VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]234 ]
Subject: Re: Seminário CALL Usabilidade (17-22/02)


Author:
Adriana Sales
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 12:55:19 02/20/03 Thu
In reply to: Viviane Lima 's message, "Seminário CALL Usabilidade (17-22/02)" on 04:47:12 02/20/03 Thu

Viviane,

Parabéns pela escolha dos textos! Sem dúvida foi de muito relevância para o nosso curso. Principalmente porque teremos que preparar as atividades propostas por Vera, para o final do curso.

Colegas,

- Usabilidade X Autonomia

A usabilidade de um software além de afetar a aprendizagem, afeta também a autonomia dos alunos. Se o software não apresenta recursos para compreensão da atividade, botões e explicações para mover-se entre as tarefas, fica complicado para o aprendiz ter autonomia para utilizar o software de acordo com as suas necessidades.


- Usuários X Designers de software

Os testes de usabilidade feitos por usuários quando o programa está em fase piloto é de grande importância para os designers de software. Até mesmo quando o software já foi lançado no mercado, é possível fazer atualizações. Dumas e Redish citados nos textos deste seminário, definem teste de usabilidade como “o método de observar como o usuário experimenta e interage com materiais, com o objetivo de identificar aquelas características que simplificam ou confundem o uso (dos materiais)”. Os designers e usuários só tem a ganhar com esta parceria. Através das informações prestadas pelos usuários, os designers podem melhorar e aperfeiçoar o software. Já os usuários saem ganhando em dobro, pois além de utilizarem um software descomplicado, estarão aprendendo de uma forma mais agradável e motivante.


- Usabilidade pedagógica

A usabilidade pedagógica é fator a ser observado na escolha ou confecção de um software. É necessário levar-se em conta se determinada atividade produz motivação. O feedback é um excelente meio para promover motivação. O texto de Vetromille menciona a importância do feedback como motivação para o aluno e também como forma do aluno se sentir menos sozinho e mais orientado, já que as atividades são mediadas por computador. Interessante também e que me chamou atenção foi a atividade ter um feedback chamado de “estratégico”. O feedback estratégico, além de mostrar o erro, direciona o aluno a rever determinado parágrafo para se chegar à resposta certa e o auxilia na compreensão do texto.

Outro fator interessante para ser verificar a usabilidade pedagógica de um software é verificar se este possui informações que auxiliem o aluno durante a atividade. Sem dúvida, um software assim possibilita uma aprendizagem mais eficaz.


- Compreensão leitora em CALL X Usabilidade

O texto de Vetromille apresenta um ótimo exemplo de como a usabilidade de um software contribui para a compreensão de textos em língua inglesa. O software além de possuir recursos como dicionário e feedback personalizado, estimulou a aluna a realizar as atividades. É interessante lembrar que a motivação teve um papel muito importante neste processo. Pois a aluna que se mostrava perdida e insegura, através dos feedbacks se tornou mais segura e confiante. Sem contar que ao final da tarefa, ela se mostrou realizada pois conseguiu compreender o texto que no início parecia ser muito além dos seus conhecimentos.

Finalizando, a usabilidade de design ou pedagógica interferem diretamente na aprendizagem mediada por computador. Isto requer atenção por parte de designers de softwares e de professores que utilizam softwares de autoria para que o produto final seja atrativo, motivador e principalmente que favoreça a aprendizagem.

Abraços a todos,

Adriana

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> [> Subject: Re: Seminário CALL Usabilidade (17-22/02)


Author:
Viviane Lima
[ Edit | View ]

Date Posted: 16:51:41 02/20/03 Thu

Adriana,
parabéns a você pela capacidade de síntese. Ficou muito bom o seu texto. Achei muito pertinente a observaãção sobre motivação X feedback. Não tinha atentado para mais esse benefício que um bem pensado software pode oferecer. Na realidade, usabilidade surge como um "tema" novo em CALL mas resgata aquilo que buscamos já algum tempo em um bem elaborado material seja o didático usado na sala de aula ou um exercício bem como uma prova dentre tantas atividades. O segredo é propiciar o meio para que o aprendiz tenha o maior número possível de chances de "experimentar" a língua. Estarmos atentos para usabilidade de materiais em CALL nos coloca mais próximos de tal objetivo.
Obrigada pela participação.
Um abraço,
Viviane
[> [> [> Subject: Re: Seminário CALL Usabilidade (17-22/02)


Author:
claudia neffa
[ Edit | View ]

Date Posted: 06:41:55 03/08/03 Sat

>Queria dizer que também achei muito relevante o comentáriO de Adriana porque no texto podemos notar que a intenção é tornar os instrumentos úteis, no sentido de que temos muitas coisas para escolher mas temos que refletir sobre seu uso. A noção de motivaçao e feedback é muito pertinente neste caso. Gostei muito do texto.

abraços,
claudia neffa
[> [> Subject: Re: Seminário CALL Usabilidade (17-22/02)


Author:
Maristela
[ Edit | View ]

Date Posted: 12:44:11 02/22/03 Sat

"É interessante lembrar que a motivação teve um papel muito importante neste processo. Pois a aluna que se mostrava perdida e insegura, através dos feedbacks se tornou mais segura e confiante. Sem contar que ao final da tarefa, ela se mostrou realizada pois conseguiu compreender o texto que no início parecia ser muito além dos seus conhecimentos."

A minha idéia é que o aprendiz voluntário de uma investigação pode ser bem mais motivado do que os demais e ele sempre ganha com a pesquisa/reflexão, pois pode conhecer mais sobre metodologias de pesquisa, e, no caso do "usabilily testing" sobre questões pertinentes à produção de materiais didáticos on line e com isso motivar-se mais. Além disso, o designer, na minha opinião, deve proporcionar ao voluntário, ao término do trabalho, feedback sobre o trabalho/resultado, sendo que isso se apresenta positivamente tanto para o designer, bem como para o usuário.

"Isto requer atenção por parte de designers de softwares e de professores que utilizam softwares de autoria para que o produto final seja atrativo, motivador e principalmente que favoreça a aprendizagem."

Destaca-se também a citação de Lee (1999, p.1) de que os resultados eficientes dos usos das técnicas e não métodos
(pois, acredito que não trabalhamos com métodos, mas com técnicas) são "aqueles apropriados aos objetivos e necessidades do aprendiz", sendo que no ambiente on line há grande variedade de insumos, segundo os diversos objetivos, a disposição dos diversos usuários.

Um abraço a vocês colegas!
Maristela
[> [> [> Subject: Re: Seminário CALL Usabilidade (17-22/02)


Author:
claudia neffa
[ Edit | View ]

Date Posted: 06:47:33 03/08/03 Sat

>

>
>Destaca-se também a citação de Lee (1999, p.1) de que
>os resultados eficientes dos usos das técnicas e não
>métodos
>
GOSTEI PARTICULARMENTE DESTE COMENTÁRIO PORQUE O AUTOR DEIXA CLARO A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TÉCNICAS E DE SUA ADEQUAÇÃO ÁS NECESSIDADES DOS ALUNOS.

ABRAÇO
CLAUDIA NEFFA
>
[> [> Subject: Re: Seminário CALL Usabilidade (17-22/02)


Author:
Rafael Vetromille-Castro
[ Edit | View ]

Date Posted: 09:27:30 03/02/03 Sun

Viviane e demais participantes,

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que me sinto honrado em poder contribuir com a discussão de vocês sobre usabilidade e aprendizagem. Também quero parabenizá-los pelo seminário. Há reflexões bastante interessantes a respeito do tema usabilidade.

Através de convite da profa. Vera, decidi contribuir um pouco mais com a discussão de um tema que me interessa tanto atualmente. Sobre a usabilidade pedagógica (UP)me chamou a atenção o seguinte trecho:

>- Usabilidade pedagógica
>
>A usabilidade pedagógica é fator a ser observado na
>escolha ou confecção de um software. É necessário
>levar-se em conta se determinada atividade produz
>motivação. O feedback é um excelente meio para
>promover motivação. O texto de Vetromille menciona a
>importância do feedback como motivação para o aluno e
>também como forma do aluno se sentir menos sozinho e
>mais orientado, já que as atividades são mediadas por
>computador. Interessante também e que me chamou
>atenção foi a atividade ter um feedback chamado de
>“estratégico”. O feedback estratégico, além de
>mostrar o erro, direciona o aluno a rever determinado
>parágrafo para se chegar à resposta certa e o auxilia
>na compreensão do texto.

Sem dúvida, o feedback é uma forma de motivação. No entanto, é importante que tenhamos em mente que o feedback deve ser "significativo". Em outras palavras, a sinalização "certo/errado", um escore, todas elas são formas de feedback, entretanto eu as considero "pobres", não significativas. Simplesmente apontam se o que o aluno fez está correto ou não. Acredito que é fundamental o fornecimento de feedback que oriente o aluno nos seus erros (f. estratégico) e o motive nos acertos (f. individualizado).

Também é válido salientar que o f. estratégico não se resume à sugestão de releitura de trechos de um texto. Há uma variedade de estratégias que podemos sugerir para os aprendizes, dependendo do nível de proficiência, do objetivo de trabalho, tipo de texto e, porque não dizer, da criatividade e conhecimento do professor.


>
>- Compreensão leitora em CALL X Usabilidade
>
>O texto de Vetromille apresenta um ótimo exemplo de
>como a usabilidade de um software contribui para a
>compreensão de textos em língua inglesa. O software
>além de possuir recursos como dicionário e feedback
>personalizado, estimulou a aluna a realizar as
>atividades. É interessante lembrar que a motivação
>teve um papel muito importante neste processo. Pois a
>aluna que se mostrava perdida e insegura, através dos
>feedbacks se tornou mais segura e confiante. Sem
>contar que ao final da tarefa, ela se mostrou
>realizada pois conseguiu compreender o texto que no
>início parecia ser muito além dos seus conhecimentos.
>
>Finalizando, a usabilidade de design ou pedagógica
>interferem diretamente na aprendizagem mediada por
>computador. Isto requer atenção por parte de designers
>de softwares e de professores que utilizam softwares
>de autoria para que o produto final seja atrativo,
>motivador e principalmente que favoreça a aprendizagem.

Há um ponto muito importante no comentário de Adriana: a necessidade de considerarmos a UD e a UP como elementos conjugados na elaboração de material CALL. Minha proposta de divisão do conceito de usabilidade em UD e UP tem base na idéia de que há motivação e a orientação dos alunos na aprendizagem mediada por computador são implementadas através de um material com uma interface amigável e com conteúdo pedagógico significativo. A tão buscada autonomia do aluno surgirá e/ou aumentará quando o aprendiz perceber que pode encontrar no material ferramentas que o auxiliem na aprendizagem.

Espero ter contribuído um pouco com a grande discussão que acontece aqui. Abraços a todos,

Rafael
[> [> [> Subject: Re: Seminário CALL Usabilidade (17-22/02)


Author:
Viviane Lima
[ Edit | View ]

Date Posted: 15:45:15 03/07/03 Fri

Prezado Rafael,

eu, em nome do grupo, é que tenho de agradecer sua participação em nosso seminário.

"A tão buscada autonomia do aluno surgirá e/ou aumentará quando o aprendiz perceber que pode encontrar no material ferramentas que o auxiliem na aprendizagem."

Obrigada, também, pela excelente contribuição acima.

Um abraço,
Viviane
[> [> [> Subject: Re: Seminário CALL Usabilidade (17-22/02)


Author:
claudia neffa
[ Edit | View ]

Date Posted: 06:59:38 03/08/03 Sat

>
>


Quero registrar que sua contribuição foi muito clara e pertinente. Legal você ter participado
>
>>-
>>
>>A usabilidade pedagógica é fator a ser observado na
>>escolha ou confecção de um software.

Acho que não resta dúvida de que observar a usabilidade do material que está sendo criado é crucial para a atividade. Muitos professores preparam meaterial em CALL sem levar em conta esse princípio que é tão importante o que resulta em atividades totalmente desprovidas de motivação
>
>
>
>
>
>
>
>>
>>-
>>
É interessante lembrar que a motivação
>>teve um papel muito importante neste processo.

Isto fica claro no texto e é sem dúvida um ponto de reflexão importante para nós.

um abraço
claudia neffa


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.