VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]34 ]
Subject: Re: Motivation in Foreign Language Learning


Author:
Silvana
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 09:13:11 02/20/03 Thu
In reply to: Sheila Ávila 's message, "Motivation in Foreign Language Learning" on 09:00:35 02/20/03 Thu

Prezada Sheila e colegas,

Questão 1

Motivação é provavelmente o termo mais falado para explicar o sucesso ou falha de uma dada atividade. Portanto, Brown (1993) afirma que “motivação” é a chave para aprendizagem. Entende-se por motivação o impulso, a emoção, ou o desejo que move um indivíduo para uma ação particular, ou seja, motivação refere às escolhas que pessoas fazem como quais experiências ou objetivos que elas abordarão ou evitarão, e o grau de esforço que elas exercerão neste sentido. Pessoas são motivadas porque certas necessidades são importantes para elas. No entanto, quando falamos em desenvolvimento da autonomia do aprendiz, precisamos levar esses conceitos em consideração. O aluno só vai desenvolver sua autonomia se ele estiver motivado a isso, ou seja, se ele estiver consciente de que isso é importante para ele. Acho que o que nós professores podemos fazer é estar sempre mostrando para os nossos alunos a importância da autonomia e seus benefícios. Acredito também que, a partir do momento em que o aprendiz começa a se sentir capaz, mais independente, mais autônomo, sua motivação também aumenta.

Questão 2

Procuro desenvolver a autonomia do aprendiz (conscientização das estratégias de aprendizagem e estímulo no uso das mesmas, fóruns virtuais para discussão, etc.), pois desta forma ele se sente mais capaz, mais independente e consequentemente, sua motivação também aumenta.

Questão 3

Auto estima e ansiedade são dois fatores afetivos que podem muito contribuir para o sucesso ou falha da aprendizagem. Auto estima é um julgamento que é expresso em atitudes por parte de um indivíduo, ou seja, é o grau ao qual o indivíduo acredita em si mesmo de ser capaz. Por outro lado, ansiedade está associada com um sentimento de frustração, dúvida, apreensão e preocupação. Cabe a nós professores estarmos atentos para esses fatores e ensinarmos estratégias para que aprendizes possam superar esses problemas.

Questão 4


Segundo Warschauer (1998), CALL aumenta a motivação e a autonomia do aprendiz, pois o aprendiz se torna mais independente, mais responsável pelo seu processo de aprendizagem. Consequentemente, problemas como auto-estima e ansiedade são minimizados, uma vez que o relacionamento aluno-professor muda (diminuição de poder por parte do professor). Assim, trabalhando com CALL, vários benefícios surgem, como é o caso desta disciplina. Aprendemos muito, não somente o conteúdo, mas também em como sermos mais autônomos.

Um abraço a todos,
Silvana

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
[> [> Subject: Re: Motivation in Foreign Language Learning


Author:
Sheila Ávila
[ Edit | View ]

Date Posted: 09:17:46 02/20/03 Thu

Silvana,

“Acredito também que, a partir do momento em que o aprendiz começa a se sentir capaz, mais independente, mais autônomo, sua motivação também aumenta. (...)Segundo Warschauer (1998), CALL aumenta a motivação e a autonomia do aprendiz, pois o aprendiz se torna mais independente, mais responsável pelo seu processo de aprendizagem. Consequentemente, problemas como auto-estima e ansiedade são minimizados, uma vez que o relacionamento aluno-professor muda (diminuição de poder por parte do professor).”

Primeiramente, agradeço a participação. É bom ter sempre em mente e também conscientizar nossos alunos de que, conforme você ressaltou, que uma conquista leva a outras: confiança gera autonomia que gera maior motivação. Ainda, que CALL pode acrescentar-lhes como um elemento a mais para um aprendizado autônomo e motivado. Muito bem lembrado.
Gostaria de ressaltar, também, quando você se refere ao uso de estratégias, que corretamente aplicadas por cada indivíduo, pelo grupo e/ou pelo professor podem ser um caminho para a motivação e o sucesso.

Abraços,
Sheila
[> [> [> Subject: Re: Motivation in Foreign Language Learning


Author:
Maristela
[ Edit | View ]

Date Posted: 04:58:21 02/23/03 Sun

“Acredito também que, a partir do momento em que o
aprendiz começa a se sentir capaz, mais independente,
mais autônomo, sua motivação também aumenta.
(...)Segundo Warschauer (1998), CALL aumenta a
motivação e a autonomia do aprendiz, pois o aprendiz
se torna mais independente, mais responsável pelo seu
processo de aprendizagem. Consequentemente, problemas
como auto-estima e ansiedade são minimizados, uma vez
que o relacionamento aluno-professor muda (diminuição
de poder por parte do professor).” (Silvana)

Nesse sentido, se o aluno não se sente ameaçado, ele pode participar/arriscar-se mais e perceber que ele é que o agente do processo, bem como "melhorar" sua auto imagem. Essa cumplicidade, colaboração, co-construção entre aluno e professor é totalmente necessária e importante.

"Gostaria de ressaltar, também, quando você se refere
ao uso de estratégias, que corretamente aplicadas por
cada indivíduo, pelo grupo e/ou pelo professor podem
ser um caminho para a motivação e o sucesso." (sheila)

É isso ai, Sheila. Se o aluno reflete sobre diversas possibilidades de aprendizagem, sobre as diversas estratégias de aprendizagem, ele possivelmente usará aquela mais adequada ao seu objetivo, à sua aprendizagem. Só que o processo de reflexão não é de curta duração e ai entra que o trabalho colaborativo entre todos os professores é muito importante, a fim de essa reflexão (reflexão-ação) tenha continuidade.

Maristela


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.