VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]34 ]
Subject: Re: Motivation in Foreign Language Learning


Author:
Adriana Sales
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 11:34:53 02/21/03 Fri
In reply to: Sheila Ávila 's message, "Motivation in Foreign Language Learning" on 09:00:35 02/20/03 Thu

Sheila e colegas,

1. Relacione motivação e autonomia de acordo com os textos lidos, experiências pessoais e informações anteriores.

Motivação e autonomia são termos interligados. Como Nakanishi menciona “motivation determines the degree of effort you put into foreign or second language learning”. Se um aprendiz não está motivado com seu processo de aprendizagem e como consequência este não terá nenhuma motivação para aprender. A autonomia é baseada no interesse do aprendiz. E tendo a oportunidade/liberdade de escolher o que aprender, o aluno se torna cada vez mais motivado. A afirmação de Nakanishi é muito pertinente: a aprendizagem da autonomia aumenta a motivação e consequentemente aumenta a eficácia da aprendizagem.


2. Como você lida com a motivação em sala de aula?

A motivação em sala de aula é uma questão que merece atenção. Muitos professores ao fazerem uma brincadeira ou determinado comentário não se dão conta que seus atos podem ter efeito negativo. E o aluno em questão pode se sentir inferiorizado e desmotivado. A sala de aula ideal seria um ambiente de respeito mútuo e de cooperação. Onde os alunos tem a liberdade de interagir. Não são meros espectadores. Creio que esta é a chave da motivação: mostrar ao aluno que ele é capaz e é dono do seu próprio conhecimento. É importante mencionar aos alunos que todos podem cometer erros, e que eles podem aprender com seus próprios erros.

3. Fale sobre autoconfiança e ansiedade.

Nakanishi afirma que em seu texto que a motivação do aprendiz varia de acordo com sua motivação. Quanto mais o aluno se sente confiante para se expressar em L2 ou expor suas idéias maior será sua motivação. Por outro lado a ansiedade do aluno age de forma negativa, fazendo com que este participe menos nas discussões, ou não expor suas idéias no papel, por não ter confiança em sim mesmo e ter medo de errar. Concordo com a colega Nara, os alunos “já trazem um grau de confiança e ansiedade relacionado às suas experiências anteriores”. Cabe à nós professores, tornar o ambiente de sala de aula propício para que os alunos participem nas aulas sem medo de errar. Creio que em um ambiente assim, os alunos terão mais chances de aprendizagem e podem perder a ansiedade inicial.


4. O trio “motivação, autonomia e CALL” seria uma boa possibilidade para educadores e aprendizes? Apresente sugestões.

Creio que o trio “motivação, autonomia e Call” az muitos benefícios para a aprendizagem. A aprendizagem mediada por computador favorece a autonomia dos aprendizes e consequentemente estes se tornam mais motivados com relação ao processo de aprendizagem. Nós como educadores devemos procurar novas tecnologias, novos métodos a fim de favorecer a aprendizagem. A minha sugestão é que os professores procurem motivar seus alunos desde o princípio, ensinando-lhes os caminhos da autonomia. Isto pode ser feito até certo ponto sem o uso de tecnologias, como o computador. Já que muitas vezes a realidade em sala de aula não nos permite expandir o conhecimento de nosso alunos através do computador.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> [> Subject: Re: Motivation in Foreign Language Learning


Author:
Sheila Ávila
[ Edit | View ]

Date Posted: 11:36:18 02/21/03 Fri

Adriana,

Primeiramente, obrigada pela participação e pelas contribuições. Concordo com seus comentários e achei interessante sua colocação de autonomia como “oportunidade/liberdade de escolher o que aprender”. Bem lembrado também que nem sempre dispomos, no local onde trabalhamos dos recursos que desejaríamos utilizar, mas que podemos tentar inovar e também desenvolver autonomia e motivação ainda que sem o auxílio da tecnologia. Podemos, para tal, usar nossa criatividade para conscientizar os alunos do seu próprio potencial, que deve ser descoberto e aprimorado.

Abraços,
Sheila


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.