VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]34 ]
Subject: Re: seminário CALL - The impact of CALL instruction on classroom computer use


Author:
Denise Araújo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 21:29:15 02/19/03 Wed
In reply to: claudia neffa 's message, "seminário CALL - The impact of CALL instruction on classroom computer use" on 03:59:31 02/16/03 Sun

Olá Cláudia e colegas

Segue abaixo, algumas sugestões para as questões colocadas por você. Aguardo comentários!

QUESTÃO 1:
No curso de graduação, pude refletir um pouco sobre a importância do uso do CALL no ensino/aprendizagem de línguas. No entanto, esse tipo de instrução foi a curto prazo (apenas algumas poucas aulas) e pouco contextualizada pois discutíamos apenas algumas formas de implementarmos esse tipo de trabalho em sala de aula sem, na verdade, estarmos aplicando-o diretamente nas escolas.
Reconheço que, somente agora, tenho tido oportunidades de refletir de forma mais sistematizada sobre a minha experiência ao lidar com CALL, como nesta disciplina. A partir das nossas interações e pesquisas, percebo o quanto tenho aprendido e ainda tenho a aprender em relação a este valioso recurso que, a cada dia, tem me feito repensar as minhas crenças e as formas de aprender.

QUESTÃO 2:
Apesar de no momento estar afastada das salas de aula, lembro-me de ter utilizado este recurso em um curso de formação de professores de línguas quando ainda era uma formadora. No entanto, este tipo de instrução se limitou apenas às discussões sobre a validade deste instrumento no ensino de uma nova língua e não a sua aplicabilidade em contextos reais de atuação devido a minha pouca familiaridade com o tema e a questões de tempo. Vejo, agora, que eu poderia ter dinamizado estas discussões no sentido de estar oferecendo aos futuros professores oportunidades de estarem aplicando tal conhecimento na prática, junto com os seus aprendizes em situação de estágio, por exemplo.
Em relação às escolas de ensino regular onde lecionei, infelizmente não tive a chance de utilizar o CALL por motivos de falta de apoio das escolas na aquisição de computadores para uso dos alunos (pouquíssimos alunos tinham computadores em casa). Esta sempre foi uma situaçào que sempre me incomodou pois como pode a escola usar um discurso que prega a emancipação dos seus aprendizes se esta não os prepara para lidar com o mundo das novas tecnologias?


QUESTÃO 3:
Acredito, como Egbert et al. (2002), na necessidade de implementação de cursos a longo prazo para professores em formação inicial e continuada que priorizem discussões e reflexões sobre o uso de CALL baseados nos contextos de aplicação dos sujeitos envolvidos, ou seja, que levem em consideração as necessidades de cada participante (professores e aprendizes) e o seu contexto de atuação para que ambos utilizem a tecnologia de forma adequada e eficiente no ensino/aprendizagem de línguas. Segundo os autores (2002: 119), não basta enfatizar apenas as teorias e habilidades ligadas diretamente à aprendizagem mediada por computador. Para eles “there is also a need for classroom-based teacher training in how to transfer personal uses of computer into their classrooms”.

QUESTÃO 4:
Como já discutido em outros seminários sobre CALL, acredito na grande potencialidade deste instrumento no processo de ensino/aprendizagem de línguas principalmente no sentido de possibilitar a ambos os participantes (professores e aprendizes) maior autonomia na construção do conhecimento.
Como apontado por Paiva (2001: 107) ao citar Warchauer et al (2000), as principais razões para o uso do CALL no ensino de inglês são: “contextos autênticos e significativos, o que poderá aumentar a motivação dos aprendizes; aumento de letramento através da leitura, escrita e oportunidade de publicação na Internet; interação (como ocorre nesta disciplina); vitalidade obtida pela comunicação em um meio flexível e multimídia; e empowerment, pois o domínio das ferramentas da Internet os torna autônomos ao longo da vida.”


Um abraço,

Denise

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> [> Subject: Re: seminário CALL - The impact of CALL instruction on classroom computer use


Author:
claudia neffa
[ Edit | View ]

Date Posted: 03:27:45 02/21/03 Fri

>resposta para Denise
>
>S
>
>QUESTÃO 1:
>
>Reconheço que, somente agora, tenho tido oportunidades
>de refletir de forma mais sistematizada sobre a minha
>experiência ao lidar com CALL, como nesta disciplina.
>A partir das nossas interações e pesquisas, percebo o
>quanto tenho aprendido e ainda tenho a aprender em
>relação a este valioso recurso que, a cada dia, tem me
>feito repensar as minhas crenças e as formas de
>aprender.

Fico super feliz em ver que o curso despertou a necessidade de você repensar suas crenças. Acho que nós mestrandos temos que admitir que não somos professores "referência" no sentido do que se usa em aula porque o nosso curso é puxado e nos faz pensar e refletir. Não sei se o grupo concorda mas é a experiência que tenho convivendo com outros professores porque estou trabalhando e vejo que minha visão já se alterou muito do início do mestrado até aqui, principalmente no tocante ao uso de tecnologia em sala da aula


>Em relação às escolas de ensino regular onde lecionei,
>infelizmente não tive a chance de utilizar o CALL por
>motivos de falta de apoio das escolas na aquisição de
>computadores para uso dos alunos (pouquíssimos alunos
>tinham computadores em casa). Esta sempre foi uma
>situaçào que sempre me incomodou pois como pode a
>escola usar um discurso que prega a emancipação dos
>seus aprendizes se esta não os prepara para lidar com
>o mundo das novas tecnologias?

Este é um ponto interessante para discutirmos no grupo. A situação de falta de apoio e recursos é a mais grave eu acho porque se temos recursos podemos buscar maneiras de fazer uso da tecnologia mas se não temos, não há sequer o que se dizer a respeito.
>
>
>QUESTÃO 3:

>
> Segundo os autores
>(2002: 119), não basta enfatizar apenas as teorias e
>habilidades ligadas diretamente à aprendizagem mediada
>por computador. Para eles “there is also a need for
>classroom-based teacher training in how to transfer
>personal uses of computer into their classrooms”.

Este é um ponto importantíssimo levantado por Denise e creio que reflete a idéia central do texto.
>
Denise, gostei demais de sua participação! Obrigada!
abraços,
claudia
[> [> [> Subject: Re: seminário CALL - The impact of CALL instruction on classroom computer use


Author:
Denise Araújo
[ Edit | View ]

Date Posted: 11:48:16 02/21/03 Fri

>Este é um ponto interessante para discutirmos no
>grupo. A situação de falta de apoio e recursos é a
>mais grave eu acho porque se temos recursos podemos
>buscar maneiras de fazer uso da tecnologia mas se não
>temos, não há sequer o que se dizer a respeito.


Pois é Cláudia, este é um ponto bastente interessante e ao mesmo preocupante principalmente quando pensamos na formação global dos nossos aprendizes. O fato de negarmos a eles o acesso a diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos implica em também negarmos a estes as ferramentas necessárias para que eles se tornem mais autônomos para gerenciarem a própria aprendizagem. Segundo Melo (2000:21), com o uso das novas tecnologias no ensino de línguas "o aluno constrói o seu conhecimento e a sua aprendizagem, enquanto cabe ao professor oferecer orientação para o aprimoramento destes conhecimentos".
Concordo com Jorge (2000:92) ao afirmar que "enquanto a escola mantiver a LE em lugar marginal dentro do currículo e for conivente com a idéia de que lugar de LE é fora da escola, estará negando aos indivíduos, especialmente aqueles provenientes de camadas sociais desfavorecidas, o direito de acesso a um bem cultural de alto valor simbólico".

Um abraço e obrigada pelo feedback,

Denise

REferências bibliográficas:

JORGE, M. L. Ensino de Língua Inglesa. REvista Presença Pedagógica. v. 6, n. 31, jan/fev., 2000.

MELO, G. C. V. O ensino de língua inglesa via internet e a autonomia do aluno. 2000. 154 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - FAculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
[> [> Subject: Re: seminário CALL - The impact of CALL instruction on classroom computer use


Author:
Vanderlice Sól
[ Edit | View ]

Date Posted: 12:37:56 02/21/03 Fri

Querida Denise,

Gostei muito e achei muito oportuno o comentário que você fez sobre a citação de Paiva (2001: 107) ao citar Warchauer
>et al (2000). E gostaria de relatar que com a oportunidade que esta disciplina está me proporcionando estou tendo chances de tentar trabalhar com CALL em minha sala de aula e de me emancipar de maneira significativa e vital, tanto como professora quanto como aluna.Desta forma, me sinto mais autônoma a cada dia.

Seus comentários foram muitos valiosos.
Abraços
Vanderlice


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.