VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]
Subject: Re: Seminário sobre Autonomia


Author:
miriam
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 12:30:18 01/24/03 Fri
In reply to: Rita 's message, "Seminário sobre Autonomia" on 07:14:34 01/20/03 Mon

2) Dentro de sua experiência pessoal como professor e/ou como aprendiz de língua
estrangeira, qual a maior dificuldade em ir "do aquário ao mar aberto" ?

Definitivamente a maior dificuldade que encontro é conseguir que os alunos compreendão que este é o caminho. A grande maioria dos alunos quando não seguem um padrão, um livro, ou seja o estilo tradicionaal, reclamam que não estão sentindo progresso, apesar do progresso ser nítido para mim e até mesmo para os colegas. Muitos alunos estão aprisionados no antigo padrão de ensino, onde o professor é a sumidade, alguns até se recusam de maneira velada a interagir com o colega, não gostam de trabalhar em grupo. Eles acham que estão aprendendo errado, ou que o colega não tem nada a acrescentar, e mesmo numa atividade em pares ou em grupo demandam a atenção do professor o tempo todo. Quantas e quantas vezes não fui questionada pela minha insistência no trabalho em conjunto. E quando peço para que os grupos apresentem o resultado final do projeto, muitos faltam a aula ou simplesmente não prestão atenção nos colegas.
Tentei também desenvolver um grupo de estudo com meus colegas professores para implementarmos o uso de informática no curso regular e não apenas como atividade extr-classe, aí sim percebi o real significado da palavra resistência, apenas uma meia dúzia me derão atenção. Quando peço a palavra nas reuniões didáticas, alguns me olham com um olhar fuzilador como que perguntando o que que eu estou “inventando” agora. Talvez a surpresa de quem está lendo isto tenha sido do tamanho da minha. Pois é, difícil para nós, apreciadores da tecnologia compreender esta postura. Mas o medo do novo é muito grande ainda, esta foi a lição que tirei desta experiência, e aprendi a respeitar mais o tempo do outro, afinal isto parte de dentro, como Weininger menciona no texto “do aquário em direção ao mar aberto”, quando ele diz: “...pois os eventos de aprendizagem só são produtivos se o indivíduo a) realmente sente a necessidade de assimilar, acomodar e equilibrar novos eventos b) tem acesso a um contexto social relevante para ele e para este tipo de aprendizagem.” Mas a imensidão do mar é para muitos fascinante e para outros amendrontadora, acho que como professores facilitadores precisamos auxiliar nossos alunos a enxergar esta maravilha através de entusiamo, atividade bem estruturadas e respeito, muito respeito ao ‘timing’ de cada um.


Ps: Rita, sem rasgação de seda, adoreisua ecolha de bibliografia e você foi também muito feliz na exposição e organização do seu seminário, parabéns mesmo!

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> Subject: Re: Seminário sobre Autonomia


Author:
Junia Braga
[ Edit | View ]

Date Posted: 11:52:45 01/25/03 Sat

>Caros colegas e Rita,
A escolha dos textos como já mencionado por alguns colegas foi muito boa. Realmente gostei demais.Parabéns!!! O proposta de Weininger vai de encontro à nova perspectiva pedagógica de revermos o papel do professor,do aluno e dos materiais didáticos. “ Ir do aquário ao mar aberto” é uma proposta que exige mudança de todos que estão inseridos no contexto de ensino e aprendizagem. Acredito que as novas abordagens colaborativas promovem ‘scaffolding’ e podem servir de ponte entre o aquário e o mar. Os livros didáticos como defende o autor e muitos professores não são mais suficientes para fazer essa passagem. A tecnologia sem um direcionamento instrucional também vai deixar muito ‘peixinho’ perdido no mar. Acredito que devemos refletir sobre os elementos que possam auxiliar o professor a atingir um letramento amplo para que esse “professor possa ser agente autônomo com letramento pleno na comunicação global da nova idade da informação’ capacitando-o assim, a auxiliar o aluno com estratégias para alcançar seu objetivos.


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.