necessariamente da presença do professor; pode dar-se através da mediação de um artefato cultural, socialmente situado”. Mais interessante ainda é quando Oliveira (1995) defende que “ a presença do outro social pode se manifestar por meio de objetos da organização do ambiente, dos significados que impregnam os elementos do mundo cultural que rodeia o indivíduo.Dessa forma, a idéia de alguém que ensina pode estar concretizada em objetos, eventos, situações, modos de organização real e na própria linguagem, elemento fundamental nesse processo.”
Compartilho da opinião de Leffa e Oliveira de que o desenvolvimento da autonomia pode ter como mediador, eventos ( eventos comunicativos, estratégias sociais por exemplo?) situações, modos de organização geral ( estratégias metacognitivas por exemplo? ) Acredito que a mediação do professor pode servir como uma prévia para que o aluno caminhe em direção à sua relação com o mundo e construção de sua realidade. Nossos alunos precisam ser conscientizados de que cada situação e evento que ele encontrar, na sala de aula ou fora de sala de aula, vai exigir dele o exercício da autonomia.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> [> Subject: Re: Semiário: Autonomia e cooperação (10 a 15/02)


Author:
claudia neffa
[ Edit | View ]

Date Posted: 23:59:06 02/12/03 Wed

>>Maristela e colegas,
>Um dos pontos mais interessantes do texto de Leffa
>(2002) é quando ele nos lembra que ‘ um outro conceito
>importante de Vygotsky para autonomia é o conceito de
>mediação” e quando acrescenta que “ a aprendizagem
>para ocorrer não precisa necessariamente da presença
>do professor; pode dar-se através da mediação de um
>artefato cultural, socialmente situado".

A menção que Júnia fez a Vigotsky me remeteu a Paulo Freire quando ele diz que ninguém ensina a ninguém mas também ninguém aprende sozinho. Os seres humanos aprendem através da interação com o meio, isto é, aprendemos uns com os outros. Acho este ponto de vista relevante porque quando se fala em autonomia às vezes se confunde com "sozinho", independente .
O texto do Leffa é muito interessante e também estou de acordo com suas idéias, assim como a Júnia. A mediação é fundamental para a autonomia já que interagir de modo independente é o ideal na aprendizagem.
abraços,
claudia
[> [> [> Subject: Re: Semiário: Autonomia e cooperação (10 a 15/02)


Author:
Maristela
[ Edit | View ]

Date Posted: 02:35:11 02/13/03 Thu

"Paulo Freire quando ele diz que ninguém ensina a ninguém mas também ninguém aprende sozinho. Os seres humanos
aprendem através da interação com o meio, isto é,
aprendemos uns com os outros. Acho este ponto de vista
relevante porque quando se fala em autonomia às vezes
se confunde com "sozinho", independente." (claudia)

Claúdia, obrigada pela contribuição e participação.

Compartilho com você essas idéias. Para Freire, o homem é um ser no mundo e com o mundo, é parte desse todo cooperativo. "O homem não é um corpo com uma consciência vazia cujo preenchimento pode ser controlado de fora. O homem é um corpo consciente que intecionalmente se dirige para o mundo (ou para si mesmo), que se faz, então, mundo da consciência... Na visão humanista de Freire, o homem é um ser de busca, pois sua consciência está sempre incompleta e contém elementos que não se tornam imediatamente presentes, mas, esta busca não
pode jamais ser isolada, pois esta desumaniza e coisifica. É preciso que os homens estejam juntos e dialoguem (ou cooperem)." (http://www.hipernet.ufsc.br/foruns/autonomia/autonecognição/auto1.htm )
A pedagogia libertadora de Freire sugere que aprender é arriscar-se, inventar, transformar, sendo que é a partir da (na) cooperação que o processo educacional libertador se efetiva.

Claúdia, é muito bom ter você aqui no forum! Um abraço.

Maristela
[> [> Subject: Re: Seminário: Autonomia e cooperação (10 a 15/02)


Author:
Maristela
[ Edit | View ]

Date Posted: 02:00:43 02/13/03 Thu

"Compartilho da opinião de Leffa e Oliveira de que o
desenvolvimento da autonomia pode ter como mediador,
eventos ( eventos comunicativos, estratégias sociais
por exemplo?) situações, modos de organização geral (
estratégias metacognitivas por exemplo? ) Acredito
que a mediação do professor pode servir como uma
prévia para que o aluno caminhe em direção à sua
relação com o mundo e construção de sua realidade."

É isso aí, Júnia.
O professor é um entre os possíveis mediadores na aprendizagem e, sem dúvida, a reflexão(reflexão-ação mais longitudinal) sobre as estratégias metacognitivas, sociais, afetivas..., bem como as ferramentas computacionais são alguns dos fortes aliados à uma prática mais eficaz no processo de ensino-pesquisa-aprendizagem do aluno, na construção de seu conhecimento, autonomia, ideologia crítica. Como autonomia é um processo, o papel de facilitador do professor é bastante importante na aprendizagem mediada ou não por computador, a fim de ele poder provocar no aprendiz um maior desequilíbrio/equilíbrio, uma maior consciência crítica, criatividade e autonomia.
O ambiente virtual é, sem dúvida, uma ferramenta que pode contribuir muito para o desenvolvimento do aprendiz como "global users" (Weininger, 2001) e deve ser, cada vez mais, explorado/usado para esse fim.

Muito obrigada pela sua contribuição e por iniciar a discussão.

Maristela


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.